Geraldo Vietri nasceu em São Paulo, em 27 de agosto de 1927. Iniciou sua carreira de roteirista na TV Tupi quando, em 1958, teve seu primeiro texto, “Este Mundo é dos Loucos”, analisado, aprovado e produzido. Como autor e diretor do TV de Comédia, ganhou notoriedade e respeito.
Quando a emissora resolveu produzir telenovela, o nome de Vietri foi logo lembrado. Na primeira produção diária, Alma Cigana, atuou como diretor. Dois anos depois, escreveu A Inimiga, adaptando um original argentino. Consagrado como autor-diretor, mostraria uma inquietação para reformular o gênero com Os Rebeldes (1967).
Alcançou o sucesso e projeção nacional com Antônio Maria e Nino, o Italianinho (entre 1968 e 1970), duas marcas registradas de sua trajetória pelas telenovelas. Ainda na Tupi, recebeu elogios por trabalhos como Vitória Bonelli (1972-1973) e Meu Rico Português (1975). Com o fim da Tupi, Geraldo Vietri se revezou entre as TVs Globo, Bandeirantes, Cultura, Manchete e CNT.
Figura controversa no meio artístico, de personalidade forte, Vietri lançou e formou vários nomes importantes da história de nossa televisão, como Juca de Oliveira, Aracy Balabanian, Tony Ramos, Denis Carvalho e Paulo Figueiredo. Extremamente centralizador, Vietri produzia, escrevia e dirigia suas novelas. Essa característica dificultou seu trabalho na esquemática TV Globo, em 1980, quando começou a adaptar o romance Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo, para o horário das seis. Vietri desentendeu-se com o diretor Herval Rossano e não concluiu a novela.
Geraldo Vietri também produziu, roteirizou e dirigiu cinema, usando em seus elencos os atores conhecidos de suas novelas na Tupi, em filmes como Senhora (1976), com Elaine Cristina e Paulo Figueiredo, e Tiradentes, o Mártir da Independência, do mesmo ano, com Adriano Reys. Vietri faleceu em São Paulo em 1º agosto de 1996, aos 66 anos, vítima de broncopneumonia.
Para ler: “Geraldo Vietri, Disciplina é Liberdade”, Vilmar Ledesma.
Gostei de rever as menções às produções de outras redes de TV. Esse é o diferencial de seu trabalho. Meus sinceros cumprimentos!