Sinopse
Espanha, 1850. O impetuoso Federico Aldama se casa com a romântica Maria Teresa para vingar-se da família que destruiu seu pai. Aos poucos seu plano de vingança dá lugar a uma paixão arrebatadora por sua mulher. Entre eles, surge a perversa Úrsula, disposta a destruir esse amor.
CARLOS ALBERTO – Federico Aldama
YONÁ MAGALHÃES – Maria Teresa
LEILA DINIZ – Úrsula
ZIEMBINSKI – Dom Rodrigo
ESMERALDA BARROS – Zulima
CLÁUDIO MARZO – Ricardo
LUÍS ORIONI – Alvarez
HENRIQUE MARTINS
CLÉA SIMÕES – Guadalupe
JOSÉ DE ARIMATHÉA – Mauro
MÍRIAN PIRES – Matilde
PAULO ARAÚJO – Garcia
YARA LINS – Dama de Azul
LEINA KRESPI – Léa
EMILIANO QUEIROZ
RENATO CONSORTE – João
IRENE RAVACHE
MILTON CARNEIRO
JANDIRA MARTINI – Bia Lopez
SEBASTIÃO VASCONCELOS
MAURO MENDONÇA
PAULO GONÇALVES
e
NATHALIA TIMBERG
Era Magadan
Novela que marcou o início da gestão de Wálter Clark como diretor executivo da TV Globo. O sucesso foi mais carioca que paulista.
Foi também a primeira novela da chamada Era Magadan (1966-1969), como ficou conhecido o período em que o núcleo de dramaturgia da TV Globo era comandado com mãos de ferro pela cubana Glória Magadan, que escolhia textos, autores e elencos e mandava e desmandava nas produções da emissora.
A Era Magadan estendeu-se até 1969, quando a cubana desligou-se da TV Globo.
Adaptação
Ao escrever Eu Compro Esta Mulher, Glória Magadan disse ter se inspirado no romance “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas.
Na verdade, essa história é da mexicana Olga Ruylopez, já apresentada em uma rádio no México. Em 1990, a radionovela de Ruylopez foi adaptada pela emissora mexicana Televisa, tendo sido inclusive apresentada no Brasil, pelo SBT, em 1992.
Elenco
Foi a primeira novela diária de Yoná Magalhães. Ainda o lançamento da carreira de Carlos Alberto e Yoná como o primeiro par romântico da TV Globo. Ao mesmo tempo, as ligações amorosas da ficção se reproduziriam na realidade, com o casamento dos atores.
Primeiro trabalho na Globo dos diretores Henrique Martins e Régis Cardoso. Henrique também participou na novela como ator.
Também a primeira novela do ator e diretor Ziembinski (aqui como ator), do ator Paulo Araújo e da atriz Leina Krespi. Primeira novela na Globo dos atores Luís Orioni e Renato Consorte.
Patrocinadores
Eu Compro Esta Mulher era uma produção da Colgate-Palmolive. Como contratado da patrocinadora, Benedito Ruy Barbosa supervisionou o texto de Glória Magadan enquanto assinava Somos Todos Irmãos, novela exibida pela TV Tupi, também produzida pela Colgate-Palmolive.
Até a década de 1960, as novelas (texto, elenco, autores e diretores) eram de responsabilidade dos patrocinadores, e não das emissoras, que apenas entravam com estúdios e parte técnica e as exibiam com exclusividade.
Navio
Um dos destaques da novela foi o cenário de um navio construído no terraço da sede da TV Globo, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Para dar veracidade às cenas de tempestade, os contrarregras sacudiam o navio e jogavam baldes de água sobre os atores.
Com o objetivo de atrair o telespectador, a TV Globo teve a ideia de criar uma promoção por meio da novela: fazer com que o navio utilizado na trama, cenograficamente transformado, passeasse pela Baía de Guanabara e fosse aberto à visitação pública. A equipe da emissora conseguiu o casco de um navio abandonado e, com a ajuda da Marinha, fez os reparos necessários, assim como toda parte de cenografia interna. Por falta de recursos, no entanto, a vela do navio não pode ser comprada e a direção suspendeu o projeto, abandonando a ideia da promoção. (Site Memória Globo)
E mais
Lamentavelmente não existem mais registros dessa novela, apagados porque as fitas foram reutilizadas (prática comum na época) ou porque perderam-se em um dos incêndios na TV Globo (1969, 1971 e 1976).
Compacto de Roberto Audi com as músicas EU COMPRO ESSA MULHER e TEUS OLHOS NEGROS, sendo a primeira tema da novela.
EU COMPRO ESSA MULHER – Roberto Audi
Eu quero você em meus braços
Eu quero você como for
Eu quero você por que tudo
É nada sem ter seu amor
Eu quero Maria Tereza
Meu ódio esquecer se puder
O preço que for quero pagar
Para comprar você mulher…
Se fez algum sucesso, foi apenas no Rio de Janeiro
Que legal! Não sabia que Jandira Martini era tão antiga assim na TV. Pensei que sua estreia na Globo havia sido em “Sassaricando” em 1987!