Manoel Carlos Gonçalves de Almeida nasceu em São Paulo, em 14 de março de 1933. Começou a carreira como ator, sendo um dos pioneiros da televisão no Brasil. Deixou a arte de representar de lado para escrever, dirigir e produzir os mais variados programas de TV: humor (A Família Trapo); show (Fantástico, Brasil 60, seguido com 61, 62, 63, com Bibi Ferreira na apresentação); musical (O Fino da Bossa, com Elis Regina); competição (Esta Noite se Improvisa) – além de adaptar textos clássicos para os teleteatros nos anos 1950.
Em 1978, com 45 anos, estreou na telenovela com Maria Maria e A Sucessora – dois sucessos das 18 horas do final dos anos 1970. Ganhou projeção nacional ao escrever, em 1981, Baila Comigo. Em 1983, deixou Sol de Verão inacabada abalado pela morte do ator e amigo Jardel Filho, astro dessa novela. Voltou às novelas globais nos anos 1990, com sucessos de folhetins como Por Amor (1997-1998), Laços de Família (2000) e Mulheres Apaixonadas (2003).
Um dos meus autores prediletos.
Novelas muito boas: A Sucessora; Baila Comigo; História de Amor; Por Amor; Laços de Família.
Novelas boas: Maria Maria; Felicidade; Mulheres Apaixonadas; Páginas da Vida.
Novelas ruins: Sol de Verão; Viver a Vida; Em Família.
Do Maneco eu gosto de absolutamente tudo. Acompanhei todos os seus trabalhos de Felicidade a Em Família e também vi algumas coisas de Baila Comigo (que tbm amo).
Felicidade e História de Amor são leves, despretenciosas, redondinhas, bem dirigidas e enchem os olhos de qualquer fã de dramaturgia, pela qualidade acima da média. Por Amor é a novela perfeita, visceral, de tramas e subtramas bem entrelaçadas, tudo funciona bem. Laços de Família é uma novela muito boa, mas aqui Maneco errou um pouco na mão, Laços teve uma barriga, mas a Helena da Vera é a mais interessante de todas e com mais função na trama central e nas paralelas. Mulheres Apaixonadas foi a novela mais completa, Helena real, uma aula de serviço a sociedade, temas polêmicos, direção perfeita do Ricardo e Papinha, até hoje não acredito que o Maneco conseguiu que o público fosse a favor um padre largar a batina, de uma professora se envolver com um aluno, do namoro entre primos, entre outras coisas. O que mais gosto de Mulheres Apaixonadas é que as muitas tramas paralelas vão entrando em ebulição ao mesmo tempo o que mantem a novela em alta o tempo todo. E nesse meio tempo ainda teve Presença de Anita que foi um espetáculo. A parceiria Maneco-Ricardo foi fantástica, eles imprimiram uma bela parceria e é impossível escolher o melhor trabalho da dupla.
A partir de Páginas da Vida tem inicio a parceira Maneco-Jayme que renderam ótimos trabalhos tbm. Páginas da Vida foi uma novela ótima, vale destacar a direção correta, segura e dona de uma fotografia fantástica do Jayme, em Páginas da Vida começaram a aparecer os problemas das próximas duas novelas, o ritmo lento e o excesso de personagens, que no final comprometem a trama como um todo, muita gente ficou sem o devido destaque, mas foi Páginas da Vida foi memorável, impossível não ter se emocionado com suas tramas. Viver a Vida foi uma ótima ideia, desenvolvida de forma mediana, tinha tudo pra ter sido a melhor, mas não foi pq demorou pra acontecer, acho que o Maneco nunca havia precisado desvendar o público, sempre acertou de primeira. A Helena da Taís foi sim desinteressante, não tinha folego pra carregar a trama sozinha e acabou ofuscada pela Lilia Cabral que foi a verdadeira Helena de Viver a Vida e pela Alinne Moraes que realmente comoveu o publico, o ótimo elenco e as inumeras tramas paralelas dificultaram o desenvolvimento da trama, muita gente ficou sem função. Foi uma ótima ideia, bem elaborada, bem feita, porém pessimamente desenvolvida. Em Família embroa seja a pior novela da coletanea do Maneco, ela prometeu muito e pouco cumpriu, tenho a impressão que o Maneco não sabia o que queria com essa novela, tudo cheirava sucesso, elenco, direção, aqui não teve o excesso de personagens, mas o mote inicial que era muito bom não se concretizou na segunda fase e a paixão Laerte-Luiza não era aceitável em nenhuma hipótese, se o Maneco tivesse trilhado o quadrilatero Helena-Laerte-Virigilio-Sheila tudo teria sido melhor. E Maysa foi uma joia rara, a obra mais importante do Jayme e um dos momentos que o Maneco esteve mais a vontade.
Pra quem assim como eu ama novelas cotidianas, que discutem o emocional, que presam pelo bom texto, temos a sorte de ter as discipulas Manuela Dias e Licia Manzo, que irão manter o estilo vivo.
gosto de história de amor, por amor, laços de família é mulheres apapaixonadas. pra mim são as melhores novelas dele. O resto eu não curto. Acho que ele “perdeu” a mão a partir de páginas da vida, infelizmente. Um dos meus autores preferidos. impressiona a qualidade do texto e dos atores que ele escala.
Do Maneco eu gosto de Laços de Família, História de Amor e Baila Comigo, acho as duas primeiras as mais bem acabadas, com uma história bem conduzida do início ao fim. Baila é mais gosto pessoal, sei que teve defeitos.
Curto também (um pouco menos que as 3 acima) Felicidade, Por Amor e Mulheres Apaixonadas. As demais nunca vi ou não gostei.
Eu gosto de Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida e Em Família. Essas são as melhores novelas do Manoel Carlos. Por Amor eu não gosto muito pelas pessoas falarem muito de uma única novela do Maneco. Existem outras novelas do autor tão boas quanto Por Amor. Felicidade eu não assisti por não ser nascido na época.
Páginas da Vida, Mulheres Apaixonadas e Por Amor, as preferidas. Todas as outras também seguem juntas na lista.
História de Amor é a que acho mais fraquinha, mas muito boa também.
Meu autor preferido sem dúvida.
Fico com Por Amor entre suas obras, a mais bem escrita e redondinha, os capítulos passam voando e o texto faz com que embarquemos na trama do primeiro ao último suspiro.
Também credito Laços de Família, História de Amor, Felicidade e A Sucessora como excelentes novelas. Mulheres Apaixonadas, ótima. Páginas da Vida regular.
Amo História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida, pra mim, a melhor Helena será sempre Regina Duarte!
a sucessora, malu mulher, por amor …
vamos com calma … ainda tem chão pra percorrer neste site …
ia esquecendo de mulheres apaixonadas …