Sinopse
Vladimir, o Conde Drácula, deixa a Transilvânia e vem para o Brasil à procura de seu filho Rafael, que havia sido levado ainda pequeno pela sua ama, Ana.
Vladimir reencontra o filho, mas se apaixona pela mulher dele, Cecília, que acredita ser a reencarnação de seu único amor do passado. Ainda enfrenta a poderosa Dona Marta Matos Lacerda, em uma relação misteriosa.
RUBENS DE FALCO – Vladimir
CARLOS ALBERTO RICCELLI – Rafael
BRUNA LOMBARDI – Cecília
CLEYDE YÁCONIS – Dona Marta Matos Lacerda
ISABEL RIBEIRO – Ana
PAULO GOULART – Jonathan
SERAFIM GONZALEZ – Tonico
YARA LINS – Olívia
ARLETE MONTENEGRO – Beatriz
SANDRA BARSOTTI – Nina
PAULO CASTELLI – Fernando
MARCOS PLONKA – Honorato
BÁRBARA FAZIO – Vera
CLÁUDIA ALENCAR – Alcina
AMILTON MONTEIRO – Rômulo
FLÁVIO GALVÃO
ANAMARIA DIAS
MIRIAM MEHLER
ELIAS GLEIZER
ABRAHÃO FARC
EMILIO BIASI
LIA DE AGUIAR
EDSON CELULARI
DEBORAH SEABRA
VIC MILITELLO
OSLEI DELANO
OSWALDO BARRETO
CARLOS MECENI
STELA MAIA
EDUARDO SILVA
ROSANGELA BEATO MOURA
ARMANDO AZZARI
MARIA HELENA STEINER
Bóris
MATHEUS CARRIERI – Dudu
Novela sobre Drácula
A ideia de fazer uma novela sobre o Conde Drácula surgiu após o diretor Walter Avancini inteirar-se do sucesso do personagem com o qual o ator Frank Langella se apresentava na Broadway, em Nova York, na época. A TV Tupi, em sua fase decadente, resolveu encarar a produção. O supervisor Álvaro Moya chamou Rubens Ewald Filho para escrever a novela.
Todo o elenco de Drácula foi escolhido pelo próprio Avancini. As gravações aconteceram na cidade ferroviária de Paranapiacaba (SP), pois a ambientação e atmosfera lembravam muito a Inglaterra, com direito a fog londrino.
Produção suspensa e nova emissora
Drácula até poderia ter dado certo, mas Avancini foi demitido da emissora pouco antes de a novela estrear. A produção foi suspensa e, dos 10 capítulos escritos, apenas 4 foram ao ar.
A Tupi entrava em sua derradeira crise, fechando suas portas meses depois (em 18/07/1980), exatamente quando Drácula encontrara outra emissora – a TV Bandeirantes – para exibir sua história – com o título alterado para Um Homem Muito Especial.
Walter Avancini foi para a nova emissora e levou a novela consigo. Rubens Ewald Filho reescreveu os 10 primeiros capítulos. Na versão da Band, a trama ganhou menos cenários, mais violência e nudez e ainda mais atores.
E mais
O tema de abertura da novela era a música “Classical Gas”, do compositor Larry Fast (também conhecido como Synergy).
O vampirismo – dessa vez com humor – foi abordado por Antônio Calmon em duas novelas na Globo: Vamp (1991) e O Beijo do Vampiro (2002).
Deixe um comentário