Íris Passaro Abravanel nasceu no Rio de Janeiro em 26 de julho de 1949. Ficou notória a partir de seu casamento com o empresário e comunicador Silvio Santos – o dono do SBT -, em 1978 (um ano após a morte de Maria Aparecida Abravanel, a Cidinha, a primeira esposa dele). Teve quatro filhas com Silvio (Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata Abravanel). É proprietária da empresa Sister’s in Law e diretora da empresa de cosméticos Jequiti, linha de produtos do Grupo Silvio Santos.
Em 2008, Íris se lançou como autora de telenovelas, aproveitando um momento em que o SBT decidiu relançar produções de dramaturgia exclusivamente nacionais. Sua primeira novela foi Revelação – com supervisão de texto de Yves Dumont – e só foi levada ao ar após o término integral de sua gravação. Em 2009, Íris adaptou Vende-se um Véu de Noiva, um texto radiofônico de Janete Clair. Com o sucesso de sua adaptação da novela infantil mexicana Carrossel, Íris e o SBT passaram a investir no filão das novelas infantis.
Década de 2000
Década de 2010
Década de 2020
Escritora? Ela só faz adaptação.. quero ver uma novela escrita integralmente por ela, com história e personagens interessantes. Aí sim, poderemos considera-la escritora. Por enquanto é puxa saquismo