Sinopse
Adolescentes, Beatriz e Danilo juram amor eterno, mas não imaginam os obstáculos que terão de enfrentar para concretizar esse amor. Leonor, mãe de Danilo, faz de tudo para impedir a aproximação do filho com Beatriz porque sabe que seu marido, Antônio, ainda nutre uma paixão pela mãe dela, Isabela. Quando jovens, Antônio e Isabela só não se casaram por imposição do pai da moça, que a obrigou a casar com outro homem.
Após quinze anos, Antônio reencontra a sua antiga paixão no leito de morte e promete realizar o seu último desejo: cuidar da filha dela, Beatriz, como se fosse a sua própria filha. Entretanto, Leonor, ao perceber a forte ligação entre Beatriz e Danilo, vê crescer em seu coração um ciúme doentio e, cada vez mais maquiavélica, separa o jovem casal, matriculando Beatriz em um convento e mandando Danilo estudar nos Estados Unidos.
Entretanto, Leonor não prevê que o tempo e a distância não são obstáculos para o amor dos dois. Adultos, Beatriz e Danilo serão protagonistas de uma trama ainda mais perversa: ludibriados por Leonor, eles irão acreditar que são irmãos de sangue. Os dois tentam fugir da paixão intensa que sentem um pelo outro, mas não esquecem das palavras e das juras que trocaram anos antes.
ANA PAULA TABALIPA – Beatriz
FÁBIO AZEVEDO – Danilo
BIA SEIDL – Leonor
JONAS BLOCH – Antônio
DANTON MELLO – Eduardo Moraima
VERA ZIMMERMANN – Açucena
FELIPE FOLGOSI – Álvaro
MICAELA GÓES – Sílvia
MARCOS WAIMBERG – Vítor
CLARISSE ABUJAMRA – Alzira
ANA MARIA NASCIMENTO E SILVA – Irene
ROGÉRIO MÁRCICO – Samuel
MAGALI BIFF – Iracema
WANDERLEY CARDOSO – Adamastor
GLAUCE GRAIEB – Madre Superiora
CHICA LOPES – Irmã Margarida
ALDINE MÜLLER – Délia
JONATHAN NOGUEIRA – Beto
AMADEU LAMOUNIER – Léo
FABÍOLA DUTKIEV – Lola
VALÉRIA SÂNDALO – Celeste
ROGÉRIO BANDEIRA – Afrânio
LUCIANA CANTON – Priscila
VICENTE MORELLATO – Téo
RICARDO DE GIÁCOMO – Lino
VIVANE VICTORETTE – Letícia
FABRÍCIO PIETRO – Ivan
FÁBIO ARAÚJO – Gordo
SANDRA MARAH – Madalena
EDUARDO SILVA – Cirilo
DANIELA FERRO – Consuelo
TIAGO MORAES – Matheus
PAULO VASCONCELOS – Waldir
MAURO GORINI – Carlos
MARCO LUNEZ – Genésio
VERA MANCINI – Serafina
TADEU DE MENEZES – Seu Filó
REJANE ARRUDA – Branca
PAIXÃO DE JESUS – Benedita
CÉSAR PEZZUOTTO – Justo
CARINE QUADROS – Hilda
DELANO AVELAR – Daniel Leal
LORENZA CHIAMURELA – Beatriz (criança)
VICTOR MOROSINI – Danilo (criança)
IULI DE SOUZA – Sílvia (criança)
e
TÁSSIA CAMARGO – Isabela
Novela fraca
Uma das mais fracas produções do ciclo de adaptações de originais mexicanos do SBT, iniciado em 2001.
Elenco
Ana Paula Tabalipa estava grávida enquanto gravava a novela.
A personagem de Vera Zimmermann, Açucena, tinha um bar onde muitos personagens da novela circulavam e onde aconteciam vários shows de artistas famosos. O personagem do cantor Wanderley Cardoso – que voltava à mídia convertido ao culto evangélico depois de ter se envolvido com drogas e álcool – era um garçom do bar que Açucena lançava como cantor.
E mais
Ivan Lins compôs o tema de abertura especialmente para a trama.
Jamais Te Esquecerei foi reprisada entre 07/01 e 01/04/2013, às 15h30, em 58 capítulos.
01. JAMAIS TE ESQUECEREI – Ivan Lins
02. EPITÁFIO – Gal Costa
03. UM DIA A MAIS – Zezé Di Camargo & Luciano
04. QUASE UM SEGUNDO – Luiza Possi
05. QUE AMOR É ESSE – Chitãozinho & Xororó
06. ONDE ANDA VOCÊ – Toquinho e Vinicius
07. POEIRA NO VENTO (DUST IN THE WIND) – Chrystian & Ralf
08. AS DORES DO MUNDO – Hyldon
09. RESPOSTA AO TEMPO – Adriana Godoy
10. TEMPESTADE DE PAIXÃO – Guilherme & Santiago
11. INCONDICIONALMENTE – Vega
12. DOCE PRESENÇA – Luanda Cozetti
13. PRA TE AMAR – Nilla Branco
14. TODOS OS MEUS SENTIDOS – Olivia Heringer
Sonoplastia: José Carlos Jardim e Genivaldo Antunes Rodrigues
Seleção musical: Caion Gadia
Tema de abertura: Jamais te esquecerei – Ivan Lins
Jamais te esquecerei
Essa felicidade
Porque na realidade
És meu amor
Comigo levarei
A eternidade
O sonho que eu sonhei
Com tanto ardor
Jamais te esquecerei…
A trama começou bem, uma história romântica se passando num cenário delicioso de cidadezinha do interior, a história principal lembra um pouco a trama “Voltei Pra Você’ da Globo: Um casal apaixonado ainda na infância que se reencontram na juventude e vivem um amor impossível. Destaque para os núcleos cômicos: O bar da Açucena com os personagens Gordo e Siri e a pensão da Serafina com seus divertidos trambiques. A novela trouxe um Q de diferente ao trazer um vilão homem, interpretado brilhantemente por Marcos Wainberg
No entanto a trama pecou em diversas incoerências: Quando Beatriz e Danilo leem uma carta falsificada pela vilã Eleonor, o casal simplesmente aceita que são irmãos e ponto sendo que carta qualquer um pode falsificar, em pleno ano de 2003 numa novela que não era de época os personagens demoram séculos para se lembrar que existe uma coisinha chamada exame de DNA, há também muita enrolação para que Danilo conte para Beatriz o que descobriu, com a desculpa de não fazer a moça sofrer, tipo OI?! a mulher já estava sofrendo horrores foi parar até no hospital por não saber o porquê de o Danilo ter terminado com ela, porquê tanta enrolação afinal pra contar pra ela que os dois eram possivelmente irmãos?!
O vilão Vitor pinta e borda na cidade e nunca vai preso, parece até que não existe polícia em Serra das Pedras, o cara obriga a Beatriz á se casar com ele, do contrário mandará matar Danilo e ela simplesmente cede á chantagem dele sem mais resistência. E logicamente ela não conta da chantagem para Danilo, ela resolve fugir de Serra das Pedras com Álvaro que era apaixonado por ela, isso não faz sentido, se ela tinha que fugir com alguém que fugisse com Danilo e não com Álvaro, porquê ela iria fugir com ele se ela não o amava?!
Outros problemas foram: A falta de química entre o casal protagonista, o romance de Açucena com o cafajeste misógino do Eduardo, o alcoolismo de Alzira abordado de maneira muito vaga e personagens que perdem a função na história como Irene e Letícia. E como sempre a superlotação de flashbacks desnecessários em sua reta final