Sinopse
Maria Flor é uma jovem bela, alegre, inteligente e cheia de sonhos. Mesmo um tanto atrapalhada, ela não se deixa abalar pelos obstáculos e, com muita música, dança e jogo de cintura, enfrenta os desafios da vida. Flor perdeu a mãe, Margarida, muito nova e passou a viver sozinha, contando apenas com a ajuda de Titina – que era a melhor amiga de sua mãe – e seu filho Daniel, conhecido como Batuca. Flor é obrigada a ter vários empregos para sobreviver. Durante o seu tempo livre, canta em um grupo musical com Batuca e outros amigos: Tati, Juju e Di Caprio.
Flor acredita que o marido da mãe, um humilde marinheiro chamado Eduardo Miranda, é seu pai e espera que ele um dia volte do mar para vê-la. O que ela não sabe é que seu verdadeiro pai é Armando Bettencourt, um rico empresário falecido recentemente e que era casado com a ambiciosa Malva. Armando também era pai de Delfina e Sofia, filhas de Malva. Quando Flor estava para nascer, Malva – sabendo do romance do marido com Margarida – engravidou e, por isso, Armando desistiu de Flor e sua mãe. Um ano depois, Margarida casou-se com Eduardo e nunca revelou à filha quem era seu verdadeiro pai.
Tudo vai bem até o dia em que Flor é despejada da pensão onde vive e é obrigada a encontrar com urgência um novo lugar para morar. Ela vai então trabalhar na casa dos Fritzenwalden, onde passa a ser assistente da governanta, a alemã Helga Beethoven. Sua principal função é cuidar de seis irmãos com idade entre 8 e 25 anos. Os garotos são órfãos e o responsável pela família é o mais velho, Frederico. Para tomar conta dos irmãos e dos negócios, Fred foi obrigado a abandonar os estudos na Alemanha. E os sonhos também. Ele transformou-se em um homem rígido, infeliz e resignado com seu destino.
Porém, Fred redescobre a alegria por causa de Flor e os dois se apaixonam. A vida dos mais novos também muda radicalmente com a chegada da moça. Principalmente quando descobrem que nas horas vagas ela canta no grupo musical e começam a participar da banda sonhando com um futuro diferente do que Fred imaginou para eles. Tudo se complica quando Malva, madrinha de Fred e viúva de Armando Bettencourt, fica sabendo que o marido deixou toda a herança para sua filha bastarda, Maria Flor. A vilã decide tirá-la de seu caminho e casar Fred com sua filha mais velha, a bela e má Delfina.
JULIANA SILVEIRA – Maria Flor
ROGER GOBETH – Frederico Fritzenwalden
SUZY RÊGO – Malva Torres Bettencourt
ZEZÉ MOTTA – Titina (Cristina Ramos)
ÍGOR COTRIN – Mateus Lopes
MARIA CAROLINA RIBEIRO – Delfina
DRICA RABELLO – Sofia
VICK AMOR MILITELLO – Helga Beethoven
GUSTAVO LEÃO – Guto (Augusto)
GABRIEL LASMAR – Betinho (Alberto)
ANDRÉ LUIZ MIRANDA – Batuca (Daniel)
BRUNO MIGUEL – Di Caprio (Leonardo)
ÚRSULA CORONA – Tati (Tatiana)
ELIENE PORTO – Juju (Júlia)
DANIEL ÁVILA – Adriano
GUSTAVO OTTONI – Gérard
SUZANA ABRANCHES – Amélia
MARIAH ROCHA – Bruna
JOHNNY MASSARO – JP (João Pedro)
JOÃO VÍTHOR – Joca (Joaquim)
ISABELLA CUNHA – Renatinha
ÉRICA OLIVIERO – Willy Jean
PAULO REIS – Raul
CLARA GARCIA – Marinez Torres
BRUNO PADILHA – Luciano
FELIPE MARTINS – Juarez
RODRIGO PRADO – Rodrigo
MATEUS ROCHA – Miguel
ELIANA FONSECA – Selma
CAMILO BEVILACQUA – Eduardo Miranda
TATIANA MUNIZ – Paloma
ANA FERRAZ – Rosa
PEDRO JONES – Vassili
LEONARDO BRANCHI – Ramiro
LETÍCIA COLIN – Marta
GILBERTO HERNANDEZ – Pacheco
ÉRICA OLIVEIRA – Willie Jean
JAQUELINE VARGAS – Marcela Ramos
MARINA AZZÉ – Jasmim
JOSÉ STEINBERG – Vladislau
PAULO GIARDINI
RÚBEM DE BEM
PABLO PADILLA – Fernando
MIGUEL NADER – Policial
CACO BARESI
FÁBIO KELDANI
PIÉRRE BAITELLE
MURILO ELBAS – comparsa de Delfina
JÚLIO BRAGA – advogado de Malva
ISAAC BERNART – Marc
ÁLVARO DINIZ
ADRIANO PETERMAN
BERNARDO MARINHO – Gui
CAROS SIMÕES
KÁTIA SAULES
MAGNO CAMPELA
CLÁUDIO AMADO
PEDRO NICOLL – Moranguito
e
NORMA BLUM – Corina
Projeto
Mais uma tentativa da Band de voltar à teledramaturgia, após um hiato de seis anos – a última novela foi Meu Pé de Laranja Lima, em 1998.
O projeto Floribella, uma parceria com a produtora RGB, era uma novela-musical brasileira inspirada em Floricienta, produção argentina que virou febre neste país em 2004, conquistando milhares de fãs.
A idéia original foi da argentina Cris Morena, responsável por sucessos como Chiquititas. No Brasil, a novela foi adaptada por Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas.
A emissora lançou a trama como não sendo apenas uma novela, mas todo um projeto que incluia o CD com as canções de sua trilha e o espetáculo musical montado depois, além de produtos licenciados: tênis, boneca, álbum de figurinhas e o livro “Aventuras de Floribella”.
Essa foi a primeira produção da Band totalmente baseada no Rio de Janeiro – uma tentativa de desvencilhar a emissora da pecha de “paulista” que sempre carregou. A produtora alugou os estúdios da Tycoon, na Barra da Tijuca – onde a Globo gravava novelas no começo dos anos 1990, na era pré-Projac.
As gravações foram feitas no Pólo de Cinema e Vídeo, Rio de Janeiro, onde foram construídos 20 cenários, em uma área de 1.200 metros quadrados, e uma rua cenográfica.
Novela musical
A novela foi uma mistura de A Noviça Rebelde com Chiquititas, Menudos e MTV. Teve um visual popular bem moderno, graças a alguns efeitos especiais, e a uma edição ágil.
“Floribella é uma novela musical. Por isso, terá muito clipe, show. A edição será ágil. Acho que isso vai atrair um novo telespectador”, disse Patrícia Moretzsohn, uma das roteiristas, na época da estreia.
O roteiro tinha inspiração em contos de fadas e o tom da novela era infantil. Ainda que pretendesse soar “jovem” – com gírias, roupas, música -, a história e, sobretudo, a maneira de contá-la, remetiam a uma espécie de encantamento infantil. Para começar, quase todos os personagens eram órfãos – inclusive os protagonistas Flor, a moça pobre, e o príncipe encantado Fred. No conto de fadas é importante que pais e mães não estejam muito por perto, para garantir a existência autônoma e, portanto, a possibilidade de aventura dos personagens. Também o mal, nas figuras da madrasta e meias-irmãs invejosas. Malva (Suzy Rêgo, com uma mecha branca no cabelo, à la Malvina Cruela) e Delfina, as opositoras de Flor no caminho em direção ao príncipe, até davam gargalhadas malignas. Por fim, fadas-madrinhas, como a personagem de Zezé Motta, apareciam nas horas de aperto.
Elenco
Para viver a protagonista Flor, Juliana Silveira fez aulas de canto e dedicou-se ao trabalho em estúdio por quase dois meses.
Primeira novela das atrizes Letícia Colin e Mariah Rocha (atuaram antes em Malhação). E dos atores Johnny Massaro, Pierre Baitelli e Gustavo Leão.
Exibição
Em janeiro de 2006, a Band estreou a segunda e última temporada de Floribella, com o prosseguimento de suas aventuras, alguns mesmos personagens e outros novos, em novos dramas.
A novela foi reprisada no canal de TV a cabo Disney Channel, entre 16/10/2006 a 08/06/2007, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia.
Reprisada também entre 05/11/2007 e 17/06/2008, em 162 capítulos. Devido à baixa audiência, essa exibição acabou mudando de horário, das 14h15 para as 13h50 – continuando prejudicada pelos programas religiosos transmitidos na programação vespertina da Band.
Quinze anos após a exibição original, em 2020, durante a pandemia de Covid-19 – que obrigou as emissoras a interromper as gravações de seus programas -, a Band reprisou Floribella, pela segunda vez, de 15/09/2020 a 17/05/2021, em 175 capítulos.
Banda Floribella
01. FLORIBELLA
02. POR QUE?
03. TIC-TAC
04. POBRES DOS RICOS
05. E ASSIM SERÁ
06. PRIMEIRO ENCONTRO
07. MIAU MIAU
08. MEU VESTIDO AZUL
09. VOCÊ VAI ME QUERER
10. VEM PRA MIM
11. CRIANÇAS NÃO MORREM
12. GAROTO LINDO
Floribela amor da minha vida
amo floribella, tudo era incrivel, divertido.