Sinopse
Em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) se tornam amigas e rivais. A relação começa com a mudança de Viola para a cidade ao lado do namorado Mavi (Chay Suede), após ele receber uma proposta de emprego do empresário Molina (Rodrigo Lombardi), patrão de sua mãe, Mércia (Adriana Esteves).
Criada por Molina acreditando ser sua filha, Luma cresceu ao lado de Rudá (Nicolas Prattes), seu namorado desde a adolescência. Habilidosa para criar receitas, ela sonha ser chef de cozinha. Com a chegada de Viola, Luma enxerga na nova amiga a parceria ideal. Porém, basta um encontro entre Viola e Rudá para que os desejos e sonhos de ambos ganhem novas direções.
Viola sequer imagina que esse homem que desperta nela o que Mavi jamais despertou é o amor de sua nova grande amiga. Molina, que nunca aprovou o namoro de Luma, descobre o romance. Acostumado a usar seus recursos para manipular a verdade e chantagear pessoas, ele faz de tudo para acabar com qualquer possibilidade do casamento da filha.
Molina conta com a ajuda da funcionária Mércia, com quem mantém uma relação de anos que vai além das aparências. Conhecedora dos segredos e manias do patrão, ela só não esperava que Viola se tornasse mais uma de suas obsessões. Porém, Molina acaba misteriosamente assassinado. Entre os suspeitos, estão Viola, Rudá, Luma, Mavi e Mércia.
Uma década após a morte de Molina, Rudá está em Portugal, para onde fugiu após se tornar o principal suspeito do crime. Viola tornou-se uma grande chef enquanto Luma trabalha como motorista de aplicativo em São Paulo depois de perder tudo em um golpe de Mavi, com quem se casou. Ele agora é o novo todo-poderoso no lugar de Molina.
Depois de ver Viola vencer um concurso em um programa de televisão, Rudá não resiste e retorna ao Brasil para resgatar esse amor. Luma, sem dinheiro e lutando para sobreviver, resolve pedir ajuda à antiga amiga, na esperança também de ter respostas para as suas perguntas.
Mavi prova que herdou tudo do pai, inclusive o caráter sórdido e a parceria com Mércia, de quem virou cúmplice nas fraudes. Tornou-se um homem influente e comprou propriedades na região onde ficava a comunidade caiçara em que Rudá cresceu. Apesar da mania de grandeza tê-lo levado a alcançar o status que sempre quis, sua maior ambição continua sendo Viola.
CHAY SUEDE – Mavi
GABZ – Viola
AGATHA MOREIRA – Luma
NICOLAS PRATTES – Rudá
ADRIANA ESTEVES – Mércia
ANA BEATRIZ NOGUEIRA – Moema
ELIANE GIARDINI – Berta Pereira Cavalcanti
MARIANA XIMENES – Ísis Pereira Cavalcanti
ÂNGELO ANTÔNIO – Naum
BUKASSA KABENGELE – Marcel
JAFFAR BAMBIRRA – Iberê
ALLAN SOUZA LIMA – Guga
ALANIS GUILLEN – Michele
BRUNO MONTALEONE – Cristiano
THALITA CARAUTA – Leidy
DAVID JÚNIOR – Sirley
DANILO GRANGHEIA – Hugo
VANESSA BUENO – Diana
MARIANA SANTOS – Fátima
ERIBERTO LEÃO – Robson
ÉRICO BRÁS – Edmilson
IVY SOUZA – Dhu
NILL MARCONDES – Léo Caravelli
PAULO MENDES – Tomás Pereira Cavalcanti
GI FERNANDES – Evelyn
DUDA BATSOW – Bruna
LUCAS WICKHAUS – Iarley
LIZA DEL DALA – Lorena
e
ANA PAULA BOTELHO – Lurdes (empregada de Berta, demitida por armação de Ísis para encaixar Leidy)
ANTÔNIO CARLOS FEIO – Edson (motorista de Berta, demitido por uma armação de Ísis para encaixar Sirley)
ANTÔNIO SABOIA – Henrique Pereira Cavalcanti (marido de Ísis, filho de Berta, morre no início)
ARTHUR HAROYAN – Yuri (dono do restaurante em Portugal onde Rudá vai trabalhar como garçom)
BERNARDO FELINTO – homem para quem Mavi vendeu a casa de Angra sem que Luma soubesse
CADU LIBONATI – Walter (ex de Viola que faz uma cena de ciúmes na inauguração do Albacoa)
CAIO MENCK – Luis Eduardo (amigo que Luma reencontra após sofrer o golpe de Mavi)
CLAUDE TROISGROS como ele mesmo, apresentador do programa Master Food, em que Viola sai vitoriosa
DANDARA ALBUQUERQUE – Sandra (leva Viola para trabalhar em seu restaurante em Ipanema)
DANIEL GREGÓRIO – Matoso (homem que Mavi paga para ir atrás de Rudá, após a morte de Molina)
FÁBIO ASSUNÇÃO – Alfredo (pai biológico de Luma)
GUILHERME LEAL – Iberê (criança)
IGOR COSSO – Gael (recepcionista no Albacoa)
ÍSIS BRITO – Viola (criança)
JANA GUINOND – médica que levanta a hipótese de Berta estar com câncer de pulmão
JEAN PAUL RAJZMAN – Jean Paul Serri (chef francês no curso em Paris, contrata Viola)
JOANA DE VERONA – Felipa (apaixona-se por Rudá quando ele chega a Portugal)
JOÃO VITOR MANHÃES – Rudá (criança)
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Geraldo (pai de Ísis e Michele, morre no início)
JULIA MESTRE como ela mesma, cantando na inauguração do Albacoa
LAURA MALFITANO – Luma (criança)
LÉO ASSIS – policial com o delegado que investiga a morte de Molina
MARCELLO GONÇALVES – Frazão (homem que Berta contrata para encontrar Guga)
MARCUS HOLLANDA – chefe do restaurante de seu Almeida, faz um teste com Viola e a aprova
MIGUEL BOTTINI – Tomás (criança)
PAULO ROCHA – Volnei (irmão de criação de Diana, suspeito de um crime)
RAVEL ANDRADE – Mosquito (traficante de quem Viola foge no início e conhece Mavi)
RICARDO BURGOS – delegado que investiga a morte de Molina
RICARDO PAVÃO – Seu Almeida (dono do restaurante onde trabalha Marcel)
RODRIGO LOMBARDI – Molina (Ramiro Molina, pai de criação de Luma, assassinado no início)
SAMUEL DE ASSIS – Daniel Fischer (arquiteto que construiu o Albacoa, o resort em Angra dos Reis)
SIMONE SPOLADORE – Cecília (mãe de Luma)
THALES MIRANDA – Mavi (criança)
TIAGO IORC como ele mesmo, cantando na inauguração do Albacoa
VALNEI AGUIAR – Seu Jairo (porteiro do prédio que avisa Luma que ela foi despejada por falta de pagamento)
VICTORIA ROSSETTI – Cida (amiga de Luma com quem ela divide um apartamento)
WANDERSON PETÃO – da equipe de policiais que investiga a morte de Molina
– núcleo de MAVI (Chay Suede), rapaz carismático, amoral e ambicioso. Quase não tem contato com a mãe e acredita que o homem que o criou seja seu pai. Hacker, depois que começa a trabalhar em uma empresa de cibersegurança, transita entre o amor e o poder. Apaixona-se perdidamente por uma moça desde que a viu pela primeira vez e fará de tudo para ficar com ela, como manipular a vida das pessoas:
a mãe MÉRCIA (Adriana Esteves), mulher fria, misteriosa e solitária, esconde a carência com um escudo de brutalidade e fortaleza. Trabalha há anos para seu patrão, de quem é amante e com quem tem um filho que rejeita: Mavi
o pai de criação NAUM (Ângelo Antônio), homem de boa índole, foi namorado de Mércia e assumiu a paternidade de Mavi quando a mãe abandonou a criança. Trabalhador, ordeiro, amoroso com o filho, sabe de todos os segredos da ex e do patrão dela. Vai confrontar Mavi quando descobrir que o filho se enveredou para o caminho do mal.
– núcleo de VIOLA (Gabz), criada em uma comunidade do Rio de Janeiro, foi adotada após ter sido abandonada recém-nascida pela mãe. As adversidades fizeram dela uma mulher obstinada. Vai se mudar para Angra dos Reis com Mavi, que a tirou do local onde morava após ela se tornar alvo de um traficante local. Em Angra, começa a dedicar-se à gastronomia. Ao mesmo tempo, apaixona-se por um rapaz sem saber que ele é namorado de uma amiga:
o pai de criação MARCEL (Bukassa Kabengele), que a encontrou recém-nascida dentro da barca Rio-Niterói. Nascido em Angola, radicou-se no Brasil, onde se tornou líder de uma trupe que faz acrobacias em sinais de trânsito. Cria várias crianças no Morro do Cantagalo. Mesmo depois do sucesso de Viola, os dois ainda mantêm carinho e contato.
– núcleo de LUMA (Agatha Moreira), criada pelo pai adotivo desde a morte precoce da mãe durante seu parto. É perdidamente apaixonada pelo namorado desde a adolescência. Sonha em se tornar chef de cozinha e vai compartilhar esse desejo com a nova amiga Viola. Apesar da sintonia entre as duas, o amor que nutrem pelo mesmo homem vai desestabilizar essa amizade:
a mãe CECÍLIA (Simone Spoladore, participação), que morreu ao dar à luz
o pai de criação MOLINA (Rodrigo Lombardi, participação), homem inescrupuloso e controlador, administra a fortuna herdada por Luma com a morte precoce da mãe dela. Com sua empresa de cibersegurança, usa as informações que coleta para chantagear pessoas. Se aproximará de Mavi e revelará ser seu pai. Mantém uma relação de controle e submissão com sua funcionária Mércia e vai desenvolver uma obsessão por Viola. Acaba misteriosamente assassinado
o pai biológico ALFREDO (Fábio Assunção, participação), morto por Molina quando Luma nasceu.
– núcleo de RUDÁ (Nicolas Prattes), morador de uma comunidade caiçara em Angra dos Reis, ativista ambiental. Namorado de Luma, acaba se envolvendo com Viola depois que ela chega à cidade. Foge para Portugal quando se torna principal suspeito do assassinato de Molina, mas segue apaixonado por Viola:
o irmão IBERÊ (Jaffar Bambirra), o oposto de Rudá. Introspectivo e conturbado, sofre por não ter o carisma do irmão. Deseja prosperar e deixar a comunidade onde nasceu e foi criado pela tia. Por isso, passa a trabalhar para Molina e, consequentemente, para Mavi, o que o afasta da família
a tia MOEMA (Ana Beatriz Nogueira), que criou ele e Iberê. Nasceu na Praia da Jubarte e tem imensa influência na comunidade do Sururu, onde todos a veem como uma matriarca, uma líder para todos os tipos de assuntos, a grande protetora daquele povo caiçara
a namorada em Portugal FELIPA (Joana de Verona), moça cheia de personalidade, trabalha como massagista. Apaixona-se por Rudá, mas o sentimento não é correspondido na mesma proporção, já que ele segue amando Viola e retorna ao Brasil por causa dela.
– núcleo de ÍSIS (Mariana Ximenes), de origem humilde, cresceu na comunidade próxima ao resort Albacoa. Bela, inteligente, ambiciosa e dissimulada, aproximou-se da milionária local e acabou se casando com o filho dela:
o marido HENRIQUE (Antônio Saboia, participação), herdeiro dos negócios da família. Bem-nascido e educado, comete um grande erro na vida: casar-se com Ísis. Morre no início
o filho TOMÁS (Paulo Mendes), jovem de estilo alternativo. Tem uma relação conflituosa com a mãe. Desde sempre, foi mais ligado à avó. Tido como herdeiro dos negócios da família, tornou-se “revoltado contra o sistema”
a sogra BERTA (Eliane Giardini), mãe de Antônio. Inteligente, educada e sofisticada, é a mulher mais rica do condomínio em Angra dos Reis
o amante GUGA (Allan Souza Lima), morador da comunidade, é extrovertido e sedutor. Convencido por ela, comete um crime que gera consequências irreversíveis para a sua vida e a vida da amante.
– núcleo de LEIDY (Thalita Carauta), moradora da comunidade, é uma mulher de caráter dúbio que se envolve com negócios ilícitos. Trai o marido constantemente, sendo Guga um de seus amantes. Sonsa e mentirosa, bate à porta de Ísis para chantageá-la depois de saber que ela e Guga planejaram a morte de Antônio. Mancomunada com Ísis, vai trabalhar na casa de Berta com o marido e a filha, usufruindo de toda a mordomia da rica senhora sem que ela perceba:
o marido SIRLEY (David Junior), um “encostado”, sempre alega que está doente para não ter de trabalhar. Submisso à mulher, desfruta das benesses da chantagem que ela faz com Ísis. Gasta o pouco dinheiro que tem em apostas de corrida de cavalo
a filha EVELYN (Gi Fernandes), carismática e exímia dançarina de funk, costuma entrar em choque com a mãe ao não concordar com suas atitudes. Desperta o interesse de Tomás, com quem inicia um caso.
– núcleo de MICHELE (Alanis Guillen), irmã mais nova de Ísis. É inteligente e interessada em cultura. Trabalha no resort Albacoa. Junto com o marido, vai tentar uma nova vida em Portugal:
o marido CRISTIANO (Bruno Montaleone), boa praça, ingênuo, de bom caráter. Trabalha como carregador de tacos do clube de golfe no resort Albacoa. Vai tentar uma nova vida com Michele em Portugal
o pai GERALDO (José Augusto Branco, participação), que expulsou Ísis de casa quando ela “se perdeu”. Homem revoltado, bruto, às vezes bebe demais. Odeia Ísis e desaprova a aproximação de Michele com ela. Morre no início.
– núcleo de HUGO (Danilo Grangheia), de origem simples, construiu uma carreira como executivo e trabalha como gerente do resort Albacoa. Funcionário de confiança de Mavi, é ele quem executa os planos do patrão e faz uma proposta irrecusável a Viola, o que a traz de volta para perto de Mavi, sem que ela saiba quem está por trás do convite. Ambicioso, faz de tudo para que sua filha se case com Tomás, por ele ser herdeiro da fortuna de Berta:
a mulher DIANA (Vanessa Bueno), cuida da casa e da filha com dedicação, enquanto o marido é o provedor da família. Começa a questionar as atitudes de Hugo
a filha BRUNA (Duda Batsow), amante da natureza, quer ser bióloga marinha. No início, namora o vizinho, Tomás.
– núcleo de FÁTIMA (Mariana Santos), dona de casa frustrada e com baixa autoestima. O marido a despreza e mina seu amor-próprio diariamente. Sente-se culpada por não ter dado um filho a ele. Já se acostumou a vê-lo dando em cima de outras mulheres. Torna-se grande amiga de Diana:
o marido ROBSON (Eriberto Leão), controlador e vaidoso ao extremo. É um executivo workaholic que pouco se dedica à mulher. Quando se refere a ela, é quase sempre em tom depreciativo. Não perde a oportunidade de criticar a esposa e passa a dar em cima de outras mulheres. Controla seu peso e obriga-a a fazer regime, por achar que ela está acima do peso.
– núcleo de DHU (Ivy Souza), mulher sofrida que dá duro para sustentar a casa onde mora com o marido, os filhos e o neto, que é cuidado, sustentado e criado por ela. O que alivia o peso dos seus ombros e sua carga mental é fazer doces e sobremesas. E é esse talento que leva-a a uma ascensão profissional e uma melhora significante na sua autoestima, aproximando-a de Viola. É perdidamente apaixonada por um astro da televisão:
o marido EDMILSON (Érico Brás), sujeito folgado e mal-humorado, vive reclamando da vida, mas não faz nada para mudar a situação. Coloca a culpa de todas as suas desventuras nos outros. Fofoqueiro de plantão, repercute as fake news que Mavi (Chay Suede) planta na internet
os filhos: IARLEY (Lucas Wickhaus), não quer nada com a vida. Vive na esbórnia e mente para a mãe que faz faculdade, embolsando o dinheiro que ela dá para pagar a mensalidade. Apaixona-se por Bruna, que fará ele rever seus conceitos e se tornar uma pessoa mais responsável,
e LORENA (Liza Del Dala), tem baixa autoestima e não faz nada além de namorar e sair à noite. Foi mãe precocemente e seu filho bebê é criado e sustentado pela avó. Vai amadurecer ao longo da trama
o ídolo LÉO CARAVELLI (Nill Marcondes), astro da TV que idolatra e sonha conhecer.
Elenco
Chay Suede foi o primeiro nome confirmado no elenco de Mania de Você, no papel do coprotagonista Franco, que mais tarde teve o nome alterado para Rudá. Posteriormente, Suede teve seu personagem trocado, ficando com o antagonista Mavi. Para Rudá, foi escalado Nicolas Prattes.
Para interpretar Viola, a iniciante Gabz foi confirmada, marcando sua primeira protagonista na televisão. A atriz fez poucos trabalhos anteriormente: pequenos papeis quando ainda era criança, em Ciranda de Pedra (2008) e Viver a Vida (2009); uma personagem fixa em Malhação, Toda Forma de Amar (2019-2020); e uma participação em Amor Perfeito (2023).
Murilo Benício havia sido confirmado para uma participação nas primeiras fases da novela, como o vilão Molina, porém o ator não chegou a um acordo com Globo, sendo substituído por Rodrigo Lombardi.
Locações
Com uma estética solar e, ao mesmo tempo, contemporânea, além de uma narrativa com inspirações em elementos de produções como as séries The Bear, Succession e Big Little Lies, entre outras, Mania de Você conta uma história que, em grande parte, se passa em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro. Ao longo de 20 diárias, elenco e equipe da novela gravaram em oito locações, sendo quatro ilhas, onde se passam as principais tramas da obra.
Sobre a escolha das locações para ambientar a novela, o diretor artístico Carlos Araújo ressaltou a beleza natural da região.
“Angra tem beleza única (…) Grande parte da história se passa em um resort, um cenário cosmopolita, por onde circula gente do mundo inteiro. Além do complexo que inclui resort, hotel, marina, temos a comunidade da região. São diferentes mundos convivendo, o que é também uma forma de representar o Brasil. E é nesse micromundo que tudo vai acontecer.”
“Em termos de produção, encontramos condições ideais para as filmagens, com locações que atenderam às necessidades da nossa história, como as ilhas bastante preservadas, as praias de mar cristalino e locações para as casas dos personagens Molina, Berta e Moema, interpretados por Rodrigo Lombardi, Eliane Giardini e Ana Beatriz Nogueira respectivamente”, concluiu o diretor.
Além de cenas gravadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a novela também cruzou o Atlântico para gravar em Portugal. Foram 10 dias de viagem com seis diárias de gravação em terras lusitanas, passando por Porto, Lisboa e Linhares da Beira. Somente de material para a novela, foram oito bagagens: cinco malas com figurino, uma com equipamentos de arte, uma de caracterização e outra de tecnologia.
Cenografia
Ambientada em Angra dos Reis, a trama acontece entre a atmosfera de requinte dos resorts de luxo e a simplicidade da comunidade caiçara, que tem como parte de sua cultura a pesca e o artesanato. Para compor esse visual de contraste, a cenografia e produção de arte usaram como referência desde as casas das comunidades locais até os trabalhos de grandes artistas e nomes da arquitetura nacional e internacional.
Para deixar os imóveis de luxo ainda mais requintados, o produtor de arte Moacir Baldoni selecionou peças elegantes e adequadas ao universo em que se inserem. “Obras de artistas como Willy Reuter, pinturas do grafiteiro paulista Claudio Ise e escultura do grande artista Franz Weissmann compõem os cenários”, adiantou Baldoni.
Ele revela ainda uma curiosidade sobre a decoração da casa de Berta (Eliane Giardini). “Há 15 anos, comprei, em Hong Kong, um gongo chinês. Desde então, virou meu amuleto, e uso em algum espaço de todos os projetos que faço. Foi assim em O Canto da Sereia, Amores Roubados, O Rebu, Justiça, Os Dias Eram Assim, Se Eu Fechar os Olhos Agora, entre outros. Agora, está no cenário da Berta”, contou.
O resort Albacoa destaca-se em meio aos cenários desenvolvidos para a novela. Com 2.480 metros quadrados de área de implantação e 1.168 metros quadrados de área construída, o complexo cenográfico, localizado nos Estúdios Globo, contou com recepção, o restaurante Voilà Violeta e uma cozinha industrial totalmente funcional, além do escritório do restaurante e de set multiuso, adaptado a diferentes cenários, como uma capela, dormitório de funcionários, etc.
A cozinha industrial, ganhou uma atenção especial da cenografia. “É uma cozinha real. Então contratamos um consultor para entender como funciona uma cozinha desse porte e providenciamos todas as questões burocráticas e de segurança para que ela pudesse funcionar de verdade”, explicou Nathalia Sampaio, produtora de operação da novela.
Para Baldoni, o resort foi o cenário de maior complexidade para a produção de arte. “No resort, temos a estrutura completa da cozinha profissional, salão com todos os itens para serviço, cardápio desenvolvido especialmente para o Violeta, com uma série de receitas do mundo Surf and Turf, com montagens lindas e minimalistas, como se fossem pintura nos pratos. Nas mesas do salão, decoramos com esculturas em cerâmica do artista Willy Reuter, que remetem a antigas peças de naufrágio trabalhadas por séculos de ação do mar”, detalhou.
As cenas iniciais de Berta (Elaine Giardini), a mulher mais rica da região, foram gravadas em uma mansão assinada por uma grande empresa de arquitetura em um condomínio de luxo da região. Para a locação da casa de Moema (Ana Beatriz Barbosa), moradora de uma comunidade caiçara, toda a parte de dressing do cenário foi garimpada em uma pousada próxima, com artesãos locais.
Entre os cenários internos, destacam-se o interior da mansão de Molina (Rodrigo Lombardi), com espaços amplos e decoração requintada. Detalhes fazem a conexão da casa com a região de Angra dos Reis, como o aquário na parede que separa a área social do escritório. Além da biblioteca e espaço de trabalho, o local conta com itens que quebram a formalidade do espaço, como uma mesa de sinuca. Ajudando a imprimir poder à trama dos vilões, a cobertura de Mavi (Chay Suede) é um dos espaços mais imponentes na cenografia da segunda fase.
Figurinos e caracterizações
A figurinista Labibe Simão contou que o processo de criação envolveu pesquisa de campo, além de apuração em filmes, livros e personalidades que foram referência para a trama. Caracterizadora da novela, Gilvete Santos também se aprofundou em filmes e astros para a conceituação da caracterização da novela e adiantou que, em alguns casos, precisou adaptar de forma mais marcante o visual dos personagens para a segunda fase da novela, com uma passagem de tempo de dez anos na trama. “Na primeira fase da novela, Viola (Gabz), por exemplo, tem o cabelo trançado, e, depois, aparece com o cabelo longo e solto”, contou.
Criada em uma comunidade em meio a artistas de rua, Viola traz a magia e a cor circense para seus figurinos. “Ela carrega no seu estilo de vestir estampas, cores e amarrações das apresentações no tecido”, descreveu Labibe. “No início, ela é mais simples nas suas escolhas, mas sempre empoderada e segura na forma livre de se vestir.”
Com o tempo, seu figurino se tornou mais ousado e artístico, refletindo sua personalidade vibrante. “Ela usa as amarrações com detalhes no decote e cores como padronagem nas sedas fluídas dos vestidos pintados à mão. Pantalonas e macacões também fazem parte do estilo da protagonista.”
Luma (Agatha Moreira), por sua vez, passou por uma evolução significativa ao longo da novela. “Para Luma optamos por um cabelo mais escuro e fios mais retos, e, depois, um corte bem curto e mais repicado, trazendo mais maturidade à personagem”, explicou Gilvete.
Labibe ressaltou que o estilo de Luma se mantém ao longo da trama, apesar da mudança no seu poder aquisitivo. “Ela começa com um figurino jovem, solar e praiano, em que misturas de estampas, como xadrez, cashmere e listras compõem seus looks. As joias são muito presentes, com vários cordões se misturando. Ela usa muitos anéis, alguns com conchas e estrelas do mar. E, mesmo quando perde toda sua fortuna, ela mantém seu bom gosto com peças básicas e práticas, adequadas à sua nova realidade”, adiantou.
Já Rudá (Nicolas Prattes) passou por um processo diferenciado, assim como os personagens Iberê (Jaffar Bambirra) e Moema (Ana Beatriz Nogueira). “Eles vivem em uma ilha rodeada por praia e muito sol, e isso é um grande desafio. É preciso que haja naturalidade mesmo com as extensões de cabelo e bronzeador”, reforçou Gilvete.
“Ele é um homem livre, totalmente integrado à natureza, usa a forma mais simples e confortável de se vestir, o que condiz com suas ações e estilo de vida”, completou Labibe, que afirma ainda que Moema é um exemplo claro da atenção aos detalhes. “Moema é a raiz, a representatividade de uma geração que valoriza e cultiva as coisas feitas artesanalmente com matérias-primas que fazem parte do seu cotidiano. Seu guarda-roupa inclui xales de macramê, pulseiras de fios tramados e diversos pingentes e símbolos que carregam suas crenças”, detalhou a figurinista.
Já Berta (Eliane Giardini), uma mulher de posição social privilegiada, tem um figurino que mistura tradição e modernidade, como explicou Labibe: “Ela se veste com liberdade e fluidez, mistura joias tradicionais com bijuterias garimpadas nas suas viagens pelo mundo. Isso resulta em um visual sofisticado e diversificado”. Para a mudança de visual de Berta entre as duas fases, Gilvete optou por alterações mais suaves e intensificou apenas o grisalho do cabelo, deixando as madeixas da personagem mais claras.
Do mesmo universo que Berta, sua nora Ísis (Mariana Ximenes), uma mulher vibrante e ousada, transita nos tons de loiro e tem o corte na altura dos ombros com os fios desconectados. Seus figurinos são marcados por cores intensas, maxi bijoux e um sapato ou bolsa se destacando de um jeito ousado.
Para o visual de Mércia (Adriana Esteves), o cuidado maior foi distanciar ao máximo a aparência da personagem atual vivida pela atriz ao da imagem da icônica vilã de Avenida Brasil, também interpretada por Adriana. “Nada remete à Carminha, são personagens bem diferentes. Fizemos questão de ter um cabelo curto e escuro para não lembrar Avenida Brasil, em que também assinei a caracterização”, contou Gilvete.
AL SON QUE ME TOQUEN BAILO – Ácido Pantera e LA-33
APESAR DE QUERER – Rodrigo Alarcon (participação de Abacaxepa)
BACK ON 74 – Jungle
BESAME, ESQUEÇA-ME – Tiago Iorc e Júlia Mestre
CORAÇÃO ÂNCORA – Céu e RDD
DANO SERRADA (Remix) – Marina Sena (participação de Japãozin)
ENTRE O BEM E O MAL – Johnny Hooker
ESCORPIÃO – Jão
FLORES DA RUA – Samuel Rosa
FURACÃO – Ruxell (participação de Rafman, MC Mari e Maninho)
GOOD PEOPLE – Munford & Sons e Pharrell Williams
GOSSIP – Måneskin e Tom Morello
HORTELÃ – Maro
LA MER – Caetano Veloso
LOSE CONTROL – Teddy Swims
MAIS FELIZ – Mariana Volker
MANIA DE VOCÊ – Anitta
MANIA DE VOCÊ (ao vivo) – Rita Lee (participação de Milton Nascimento)
NÓS NUS – Léo Cavalcanti (participação de Caetano Veloso)
O AMOR TE DÁ – Amanda Magalhães
PEDE PRA EU FICAR (LISTEN TO YOUR HEART) – Pabllo Vittar
SAD BAILE – Julio Secchin
SAUVIGNON – Black Pumas
SKINNY – Billie Eilish
THE PEOPLE’S HOUSE – Bon Jovi
VUMBORA AMAR – Adriana Calcanhotto (participação de Fran e Ubunto)
Tema de abertura: MANIA DE VOCÊ – Anitta
Meu bem, você me dá água na boca
Vestindo fantasias, tirando a roupa
Molhada de suor de tanto a gente se beijar
De tanto imaginar loucuras
A gente faz amor por telepatia
No chão, no mar, na lua, na melodia
Mania de você
De tanto a gente se beijar
De tanto imaginar loucuras
Nada melhor do que não fazer nada
Só pra deitar e rolar com você
Nada melhor do que não fazer nada
Só pra deitar e rolar com você
Com você, com você
Nada melhor, nada melhor
Do que não fazer nada
Nada, nada melhor do que não fazer nada
Só pra deitar e… com você
Rolar, rolar, rolar, rolar com você…
Essa novela é um respiro! Ter Angra dos Reis como cenário paradisíaco traz um frescor visual incrível. A trama, embora trate de temas muito universais, consegue ser instigante graças à abordagem de João Emanuel Carneiro, que investiu, mais do que nunca, em personagens humanizados. A juventude dos protagonistas reforça essa humanização, trazendo à tona sentimentos complexos e intensos, próprios dessa fase da vida. O roteiro, a direção e até a trilha sonora trazem referências claras a séries interessantíssimas, como “The White Lotus”, “Succession” e “The Bear”. Até o momento, tem sido um ótimo entretenimento, que sem dúvida merece muito mais prestígio. Chay Suede e Adriana Esteves estão impecáveis como os vilões Mavi e Mércia.