Sinopse
Início da década de 1940. A lavadeira e aspirante a pintora Clarice (Carol Castro) deixa a filha pequena, Beatriz, aos cuidados da sogra e viaja de Petrópolis para o Rio a fim de participar de uma exposição. Lá, conhece Juliano Alencar (Fabio Assunção), herdeiro da Perfumaria Carioca. Ele se apaixona à primeira vista e lhe propõe casamento, mas Clarice o flagra em uma briga com a amante, Valéria (Julia Stockler), que acaba morrendo acidentalmente na confusão. Quando vai denunciá-lo, Clarice sofre um grave acidente e perde parte da memória.
Como Clarice se lembra apenas de que tinha uma filha chamada Beatriz, Juliano e sua mãe, a inescrupulosa Maristela Alencar (Lilia Cabral), aproveitam-se da situação e entregam a ela outra menina para criar, afirmando ser sua filha, e, por isso, batizada com o mesmo nome: Bia (Maísa), na verdade a filha que Juliano tivera com Valéria. Maristela e Juliano criam um falso passado e uma família fictícia para Clarice. Funcionária dos Alencar na perfumaria, Zélia (Leticia Colin) fecha um acordo com Maristela e passa a figurar como irmã de Clarice.
Dezesseis anos depois, ao lado de Zélia, Clarice comanda a Magnifique Escola para Moças. Apesar da vida aparentemente feliz, angustia-se por causa das lacunas em suas lembranças. No fundo, ela sabe que algo lhe falta. Ao se deparar com uma foto de Clarice em uma revista, Beatriz (Duda Santos), que mora com a avó em Petrópolis, parte para o Rio de Janeiro para a tentar reencontrar a mãe, que acredita tê-la abandonado, determinada a confrontar o passado. O problema é que, no reencontro, Clarice não se lembra dela, enquanto Bia ocupa seu lugar de filha.
No Rio, Beatriz conhece Beto (Pedro Novaes), jornalista e fotógrafo que encanta-se com sua personalidade corajosa. Porém, ele é noivo de Bia, a garota criada como se fosse filha de Clarice. Mimada, sofrendo de uma doença cardíaca, Bia, percebendo o interesse do namorado por Beatriz, passa a usar a sua saúde para manipulá-lo, fazendo com que ele se sinta culpado por pensar em terminar o namoro. Mesmo assim, Beto decide ficar com Beatriz. Contudo, uma reviravolta faz com que ela seja escolhida como a garota-propaganda da Perfumaria Carioca.
Beatriz vai revolucionar a publicidade da época, desafiando os padrões raciais e de beleza ao ocupar um espaço até então reservado apenas a mulheres brancas. Assim, com sua elegância e carisma, começa a adentrar um mundo do qual ela nunca imaginou fazer parte.
DUDA SANTOS – Beatriz
PEDRO NOVAES – Beto
MAÍSA – Bia / Isabel
CAROL CASTRO – Clarice
FÁBIO ASSUNÇÃO – Juliano Alencar
LÍLIA CABRAL – Maristela Alencar
LETÍCIA COLIN – Zélia
PHILIPP LAVRA – Orlando
DANTON MELLO – Raimundo Sobral
PALOMA DUARTE – Lígia
JOÃO VITOR SILVA – Ronaldo
DÉBORA OZÓRIO – Celeste
EDUARDO STERBLITCH – Alfredo Honório Bragança
MARIA EDUARDA CARVALHO – Teresa
KLARA CASTANHO – Eugênia
CRIDEMAR AQUINO – Sebastião Machado
TATIANA TIBÚRCIO – Vera
ÍCARO SILVA – Ulisses
FELIPE ABIB – Nelson Pacheco
MARIA FLOR – Anita
CAIO MANHENTE – Eduardo
PEDRO GOIFMAN – Guto
GABRIEL MILANI – Topete (Luiz Cláudio)
BETE MENDES – Arlete
CARLA CRISTINA CARDOSO – Iolanda
REBECA CARVALHO – Ana Maria
CAIO CABRAL – Carlito
ANA FLÁVIA CAVALCANTI – Marlene
SILVERO PEREIRA – Érico (Verônica Queen)
SOLANGE COUTO – Carmem
CAUÊ CAMPOS – Basílio
MARIANA SENA – Glorinha
FLÁVIA REIS – Jacira
MARIAH DA PENHA – Aparecida
ARLINDA DI BAIO – Conceição
SÉRGIO KAUFFMANN – Sergio
JOÃO VITHOR OLIVEIRA – Mauro
JÉSSICA LAMANA – Susana
CILENE GUEDES – Coralina
a menina
LUÍSA LOVATO – Lucinha
e
ALDO PERROTA – médico que atende Jacira, que fica entrevada da coluna
ALICE BORGES – Alcina (viúva de Geraldo, motorista que deu sumiço no corpo de Valéria)
AMANDA MIRASCI – Valdete (rival de Jacira no programa de Alfredo Honório para a melhor empregada)
AMANDA SPANNER – prostituta com quem Guto “falha” e depois se aconselha sobre sua sexualidade
ANDRÉA DANTAS – Rosário (pede autógrafo a Anita após sua participação no programa de Alfredo Honório)
CLAUDIO MENDES – gerente de banco com quem Juliano abre uma conta com o nome verdadeiro de Clarice
GABY AMARANTOS – Emília Pereira (canta no Clube Gente Fina)
JORGE LUYZ JERÔNIMO – Dr. Agostinho (advogado do Clube Gente Fina)
JÚLIA STOCKLER – Valéria (vedete, amante de Juliano, verdadeira mãe de Bia, morre no início)
LUCIANO PULLIG – médico que atende Clarice após ser atropelada pelo bonde
NICOLAS PAIXÃO – João (avisa Ulisses da manifestação a favor de Beatriz)
SIDY CORREA – Dr. Protásio (médico de Bia)
SIMONE KALIL – Ofélia Barrela (antiga secretária da Perfumaria Carioca)
ÚRSULA CORONA – Heloísa (amante de Nelson que o chantageia quando ele termina o caso)
XANDO GRAÇA – Dr. Pimenta (médico de Clarice)
– núcleo de BEATRIZ (Duda Santos), jovem que cresce acreditando ter sido abandonada pela mãe na infância. Ao descobrir que ela está viva e vivendo no Rio de Janeiro, decide ir em busca de explicações sobre seu passado. Quando a reencontra, descobre que ela não se lembra de si e ainda tem outra filha com o mesmo nome. Em sua trajetória, Beatriz se torna garota propaganda de uma das maiores fábricas de sabonete do país, empresa que pertence justamente ao atual marido de sua mãe. Ela ainda se apaixona pelo rapaz que é namorado da filha de sua mãe:
a mãe CLARICE (Carol Castro), após ficar viúva, passou a trabalhar como lavadeira e a cuidar da filha com a ajuda da sogra. Exímia pintora, sai de Petrópolis para levar algumas telas ao Rio de Janeiro atrás de uma oportunidade para expor seus trabalhos, deixando Beatriz, então com quatro anos, aos cuidados da avó. No Rio, conhece um rico empresário que, encantado com sua beleza, lhe propõe casamento. Pouco depois, Clarice sofre um acidente e perde a memória. O marido e a sua sogra se aproveitam disso para criar um falso passado para ela, entregando-lhe outra criança para criar como sendo sua filha Beatriz
a avó CARMEM (Solange Couto), por parte de pai. Comanda um pequeno orfanato em Petrópolis. Cria a neta com todo carinho depois que Clarice desaparece. Mulher forte, honesta e trabalhadora
o amigo BASÍLIO (Cauê Campos), jovem que foi criado no abrigo ao seu lado. Trabalha como engraxate. Ambicioso, quando descobre que a mãe de Beatriz está rica, também vai para o Rio com o objetivo de tirar algum proveito da situação
a menina LUCINHA (Luísa Lovato), criança do orfanato administrado por Carmem.
– núcleo de BIA (Maísa), moça que cresceu acreditando que sua mãe era Clarice. É uma jovem mimada, caprichosa e voluntariosa que não vai aceitar perder o namorado quando ele se apaixona por Beatriz. Um tanto dissimulada, quando contrariada costuma usar seu problema cardíaco congênito para se fazer de vítima:
o pai JULIANO ALENCAR (Fabio Assunção), marido de Clarice. Empresário herdeiro da Perfumaria Carioca, uma das maiores fábricas de sabonetes do país. No início, apaixona-se por Clarice e se vê ameaçado pela amante, uma vedete com quem teve uma filha, quando ela lhe cobra casamento. Em uma discussão, acaba matando-a por acidente, crime presenciado por Clarice. Quando descobre que Clarice perdeu a memória após ser atropelada, e só se lembra de ter uma filha chamada Beatriz, Juliano aceita o plano de sua mãe; eles inventam um novo passado para Clarice e lhe entregam outra criança – Bia, a filha que ele teve com sua amante – como sendo Beatriz
a avó MARISTELA (Lilia Cabral), mãe de Juliano. Socialite rica e conservadora, inteligente e manipuladora. Opõe-se ao casamento do filho com Clarice. Quando ela perde a memória em um acidente, Maristela tem a ideia de criar um falso passado para Clarice, com uma falsa filha, Bia
a amante de Juliano, VALÉRIA (Júlia Stockler, participação), vedete com quem ele teve uma filha. É a verdadeira mãe de Bia. Morre acidentalmente durante uma briga com Juliano
a empregada CORALINA (Cilene Guedes).
– núcleo de BETO (Pedro Novaes), filho do dono de uma das maiores agências de publicidade do país, nunca aceitou assumir uma vaga no negócio da família. Prefere trabalhar como jornalista e repórter fotográfico, pois não concorda com o pai na condução das campanhas de publicidade da agência. Namora Bia, mas não é apaixonado por ela e não vê a hora de desfazer o compromisso. Essa vontade ganha força quando conhece Beatriz, por quem se apaixona:
os pais: RAIMUNDO SOBRAL (Danton Mello), dono da Hi-Fi Propaganda, uma das maiores agências de publicidade do país. Não aceita as ideias progressistas de Beto, ainda mais quando ele crítica os anúncios que cria em sua agência. Revoltado com o abandono da mulher que amava, criou os três filhos sozinho e proíbe a visita dela aos filhos,
e LÍGIA (Paloma Duarte), dona de si, deixou a família quando os filhos ainda eram crianças para trabalhar como cantora. Saiu de casa sem exigir nada de Raimundo e nunca mais pisou no lar por ordem dele, que fez questão de afastá-la dos filhos
os irmãos: RONALDO (João Vitor Silva), trabalha com o pai na agência. É o típico “mauricinho” da época. É apaixonado por Bia, a namorada do irmão, embora nunca tenha se declarado para ela. É inseguro e invejoso do irmão,
e CELESTE (Debora Ozório), jovem doce e sonhadora, amiga de Bia. Ama ler, principalmente os clássicos da literatura. Sofre com o abandono da mãe, a quem prefere ignorar
o funcionário da agência MAURO (João Vithor Oliveira), desenhista responsável pela arte-final dos projetos. Grande amigo de Ronaldo, gosta de Celeste
a secretária na agência SUSANA (Jéssica Lamana).
– núcleo de ZÉLIA (Leticia Colin), secretária de Maristela, no início. Quando Clarice perde a memória, sua chefe lhe propõe um acordo: que ela finja ser irmã de Clarice e a ajude a inventar um passado para ela. Zélia aceita e ainda se torna sócia da “irmã” no comando da Magnifique Escola para Moças. Apesar de casada, volta e meia passa as tardes com Juliano:
o marido ORLANDO (Philipp Lavra), bioquímico responsável pelo laboratório da fábrica de sabonetes. Não tem ideia de que a atual esposa tenha inventado um passado para si e para Clarice, acreditando que elas sejam realmente irmãs
o enteado LUIZ CLÁUDIO, o TOPETE (Gabriel Milane), do primeiro casamento de Orlando. Órfão de mãe, não suporta a madrasta, com quem vive “batendo de frente”. É preguiçoso, mulherengo e só quer saber de festas e curtição.
núcleo de ALFREDO HONÓRIO BRAGANÇA (Eduardo Sterblitch), dono da TV Ondas do Mar, uma emissora de televisão, e apresentador do “Alfredo Honório Show”, programa de auditório de sucesso. Sujeito simpático, alegre, extrovertido, que ama o trabalho que faz e trata os funcionários com respeito e empolgação:
a mulher TERESA (Maria Eduarda de Carvalho), irmã de Lígia. Por conta de um acidente doméstico que deixou a filha com um dos braços queimado na infância, e pelo qual se culpa, desenvolveu obsessão por arrumação, limpeza e controle excessivo sobre tudo e todos. Sua maior preocupação é a mesma do marido: a felicidade da filha
a filha EUGÊNIA (Klara Castanho), sofreu um acidente doméstico quando criança, queimando parte dos braços em um incêndio. Por conta das cicatrizes, tornou-se uma moça com baixa autoestima que, para se defender, age como se não se importasse com as coisas. No fundo, é emocionalmente frágil, envergonhada do próprio corpo. É amiga de Bia e prima de Celeste
a empregada JACIRA (Flávia Reis), histriônica e divertida, é apaixonada pela família dos patrões e faz de tudo para manter a harmonia e a felicidade no lar
o amigo SÉRGIO (Sergio Kauffmann) diretor e seu sócio TV Ondas do Mar.
– núcleo de SEBASTIÃO MACHADO (Cridemar Aquino), motorista da família de Raimundo há mais de vinte anos. Sujeito honesto, gente boa, alegre, adora uma roda de samba e toca bem o cavaquinho. Administra com a esposa e outros amigos o Clube Gente Fina, local onde se promove todo tipo de evento social: oficina de teatro, concursos de beleza, apresentações de choro, samba e até rock:
a mulher VERA (Tatiana Tibúrcio), empregada na casa de Raimundo, ajudou-o a criar seus filhos. Administra com o marido o Clube Gente Fina, onde canta e faz parte do coro de pastoras
o filho ULISSES (Ícaro Silva), melhor amigo de Beto. É dono do boliche Bowling Rock, ponto de encontro da moçada. Também está envolvido com as atividades musicais do Clube Gente Fina.
– núcleo de NELSON PACHECO (Felipe Abib), sujeito machista e autoritário, acha que sua única obrigação como chefe de família é sustentar financeiramente a casa. Trabalha como representante de vendas da Perfumaria Carioca e vive viajando:
a mulher ANITA (Maria Flor), longe do marido, mostra-se uma mulher alegre, otimista, de bem com a vida. Faz de tudo para manter a família unida e feliz
os filhos: EDUARDO (Caio Manhente), rapaz inteligente, esforçado e gentil. No início, passa no vestibular para o curso de Astronomia. Trabalha como garçom no Bowling Rock para ajudar a financiar as lentes de seu telescópio, suas idas aos cinemas e revistas científicas. Apaixona-se por Celeste,
e GUTO (Pedro Goifman), o preferido do pai. Rapaz estudioso que sonha cursar Medicina. Faz parte da turma da lambreta e, apesar de gostar de curtir com os amigos, coloca sempre os estudos em primeiro lugar.
– núcleo pensão de IOLANDA (Carla Cristina Cardoso), no Bairro Peixoto, onde Beatriz se hospeda quando chega ao Rio. Viúva e fogosa, vive tentando seduzir Ulisses. É dona do único aparelho de TV da vizinhança e cobra para os “televizinhos” assistirem aos programas com ela. Vive às turras com a filha:
a filha ANA MARIA (Rebeca Carvalho), moça espevitada, para desespero da mãe, que se preocupa com sua reputação. Tem uma relação de gato e rato com o namorado
os inquilinos: GLORINHA (Mariana Sena), sem família no Rio de Janeiro, torna-se melhor amiga de Beatriz. Estuda para ser cabeleireira e não quer saber de namoro. Seu objetivo é trabalhar para um dia abrir o próprio salão,
e ARLETE (Bete Mendes), costureira na TV Ondas do Mar. Mãe de Valéria, não se conforma com o sumiço da filha e da neta. Já enfrentou Juliano Alencar diversas vezes, mas ele sempre jurou que não sabe de nada
as fofoqueiras APARECIDA (Mariah da Penha) e CONCEIÇÃO (Arlinda Di Baio), comentam por telefone tudo que acontece na vizinhança.
– núcleo de MARLENE (Ana Flavia Cavalcanti), secretária de Juliano na Perfumaria Carioca. Nas horas vagas, gosta de extrair óleos essenciais das flores e misturá-los para tentar novas fragrâncias. Durante anos, fabricou sabonetes e perfumes caseiros para vender. Foi assim que se sustentou e criou seu filho:
o filho CARLITO (Caio Cabral), namorado de Ana Maria. Não quer saber dos estudos, mas de andar de lambreta com sua turma. Sua revolta é que a mãe nunca lhe contou quem é seu pai
o ex-namorado ÉRICO (Silvero Pereira), pai de Carlito. Tornou-se ator e, nos palcos, encarna a personagem VERÔNICA QUEEN. Quando revelou a Marlene sua orientação sexual, os dois decidiram que seria melhor que ele se afastasse, para que o filho não sofresse discriminação. Continuou enviando dinheiro a Marlene para ajudá-la, mas nunca mais viu o filho.
Abordagens
A trama é ambientada no ano de 1958, quando o rock americano fazia a cabeça dos jovens, a bossa nova chegava e se misturava às canções da época de ouro do rádio e a indústria crescia como nunca.
“Escolhi ambientar essa novela de época nos anos 1950, especificamente em 1958, por ser considerado por muitos um dos anos mais felizes do Brasil, com a Bossa Nova e o Cinema Novo surgindo, nosso país ganhando a Copa do Mundo pela primeira vez e a construção de Brasília. Tudo parecia mais bonito e feliz”, narrou a autora Alessandra Poggi.
Alessandra também salientou que Garota do Momento trata da busca por identidade, superação e empoderamento, por meio da protagonista Beatriz (Duda Santos). Temas importantes, como preconceitos de várias naturezas – racial, social e de gênero – fazem parte da trama, que propõe-se a resgatar os costumes e a forma de pensar da sociedade brasileira da década de 1950. A história também pretende explorar a força da publicidade da época e o impacto da televisão, que estava emergindo, dando destaque à comunidade negra nos anos 1950.
A novela também usa de licença poética ao apresentar como protagonista uma mulher negra em um posto de celebridade, algo que não era comum no Brasil nos anos 50. “Por isso o nosso termo ‘fábula de esperança’”, falou Alessandra Poggi referindo-se à sua novela.
Linguagem estética
A diretora artística Natália Grimberg destacou que Garota do Momento inclui uma paleta de cores vibrante e alegre, inspirada em filmes e livros da época. A ideia foi retratar a brasilidade e a diversidade cultural do período, com um foco especial em cenários e figurinos que refletiam a riqueza e a complexidade da sociedade brasileira daqueles anos.
Figurinos
A moda dos anos 1950, especialmente em 1958, foi marcada pelo retorno ao glamour e à celebração da feminilidade após os anos de escassez do pós-guerra. Paula Carneiro, responsável pelos figurinos, lembrou que o período trouxe saias volumosas, cinturas marcadas e um toque luxuoso às roupas femininas. Essa exuberância, contudo, coexistia com uma variedade de estilos mais retos e modernos, já evidentes no final da década.
A protagonista Beatriz (Duda Santos) tem uma estética que mistura elementos dos anos 1950 com um toque de fantasia e uma forte personalidade. “Não é um figurino tão óbvio. Ela usa saias rodadas com uns barrados mais latinos”, contou Paula Carneiro.
Bia (Maísa), por outro lado, é a “patricinha” da trama. “Bia é a nossa Sarah Jessica Parker dos anos 1950, toda estilosa e com grande influência americana”, pontuou Paula.
Cenografia e produção de arte
A cenografia e produção de arte recriaram a atmosfera vibrante de um Rio de Janeiro em transformação – com direito a um bonde funcionando.
“O bonde acabou se tornando um elemento de ligação visual e narrativa, conectando diferentes núcleos da trama”, comentou a cenógrafa Paula Sales.
Um dos principais cenários da trama, a Perfumaria Carioca foi inspirada nas grandes galerias de lojas da época, como as Galerias Lafayette, em Paris, e em perfumarias icônicas do Rio de Janeiro. Com uma fachada imponente e vitrais elegantes, o cenário foi projetado para refletir a sofisticação do núcleo da família Alencar.
Outro destaque é o cenário da TV Ondas do Mar, que reflete o período inicial da televisão no Brasil, quando o meio ainda estava se consolidando. Paula Sales e sua equipe, em conjunto com a produção de arte, trabalharam na criação de um estúdio que passasse o clima da época, com câmeras antigas, grandes cortinas e arquibancadas.
“Contamos com a consultoria do Elmo Francfort, um pesquisador apaixonado e de vasto conhecimento da história da TV. Ele que nos trouxe detalhes importantíssimos, tanto técnicos quanto estéticos, e de funcionamento de uma televisão de 1958”, pontuou a produtora de arte Flávia Cristófaro.
Para o Clube Gente Fina, a equipe buscou referências em clubes históricos do Rio de Janeiro, como o Renascença e o Democráticos, conhecidos pela forte ligação com a música popular e pela resistência cultural. Houve o desejo de traduzir a coletividade do clube e a realidade cultural sofisticada dos personagens desse núcleo.
“Temos os instrumentos musicais para shows e aula de capoeira, um estandarte que construímos para a cena do Carnaval e depois colocamos no cenário, além de microfones originais que captam o som valendo”, contou Flávia.
Outro espaço que se destaca é o boliche Bowling Rock, que remete fortemente à cultura americana dos anos 1950. “O boliche foi concebido para ser um ponto de encontro dos jovens da novela, um lugar animado e colorido, com forte influência dos encontros populares que começavam a surgir em Copacabana”, explicou a cenógrafa.
A NOITE DO MEU BEM – Gaby Amarantos
CHICLETE COM BANANA – Jackson do Pandeiro
CRY ME A RIVER – Iza
LA BAMBA – Ritchie Valens
PENSANDO EM TI – Léo Santana
SE ACASO VOCÊ CHEGASSE – Criolo
SMOKE GETS IN YOUR EYES – Gloria Groove
TUTTI FRUTTI – Little Richard
Tema de abertura: TUTTI FRUTTI – Little Richard
Wop bop a loo bop a lop bom bom
Tutti frutti, oh rootie (5x)
A wop bop a loo bop a lop ba ba
I got a gal named Sue
She knows just what to do
I got a gal named Sue
She knows just what to do
She rock to the East
She rock to the West
But she’s the gal that I love best!
Tutti frutti, oh rootie (5x)
A wop bop a loo bop a lop ba ba
I got a gal named Daisy
She almost drives me crazy
Got a gal named Daisy
She almost drives me crazy
She knows how to love me, yes indeed
Boy you don’t know what she do to me
Tutti frutti, oh rootie (5x)
A wop bop a loo bop a lop ba ba…
Soube que vão lançar a trilha sonora da novela só em LP, sem CD.
Ah, que chato!
Eles querem romantizar o passado, a história, com negros tendo direitos, racismo sem existência, querem transformar o passado nos anos 2020, ontem na cena dela sendo acusada de roubo, depois enfrentando o dono da loja, isso na vida real , no mínimo seria presa por desacato. E o jornal ainda publicar a notícia de racismo, imaginável, mas 2024, politicamente correto, tem q mostrar o bonito, o perfeito.