Sinopse
Décadas de 1930 e 1940. Fundada por irlandeses, a cidadezinha de Serranias, Minas Gerais, é conhecida como a Cidade das Bruxas. O título, um tanto curioso, alimenta o turismo e o negócio de alguns. E a vergonha de outros.
Eva Sullivan é uma pianista famosa internacionalmente que, depois de dez anos na Irlanda, retorna à sua cidade-natal, que ela considera berço de pessoas medíocres e supersticiosas. À sua volta, mexe com a vida de todos, principalmente com a da irmã, Nina. Ao contrário de Eva, Nina é simples e nasceu com o dom para a magia, mas procura não exercê-lo.
Nina só não vai conseguir dominar os tais dotes quando perder o noivo, Conrado, para a irmã Eva. Ao reencontrar o rapaz, que um dia fora apaixonado por ela, Eva não pensa duas vezes e lança seu charme. Para ajudá-la a conquistá-lo de vez e tirar Nina de seu caminho, a pianista conta com o apoio de uma grande e perigosa aliada: Zilda, uma “bruxa do mal”.
Mesmo sofrendo por Conrado, Nina terá seus pretendentes, como Lucas, completamente apaixonado por ela, mas que não tem coragem de se declarar. As bruxas do bem e do mal de Serranias terão que enfrentar o historiador Flávio Falcão. Totalmente cético, ele chega à cidade para provar em sua tese de doutorado que bruxas não existem.
MALU MADER – Eva Sullivan
THIAGO LACERDA – Conrado O´Neill
MARIA FLOR – Nina
WERNER SCHÜNEMANN – Max (Maxmilliam Sullivan)
ELIANE GIARDINI – Pérola
CÁSSIA KISS – Zilda
LUÍS MELLO – Rafael
IRENE RAVACHE – Loreta
OSMAR PRADO – Joaquim
THIAGO RODRIGUES – Flávio Falcão
PIERRE KIWITT – Peter Gallagher
CAUÃ REYMOND – Lucas
ARACY BALABANIAN – Inácia
ISAAC BARDAVID – Zequinha
CLEYDE YÁCONIS – Dona Chica
ARACY ESTEVES – Medéia
RITA GUEDES – Matilde
MILENA TOSCANO – Elisa
CARL SCHUMACHER – Carlão
LÍVIA FALCÃO – Flora
BEATRIZ TRAGTENBERG – Neném
MIRIAM THERESA – Edméia
EMILIANO QUEIRÓZ – Padre Agnaldo
MAURÍCIO GONÇALVES – Padre Zuza
NICA BONFIM – Sofia
EDUARDO MANCINI – Gonzaga
ANA CAROLINA GODOY – Carol
MARCO PIGOSSI – Miguel
ISABELLE DRUMMOND – Gina
THIAGO DE LOS REYES – Bruno
MARCELLA VALENTE – Joice
PEDRO GARCIA NETTO – Bernardo
LARA RODRIGUES – Teca
BIA SION – Evelyn
BEL KUTNER – Berta
DANIELA FONTAN – Suzana
VINÍCIUS MANNE – Capitão Marques
NIZO NETO – Brasil
CHRIS COUTO – Eglantina
LIONEL FISCHER – Eurico
TAINÁ MÜLLER – Laura
JOÃO ACAIABE – Afonso
MARIA CLARA MATTOS – Rita
FERNANDA BIANCAMANNO – Celinha
MARC FRANKEN – Bento
DANIEL ERTHAL – Nicolau
IZAK DAHORA – Tadeu
MARCELA ROSIS – Nora
CLÁUDIO ANDRADE – William
RODRIGO GUIMARÃES – Jonathan
CAETANO O´MAIHLAN – Oscar
ROGÉRIO FARIA – Antônio
VÍVIAN PIMENTEL – Molly
RICK GARCIA – Tomaz
JACY MARQUES – Hilda
FÁBIO KELDANI – Mauro
JÚLIA OLIVA – Aninha
JOANA AZEVEDO – Alberta
CAIO GRACO – Artur
ANTÔNIO FRAGOSO – Jorge
as crianças
ANNA RITA CERQUEIRA – Clara
GUILLERMO HUNDADZE – Quinzinho
RAFAEL RITTO – Severino
e
ADRIANA RABELLO – Marta Sullivan (falecida mulher de Max, mãe de Eva e Nina)
BEATRIZ ROSSETI – Celinha (criança)
FÁBIO LENHAIOLI – Conrado (adolescente)
FLÁVIA COPPOLA – Teca (criança)
GABRIEL SCHER – Bento (criança)
GIULIA GAM – Regina (mulher que teve filhos com Joaquim, marido de Loreta, morre no início)
JAIME LEIBOVITCH – cumprimenta Zequinha pelo sucesso de Lucas
MARCELO SABACK – Jair Ferreira
MARCELO TORREÂO – narrador da radionovela
MICHAEL NIX – Bruno (criança)
PAULO COELHO – Simon (forma humana do Grande Dagda, que, na mitologia celta, é o Grande Senhor, deus da magia e da terra)
RAFAELA VICTOR – Carol (criança)
RAYANA FRANÇA – Gina (criança)
REBECA MOLINA – Eva (adolescente)
RODOLFO VALENTE – Miguel (criança)
– núcleo de EVA SULLIVAN (Malu Mader), pianista brilhante, mundialmente conhecida. Retorna ao Brasil depois de anos vivendo na Irlanda:
os pais MAXMILLIAM SULLIVAN, conhecido como MAX (Werner Schünemann), dono de uma mineradora, e MARTA (Adriana Rabelo), que morre no início
a filha CLARA (Rebeca Molina/ Anna Rita Cerqueira)
a tia PÉROLA (Eliane Giardini), irmã de Marta. Na verdade sua mãe, fato que todos desconheciam. Pérola teve um romance com Max, por quem ainda é apaixonada, e desse amor nasceu Eva, que ela pôs no lugar da filha morta da irmã, fazendo com que todos acreditassem que Marta fosse sua mãe. É uma “Valentina”, uma wicka do bem
a meia-irmã NINA (Maria Flor), filha de Max e Marta que herdou de suas antepassadas o dom excepcional de fazer magia, mas recusa a usá-los
o médico irlandês PETER GALLAGHER (Pierre Kiwitt), que teve um caso com Eva e, sentindo-se preterido, vinga-se, manipulando Eva com remédios que a fazem sentir fortes dores de cabeça e acreditar ter um tumor no cérebro
a arrumadeira RITA (Maria Clara Mattos), fofoqueira
a secretaria de Max, EGLANTINA (Chris Couto)
– núcleo de CONRADO O’ NEILL (Thiago Lacerda), noivo de Nina no início, que vê sua relação desmoronar com a chegada de Eva. Os dois se apaixonam e vivem um intenso romance, e desse amor nasce Clara:
os pais de criação JOAQUIM (Osmar Prado) e LORETA (Irene Ravache), que se torna amarga ao ser abandonada pelo marido
a mãe biológica REGINA (Giulia Gam), que se apaixona por Joaquim, causando o fim de seu casamento com Loreta, morre no decorrer da trama
a irmã CAROL (Ana Carolina Godoy)
os meios-irmãos, filhos de Regina e Joaquim: TECA (Lara Rodrigues), GINA (Isabelle Drumond) e QUINZINHO (Guilherme Hundage).
– núcleo de LUCAS (Cauã Reymond), primo, amigo e confidente de Conrado, que sempre alimentou um amor platônico por Nina, com quem se envolve quando ela e Conrado rompem:
os pais ZEQUINHA (Isaac Bardavid), dono de uma barbearia, e INÁCIA (Aracy Balabanian), irmã mais velha de Loreta, que trabalha para os Sullivan. É confidente de Pérola
a avó DONA CHICA (Cleyde Yáconis), mãe de Zequinha, primeira professora de piano de Eva
os irmãos MIGUEL (Marco Pigossi), namorado de Carol, e BRUNO (Thiago de Los Reys), apaixonado por Teca
o amigo FLÁVIO FALCÃO (Thiago Rodrigues), pesquisador que chega à cidade para fazer uma tese relacionada às lendas de bruxas. Apaixona-se por Nina. Na verdade é uma entidade do bem que protege as Valentinas
a manicure na barbearia MATILDE (Rita Guedes), que teve um breve romance com Lucas no início, envolve-se com Joaquim
o ajudante de Zequinha, GONZAGA (Eduardo Mancini), apaixonado por Matilde.
– núcleo de ZILDA (Cássia Kiss), possui poderes de feiticeira, mas esconde de todos que os usa para o mal, manipulando Carol. Alia-se a Eva para ajudá-la a conquistar Conrado:
o marido RAFAEL (Luís Mello), médico amigo da família Sullivan, confidente de Max e padrinho de Eva, único a saber do seu passado
a filha ELISA (Milena Toscano), amiga de Nina, apaixonada por Lucas
a empregada SUZANA (Daniela Fontan)
a ajudante de Zilda no museu, EVELYN (Bia Sion)
a enfermeira BERTA (Bel Kutner), de origem alemã, trabalha com Rafael, sua cúmplice.
– núcleo de CARLÃO (Carl Schumacher), dono da confeitaria e da pensão da cidade, alvo do amor de Eglantina:
a mulher FLORA (Lívia Falcão), baiana de quem morre de ciúmes. Os dois se separam
os filhos BENTO (Marc Franken) e CELINHA (Fernanda Biancamanno), amiga de Carol, apaixonada por Miguel
as tias EDMÉIA (Beatriz Tragtemberg) e NENÉM (Miryam Thereza).
– núcleo de BRASIL (Nizo Netto), dono do Pub O’Brasil, o ponto de encontro dos homens de Serranias. É um dos fundadores do Centro de Tradição Irlandesa, junto com Carlão e Zequinha:
as funcionárias no Centro de Tradição Irlandesa: NORA (Marcela Ross), JOYCE (Marcella Valente) e MOLLY (Vivian Pimentel).
– núcleo de PADRE AGNALDO (Emiliano Queiroz), pároco da igreja no início, é radicalmente contra qualquer manifestação de bruxaria na cidade:
o substituto PADRE ZUZA (Maurício Gonçalves), que enfrenta preconceito por ser negro. Torna-se amigo de Max e Rafael
a empregada da paróquia, SOFIA (Nica Bonfim).
– demais personagens:
MAGO SIMON (Paulo Coelho), forma humana do grande Dagma, que na mitologia Celta é o grande senhor deus da magia e da terra. Adquire forma humana sempre que uma de suas Valentinas está em perigo
MEDÉIA (Aracy Esteves), mulher misteriosa que mora no alto de uma colina em companhia de seu gato Torik
os funcionários da mineradora de Max: NICOLAU (Daniel Erthal), WILLIAM (Cláudio Andrade), JONATHAN (Rodrigo Guimarães), OSCAR (Caetano O’Maihlan), BERNADO (Pedro Garcia Neto) e ANTÔNIO (Rogério Faria).
Bruxas rejeitadas
Depois de mais de dez anos atuando como colaboradora, Elizabeth Jhin assinava sua primeira novela solo. Entre 2004 e 2005, ela foi com Antônio Calmon titular de Começar de Novo.
Eterna Magia retratou uma comunidade de descendentes de irlandeses em Minas Gerais. Para desenvolver sua história sobre bruxas boas e más, a autora inspirou-se nas “wiccans”, mulheres que praticam a religião Wicca. Apesar de a trama se passar na década de 1940 do século 20, a religião Wicca só começou a ser divulgada a partir dos anos 1950.
As bruxas boas da novela eram chamadas de valentinas e as más, de rasputinas. Cássia Kiss viveu uma das rasputinas e seu visual foi inspirado no da atriz Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada (2006).
O público torceu o nariz para as bruxas de Eterna Magia. Com a baixa audiência que a novela vinha tendo, aproveitou-se a passagem da primeira para a segunda fase da história para mudar muita coisa. Bruxarias e o tom soturno em ambientações e caracterizações foram suprimidos ou minimizados.
Nova abertura
A segunda fase começou no último bloco do capítulo 32, exibido em 18/06/2007. A partir do capítulo seguinte, entrou no ar a nova abertura da novela, que apresentou algumas poucas alterações, como uma nova edição e cenas dos protagonistas inseridas nas imagens.
O tema de abertura foi substituído: saiu a música instrumental e entrou uma música romântica: a gravação por Sidney Magal de “Nada Além” – que, na voz de Nelson Gonçalves, embalara a abertura de outra novela anteriormente, Vida Nova (1988-1989).
Tudo isso fez parte das alterações na novela para tentar cativar audiência. Até deu certo, mas Eterna Magia está longe de ser considerada um sucesso.
Em um rearranjamento dos créditos de abertura, o nome da atriz Rita Guedes acabou por aparecer duas vezes. O erro foi logo corrigido.
Elenco
A atriz Irene Ravache, que viveu a personagem Loreta, foi indicada ao prêmio norte-americano Emmy (o Óscar da televisão) como melhor atriz por sua interpretação em Eterna Magia.
O escritor Paulo Coelho participou do primeiro capítulo da trama, como o mago Simon, narrando um texto que apresentava a história e contracenando com a atriz Maria Flor. Sua aparição foi gravada na Dinamarca. Para gravar essa sequência, uma equipe da Globo foi até este país, onde o escritor estava recebendo um prêmio.
Para o personagem Peter Gallagher, a produção da novela foi buscar atores ingleses ou irlandeses que morassem em seus países, mas que falassem a língua portuguesa. O escolhido foi o alemão Pierre Kiwitt, que não falava o português fluentemente e, portanto, teve de aprimorar o idioma.
Primeira novela de Isabelle Drummond, Lara Rodrigues e Izak Dahora, egressos do Sítio do Picapau Amarelo. Também a primeira novela do ator Marco Pigossi e das atrizes Tainá Müller e Daniela Fontan.
Locações no exterior
As primeiras gravações começaram em fevereiro de 2007 (logo após o Carnaval), em Dublin, na Irlanda. A gravações depois prosseguiram no Mato Grosso.
Trilha sonora nacional
01. ACONTECE QUE SOU BAIANO – Claudia Leitte e Dudu Nobre (tema de Flora e Carlão)
02. O SAMBA DA MINHA TERRA – Gustavo Lins (tema geral)
03. PRA MACHUCAR MEU CORAÇÃO – Gal Costa (tema de Eva)
04. NADA ALÉM – Sidney Magal (tema de abertura 2ª fase)
05. EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA – Pedro Camargo Mariano (tema de Loreta)
06. O TEMPO ME GUARDOU VOCÊ – Ivan Lins (romântico geral)
07. BOA NOITE, MEU AMOR – Elis Regina (tema de Pérola e Max)
08. VELHO REALEJO – Jair Rodrigues (tema de locação – Serranias)
09. CABELOS BRANCOS – Silvio Caldas (tema de Joaquim e Matilde)
10. SEGREDO – Dalva de Oliveira (tema de Inácia e Zequinha)
11. SE TU SOUBESSES – Zé Renato (tema de Lucas)
12. SOMOS DOIS – Dick Farney (tema de Miguel e Carol)
13. LÁBIOS QUE BEIJEI – Orlando Silva (tema de Nina)
14. POUT-POURRI ETERNA MAGIA: CONCERTO Nº 2 IN C MINOR FOR PIANO AND ORCHESTRA – Claudio Abbado e Alberto Rosenblit (tema de abertura 1ª fase)
Sonoplastia: Marcos Caetano e Laércio Salles
Produção musical: Alberto Rosenblit
Direção musical e seleção de repertório: Mariozinho Rocha
Trilha sonora internacional
01. MOONLIGHT SERENADE – Carly Simon (tema de Carol e Miguel)
02. BECAUSE OF YOU – Tony Bennett (tema de Flávio)
03. I´VE GOT YOU UNDER MY SKIN – Cídia e Dan (tema de Conrado e Eva)
04. I ONLY HAVE EYES FOR YOU – Laura Fygi (tema de Nina e Lucas)
05. CONTIGO EN LA DISTANCIA – Luis Miguel (tema de Max e Pérola)
06. AT LAST (sing version) – Etta James (tema romântico geral)
07. THAT OLD BLACK MAGIC (sing version) – Judy Garland
08. NIGHT AND DAY (album version) – Ella Fitzgerald (tema de locação – Serranias)
09. BRAZIL (AQUARELA DO BRASIL) – The Dinning Sisters (tema de locação – Rio de Janeiro)
10. EMBRACEABLE YOU – The Pied Pipers
11. A STRING OF PEARLS – Glenn Miller And His Orchestra
12. STORMY WEATHER (KEEPS RAININ´ ALL THE TIME) – Instrumental (tema de Lucas)
Seleção de repertório: Mariozinho Rocha
Tema de abertura (2ª fase): NADA ALÉM – Sidney Magal
Nada além
Nada além de uma ilusão
Veja bem
É demais para o meu coração
Acreditando em tudo
Que o amor mentindo sempre diz
Eu vou vivendo assim feliz
Na ilusão de ser feliz
Se um amor
Só nos causa sofrimento e dor
É melhor
Bem melhor a ilusão do amor
Eu não quero e nem peço
Para o meu coração
Nada além
De uma linda ilusão…
Ainda hoje, 16 anos depois, lembro da perturbadora cena em que a rasputina-mor Zilda (Cássia Kis Magro) lança um castigo sobre Berta (Bel Kutner) que, quando esta se mira no espelho – Deus me defenda! –, esta se vê com o rosto deformado e desmaia, aí a vilã Zilda depois se vê no espelho sorridente. Fico perturbado até hoje só de lembrar.
A primeira abertura era emocionante, na mudança alterou o clima de mistério da nova. Uma boa novela, assisti na pandemia no YouTube.