Sinopse

Em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) se tornam amigas e rivais. A relação começa com a mudança de Viola para a cidade ao lado do namorado Mavi (Chay Suede), após ele receber uma proposta de emprego do empresário do ramo de cibersegurança Molina (Rodrigo Lombardi), patrão de sua mãe, Mércia (Adriana Esteves). O que Mavi não sabe – ainda – é que Molina é seu pai biológico.

Criada por Molina acreditando ser sua filha, Luma cresceu ao lado de Rudá (Nicolas Prattes), seu namorado desde a adolescência. Habilidosa para criar receitas, ela sonha ser chef de cozinha e acaba de retornar da França, onde abandonou um curso de gastronomia para voltar a viver em Angra, perto de seu amor. A mudança de planos inclui um novo foco: a culinária brasileira, nos pratos da cultura caiçara.

Com a chegada de Viola, Luma enxerga na nova amiga a companhia que faltava para deixar suas aventuras culinárias tão divertidas quanto os encontros com Rudá. Mas a alegria de Luma na nova fase da vida dura pouco. Basta um encontro repentino entre Viola e Rudá para que os desejos e sonhos de ambos ganhem novas direções e se inicie uma luta entre a razão e a emoção, o amor e o poder.

Viola, que sempre foi muito grata por tudo que Mavi fez por ela no passado, reluta contra o sentimento por Rudá, um estranho para ela. Ela já ouviu inúmeras histórias de amor contadas por Luma sobre o namorado, mas sequer imagina que esse homem que desperta nela o que Mavi jamais despertou é o amor de sua nova grande amiga.

Quem logo descobre o romance proibido é Molina, que nunca aprovou o namoro de Luma. O todo-poderoso costuma usar seus recursos para manipular a verdade e chantagear quem está à sua volta. Desta vez, não será diferente, e nem mesmo Luma ficará de fora de suas artimanhas. O empresário faz de tudo para acabar com qualquer possibilidade do casamento da filha.

Molina ainda conta com a ajuda de sua funcionária Mércia, com quem mantém uma relação de anos que vai muito além das aparências. Extremamente dedicada ao seu trabalho e a Molina, Mércia evitou ao máximo a chegada de Mavi. Conhecedora de todos os segredos e manias do patrão, ela só não esperava que Viola se tornasse mais uma das obsessões de Molina.

Tantas maldades levam Molina a um desfecho trágico: ele é assassinado misteriosamente. Entre os suspeitos, estão Viola, Rudá, Luma, Mavi e Mércia, o que sela a vida de todos e muda completamente a trajetória de cada um.

Uma década após a morte de Molina, Rudá está vivendo em Portugal, para onde fugiu após se tornar o principal suspeito do crime. Já Viola conquistou o maior sonho da antiga amiga: tornou-se uma grande chef. Luma, por sua vez, trabalha como motorista de aplicativo em São Paulo, depois de perder tudo em um golpe de Mavi, com quem se casou. Ele agora é o novo todo-poderoso no lugar de Molina.

Todos assistem a Viola alçar novos voos rumo à alta gastronomia e se tornar cada vez mais famosa. Depois de vê-la vencer um concurso em um programa de televisão, Rudá não resiste e retorna ao Brasil para resgatar esse amor. Luma, sem dinheiro e lutando para sobreviver, resolve pedir ajuda à antiga amiga, na esperança também de ter respostas para as suas perguntas.

Mavi prova que herdou tudo do pai, inclusive o caráter sórdido e a parceria com Mércia, de quem se aproximou e virou cúmplice nas fraudes. Tornou-se um homem influente e comprou propriedades na região onde ficava a comunidade caiçara em que Rudá cresceu. E apesar da mania de grandeza tê-lo levado a alcançar o status que sempre quis, sua maior ambição continua sendo Viola.

Globo – 21h
estreia: 9 de setembro de 2024

novela criada por João Emanuel Carneiro
escrita com Marcia Prates, Eliane Garcia, Marina Luísa Silva e Zé Dassilva
direção de Guilherme Azevedo, Philippe Barcinski e Igor Verde
direção geral de Noa Bressane
direção artística de Carlos Araújo

Novela anterior no horário
Renascer

GABZ – Viola
CHAY SUEDE – Mavi
AGATHA MOREIRA – Luma
NICOLAS PRATTES – Rudá
ADRIANA ESTEVES – Mércia
ELIANE GIARDINI – Berta Pereira Cavalcanti
MARIANA XIMENES – Ísis Pereira Cavalcanti
ÂNGELO ANTÔNIO – Nahum
ANA BEATRIZ NOGUEIRA – Moema
BUKASSA KABENGELE – Marcel
JOANA DE VERONA – Felipa
JAFFAR BAMBIRRA – Iberê
ALLAN SOUZA LIMA – Guga
THALITA CARAUTA – Leidi
DAVID JÚNIOR – Sirley
DANILO GRANGHEIA – Hugo
MARIANA SANTOS – Fátima
ERIBERTO LEÃO – Robson
ÉRICO BRÁS – Edmilson
BRUNO MONTALEONE – Cristiano
ALANIS GUILLEN – Michele
ANTÔNIO SABOIA – Henrique Pereira Cavalcanti
PAULO MENDES – Tomás Pereira Cavalcanti
GI FERNANDES – Evelyn
VANESSA BUENO – Diana
DUDA BATSOW – Bruna
IVY SOUZA – Dhu
LUCAS WICKHAUS – Iarley
LIZA DEL DALA – Lorena

e
FÁBIO ASSUNÇÃO – Alfredo (pai biológico de Luma)
RODRIGO LOMBARDI – Molina (pai de criação de Luma)
SIMONE SPOLADORE – Cecília (mãe de Luma)

Locações

Com uma estética solar e, ao mesmo tempo, contemporânea, além de uma narrativa com inspirações em elementos de produções como as séries The Bear, Succession e Big Little Lies, entre outras, Mania de Você conta uma história que, em grande parte, se passa em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro. Ao longo de 20 diárias, elenco e equipe da novela gravaram em oito locações, sendo quatro ilhas, onde se passam as principais tramas da obra.

Sobre a escolha das locações para ambientar a novela, o diretor artístico Carlos Araújo ressaltou a beleza natural da região.
“Angra tem beleza única (…) Grande parte da história se passa em um resort, um cenário cosmopolita, por onde circula gente do mundo inteiro. Além do complexo que inclui resort, hotel, marina, temos a comunidade da região. São diferentes mundos convivendo, o que é também uma forma de representar o Brasil. E é nesse micromundo que tudo vai acontecer.”

“Em termos de produção, encontramos condições ideais para as filmagens, com locações que atenderam às necessidades da nossa história, como as ilhas bastante preservadas, as praias de mar cristalino e locações para as casas dos personagens Molina, Berta e Moema, interpretados por Rodrigo Lombardi, Eliane Giardini e Ana Beatriz Nogueira respectivamente”, concluiu o diretor.

Além de cenas gravadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a novela também cruzou o Atlântico para gravar em Portugal. Foram 10 dias de viagem com seis diárias de gravação em terras lusitanas, passando por Porto, Lisboa e Linhares da Beira. Somente de material para a novela, foram oito bagagens: cinco malas com figurino, uma com equipamentos de arte, uma de caracterização e outra de tecnologia. 

Cenografia

Ambientada em Angra dos Reis, a trama acontece entre a atmosfera de requinte dos resorts de luxo e a simplicidade da comunidade caiçara, que tem como parte de sua cultura a pesca e o artesanato. Para compor esse visual de contraste, a cenografia e produção de arte usaram como referência desde as casas das comunidades locais até os trabalhos de grandes artistas e nomes da arquitetura nacional e internacional. 

Para deixar os imóveis de luxo ainda mais requintados, o produtor de arte Moacir Baldoni selecionou peças elegantes e adequadas ao universo em que se inserem. “Obras de artistas como Willy Reuter, pinturas do grafiteiro paulista Claudio Ise e escultura do grande artista Franz Weissmann compõem os cenários”, adiantou Baldoni.
Ele revela ainda uma curiosidade sobre a decoração da casa de Berta (Eliane Giardini). “Há 15 anos, comprei, em Hong Kong, um gongo chinês. Desde então, virou meu amuleto, e uso em algum espaço de todos os projetos que faço. Foi assim em O Canto da Sereia, Amores Roubados, O Rebu, Justiça, Os Dias Eram Assim, Se Eu Fechar os Olhos Agora, entre outros. Agora, está no cenário da Berta”, contou.

O resort Albacoa destaca-se em meio aos cenários desenvolvidos para a novela. Com 2.480 metros quadrados de área de implantação e 1.168 metros quadrados de área construída, o complexo cenográfico, localizado nos Estúdios Globo, contou com recepção, o restaurante Voilà Violeta e uma cozinha industrial totalmente funcional, além do escritório do restaurante e de set multiuso, adaptado a diferentes cenários, como uma capela, dormitório de funcionários, etc.

A cozinha industrial, ganhou uma atenção especial da cenografia. “É uma cozinha real. Então contratamos um consultor para entender como funciona uma cozinha desse porte e providenciamos todas as questões burocráticas e de segurança para que ela pudesse funcionar de verdade”, explicou Nathalia Sampaio, produtora de operação da novela.

Para Baldoni, o resort foi o cenário de maior complexidade para a produção de arte. “No resort, temos a estrutura completa da cozinha profissional, salão com todos os itens para serviço, cardápio desenvolvido especialmente para o Violeta, com uma série de receitas do mundo Surf and Turf, com montagens lindas e minimalistas, como se fossem pintura nos pratos. Nas mesas do salão, decoramos com esculturas em cerâmica do artista Willy Reuter, que remetem a antigas peças de naufrágio trabalhadas por séculos de ação do mar”, detalhou.

As cenas iniciais de Berta (Elaine Giardini), a mulher mais rica da região, foram gravadas em uma mansão assinada por uma grande empresa de arquitetura em um condomínio de luxo da região. Para a locação da casa de Moema (Ana Beatriz Barbosa), moradora de uma comunidade caiçara, toda a parte de dressing do cenário foi garimpada em uma pousada próxima, com artesãos locais.

Entre os cenários internos, destacam-se o interior da mansão de Molina (Rodrigo Lombardi), com espaços amplos e decoração requintada. Detalhes fazem a conexão da casa com a região de Angra dos Reis, como o aquário na parede que separa a área social do escritório. Além da biblioteca e espaço de trabalho, o local conta com itens que quebram a formalidade do espaço, como uma mesa de sinuca. Ajudando a imprimir poder à trama dos vilões, a cobertura de Mavi (Chay Suede) é um dos espaços mais imponentes na cenografia da segunda fase.

Figurinos e caracterizações

A figurinista Labibe Simão contou que o processo de criação envolveu pesquisa de campo, além de apuração em filmes, livros e personalidades que foram referência para a trama. Caracterizadora da novela, Gilvete Santos também se aprofundou em filmes e astros para a conceituação da caracterização da novela e adiantou que, em alguns casos, precisou adaptar de forma mais marcante o visual dos personagens para a segunda fase da novela, com uma passagem de tempo de dez anos na trama. “Na primeira fase da novela, Viola (Gabz), por exemplo, tem o cabelo trançado, e, depois, aparece com o cabelo longo e solto”, contou.

Criada em uma comunidade em meio a artistas de rua, Viola traz a magia e a cor circense para seus figurinos. “Ela carrega no seu estilo de vestir estampas, cores e amarrações das apresentações no tecido”, descreveu Labibe. “No início, ela é mais simples nas suas escolhas, mas sempre empoderada e segura na forma livre de se vestir.”
Com o tempo, seu figurino se tornou mais ousado e artístico, refletindo sua personalidade vibrante. “Ela usa as amarrações com detalhes no decote e cores como padronagem nas sedas fluídas dos vestidos pintados à mão. Pantalonas e macacões também fazem parte do estilo da protagonista.”

Luma (Agatha Moreira), por sua vez, passou por uma evolução significativa ao longo da novela. “Para Luma optamos por um cabelo mais escuro e fios mais retos, e, depois, um corte bem curto e mais repicado, trazendo mais maturidade à personagem”, explicou Gilvete.

Labibe ressaltou que o estilo de Luma se mantém ao longo da trama, apesar da mudança no seu poder aquisitivo. “Ela começa com um figurino jovem, solar e praiano, em que misturas de estampas, como xadrez, cashmere e listras compõem seus looks. As joias são muito presentes, com vários cordões se misturando. Ela usa muitos anéis, alguns com conchas e estrelas do mar. E, mesmo quando perde toda sua fortuna, ela mantém seu bom gosto com peças básicas e práticas, adequadas à sua nova realidade”, adiantou.

Já Rudá (Nicolas Prattes) passou por um processo diferenciado, assim como os personagens Iberê (Jaffar Bambirra) e Moema (Ana Beatriz Nogueira). “Eles vivem em uma ilha rodeada por praia e muito sol, e isso é um grande desafio. É preciso que haja naturalidade mesmo com as extensões de cabelo e bronzeador”, reforçou Gilvete.
“Ele é um homem livre, totalmente integrado à natureza, usa a forma mais simples e confortável de se vestir, o que condiz com suas ações e estilo de vida”, completou Labibe, que afirma ainda que Moema é um exemplo claro da atenção aos detalhes. “Moema é a raiz, a representatividade de uma geração que valoriza e cultiva as coisas feitas artesanalmente com matérias-primas que fazem parte do seu cotidiano. Seu guarda-roupa inclui xales de macramê, pulseiras de fios tramados e diversos pingentes e símbolos que carregam suas crenças”, detalhou a figurinista.

Já Berta (Eliane Giardini), uma mulher de posição social privilegiada, tem um figurino que mistura tradição e modernidade, como explicou Labibe: “Ela se veste com liberdade e fluidez, mistura joias tradicionais com bijuterias garimpadas nas suas viagens pelo mundo. Isso resulta em um visual sofisticado e diversificado”. Para a mudança de visual de Berta entre as duas fases, Gilvete optou por alterações mais suaves e intensificou apenas o grisalho do cabelo, deixando as madeixas da personagem mais claras.

Do mesmo universo que Berta, sua nora Ísis (Mariana Ximenes), uma mulher vibrante e ousada, transita nos tons de loiro e tem o corte na altura dos ombros com os fios desconectados. Seus figurinos são marcados por cores intensas, maxi bijoux e um sapato ou bolsa se destacando de um jeito ousado. 

Para o visual de Mércia (Adriana Esteves), o cuidado maior foi distanciar ao máximo a aparência da personagem atual vivida pela atriz ao da imagem da icônica vilã de Avenida Brasil, também interpretada por Adriana. “Nada remete à Carminha, são personagens bem diferentes. Fizemos questão de ter um cabelo curto e escuro para não lembrar Avenida Brasil, em que também assinei a caracterização”, contou Gilvete.

BESAME, ESQUEÇA-ME – Tiago Iorc e Júlia Mestre
ENTRE O BEM E O MAL – Johnny Hooker
GOOD PEOPLE – Munford & Sons
MANIA DE VOCÊ – Anitta
NÓS NUS – Léo Cavalcanti e Caetano Veloso
SAUVIGNON – Black Pumas

Tema de abertura: MANIA DE VOCÊ – Anitta

Meu bem, você me dá água na boca
Vestindo fantasias, tirando a roupa
Molhada de suor de tanto a gente se beijar
De tanto imaginar loucuras

A gente faz amor por telepatia
No chão, no mar, na lua, na melodia
Mania de você
De tanto a gente se beijar
De tanto imaginar loucuras
Nada melhor do que não fazer nada
Só pra deitar e rolar com você

Nada melhor do que não fazer nada
Só pra deitar e rolar com você
Com você, com você
Nada melhor, nada melhor
Do que não fazer nada
Nada, nada melhor do que não fazer nada
Só pra deitar e… com você

Rolar, rolar, rolar, rolar com você…

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