Sinopse
Diogo é um juiz íntegro que vive um dilema. Pai de Felipe, é casado há décadas com a submissa Antônia. Reconhecido profissionalmente por suas posições conservadoras, na verdade ele mantem uma relação de aparências com a mulher, apenas para preservar a instituição familiar, já que é perdidamente apaixonado pela bela Betina e os dois vivem um caso.
Decididos a assumirem de vez essa relação, Diogo e Betina planejam uma viagem juntos. Contudo, ele acaba não tendo coragem de abandonar Antônia e deixa a amante esperando no aeroporto. Ao perceber que o amado não conseguiu levar seus planos adiante, Betina se desespera e acaba sofrendo um grave acidente de carro.
A morte cerebral de Betina é diagnosticada e seu coração é transplantado na jovem Paloma, que sofre de um mal congênito e estava há meses na fila do transplante. Ao saber da morte de Betina e do transplante de seu coração, Diogo, culpado, fica obcecado pela ideia de se aproximar de Paloma, achando que assim estaria próximo do coração da mulher que amou.
Paloma também vivia um dilema. Abandonou o noivo rico, Tavinho, no altar para se unir a Juca, seu primeiro namorado. Juca, por sua vez, esconde dela que trabalha como stripper no Clube das Mulheres. O rapaz tem como amigo o misterioso garçom Vidal. Inteligente e intelectualizado, Vidal exerce forte influência sobre Juca, ao ponto de ele agir conforme suas orientações.
Instruído por Vidal, Juca se aproxima de Stella, senhora rica, ousada e independente que frequenta o Clube das Mulheres. Stella e Juca se envolvem sem desconfiarem que Vidal manipula o rapaz para se vingar dela. Enquanto isso, Paloma, cada vez mais distante de Juca, acaba cedendo à paixão de Diogo, sem saber de sua ligação com Betina, a doadora de seu coração.
TARCÍSIO MEIRA – Diogo Santos Varela
CRISTIANA OLIVEIRA – Paloma Bianchi
VICTOR FASANO – Juca (Joaquim José Marcondes)
BEATRIZ SEGALL – Stella Peçanha
CARLOS VEREZA – Vidal (José Augusto Alcântara)
BETTY FARIA – Antônia Santos Varela
FÁBIO ASSUNÇÃO – Caio Pastore
DANIELLA PEREZ – Yasmin Bianchi
STÊNIO GARCIA – Domingos Bianchi
MARILU BUENO – Lací Bianchi
NATHÁLIA TIMBERG – Nágila Pastore
EVA TODOR – Calú
HUGO GROSS – Tavinho (Otávio Pastore)
GUILHERME LEME – Gino
VERA HOLTZ – Simone Guedes
EWERTON DE CASTRO – Guedes
JOSÉ MAYER – Caíque (Carlos Henrique Lopes Jordão)
MARIA ZILDA BETHLEM – Bia (Beatriz Junqueira Lopes Jordão)
RENÉE DE VIELMOND – Helena Zimer
ERI JOHNSON – Reginaldo
GUILHERME DE PÁDUA – Bira
HUGO CARVANA – Agenor
ARACY CARDOSO – Celinha
MARIA REGINA – Guiomar
CARLA DANIEL – Sheila Maria
NEUZA BORGES – Terê (Terezinha Almeida de Jesus)
TONICO PEREIRA – Vado
MAURÍCIO BRANCO – Felipe Santos Varela
MÁRIO LAGO – Desembargador Veiga Neto
MARCELO PICCHI – Atílio
JOÃO VITTI – Nando
LIZANDRA SOUTO – Patty
MARCELO FARIA – Beto
PAULETTE (PAULO BACELLAR) – Inácio
JULIANA TEIXEIRA – Verinha
PATRÍCIA NOVAES – Aninha
MÁRCIA REAL – Sálvia
IDA GOMES – Bela
REJANE GOULART – Júlia
DESIRÉE VIGNOLLI – Mércia
MELISE MAIA – Neuma
as crianças
EDUARDO CALDAS – Pinguim (Osvaldo Almeida de Jesus)
ARON HASSAN – Júnior (Carlos Henrique Lopes Jordão Jr.)
e
ADELAIDE PALETTE (ADELAIDE CONCEIÇÃO) – moradora da vila
ANA BUGARIN – moradora da vila
ANA PAULA GRECCO – moradora da vila
ÂNGELO PAES LEME – um dos clientes das vendas clandestinas de Felipe
BRUNA LOMBARDI – Betina (amante de Diogo, morre no início, seu coração é transplantado em Paloma)
CARLINHOS DE JESUS como ele mesmo, interessa-se pela dança de Yasmin
CHRISTIANA KALACHE – amiga repórter de Beto
EDI MAURE – funcionário do Clube das Mulheres
EDIMUNDO LIPE – morador da vila
ELIAS TUFY – morador da vila
FABIANO CORREIA – morador da vila
FELÍCIA BRITES – moradora da vila
FELIPE WAGNER – Meireles (detetive contatado por Stella para lhe fornecer informações sobre Vidal)
FLÁVIA BONATO – moradora da vila
GILBERTO MACIEL – morador da vila
HELOÍSA PÉRISSÉ – cliente na loja atendida por Patty
HEMÍLCIO FRÓES – Dr. Ribeiro (advogado de Nágila)
IVA FEINGOLD – moradora da vila
IVAN SENNA – advogado que trata da separação de Simone e Guedes
IVONE HOFFMAN – enfermeira da clínica psiquiátrica onde Simone é internada
JENA KOPELMANN – moradora da vila
JOÃO DUARTE – oficial de Justiça
JOSÉ AUGUSTO como ele mesmo, grava a música “Bate Coração”, composta por Caíque
LUCIANO PEREZ – morador da vila
LUCIANO SPALLA – funcionário do Clube das Mulheres
LUCY MAFRA – Tiana (empregada de Antônia e depois de Stella)
LUÍS MAGNELLI – delegado de polícia
MÁRCIA BARROS – funcionária do Clube das Mulheres
MARCOS MANZANO – apresentador do Clube das Mulheres
MARIA ADÉLIA – Meire (empregada de Nágila)
MARIA GLADYS – moradora da vila
MÁRIO BORGES – Dr. Eder (analista de Reginaldo)
MÁRIO FAINI – funcionário do Clube das Mulheres
MAURI AKLANDER – morador da vila
MAURÍCIO GIMENES – funcionário do Clube das Mulheres
MILTON GONÇALVES – Juiz Francisco Olavo (decide a questão das crianças trocadas)
MÔNICA CHAVANTES – Lurdes (babá de Júnior)
NARDEL RAMOS – morador da vila
NELSON SOARES – morador da vila
NILDO PARENTE – juiz que julga o processo de sindicância movido contra Diogo
NORTON NASCIMENTO – Marco (amigo de Bia de quem Caíque sente ciúmes)
PAULO FIGUEIREDO – médico de Paloma
PEDRO PAULO – promotor
PEDRO PIMENTEL – gótico, amigo de Reginaldo
PEDRO TEIXEIRA – morador da vila
PEPE POLIESI – escrivão no gabinete de Diogo
RAUL GUTIERRES – funcionário do Clube das Mulheres
ROULIN VIEIRA – morador da vila
RUBEM FARIA – morador da vila
RUTH DE SOUZA – mãe de Terê
SACY – morador da vila
SANDRO SOLVIAT – Severino Granjeiro (funcionário do Clube das Mulheres)
SYLVIA MASSARI – Eleonor (amiga de Stella)
THELMA RESTON – mulher que faz o parto da Paloma
TONY TORNADO – caminhoneiro que dá carona para Paloma sentindo as dores do parto
WAGNER SILVEIRA – funcionário do Clube das Mulheres
Guaraci Coutinho (advogado de Caíque no processo de separação de Bia)
Rosa (empregada de Antônia)
Sala (nova empregada de Antônia)
Tânia (empregada de Bia)
Valdete (empregada de Guedes e Simone)
– núcleo de DIOGO (Tarcísio Meira), juiz honesto que conduz com rigor tanto a vida profissional quanto a pessoal. Reconhecido profissionalmente por suas posições conservadoras, na verdade mantem uma relação de aparências com a esposa apenas para preservar a instituição familiar, já que o casamento acabou, tem uma amante e sente dificuldades em lidar com o filho:
a esposa ANTÔNIA (Betty Faria), mulher submissa, mas que não aceita o fim do casamento e tudo faz para mantê-lo
o filho FELIPE (Maurício Branco), protegido pela mãe, tem uma relação conflituosa com o pai. Estuda Direito, mas não segue o exemplo do pai
a amiga de Antônia, STELLA (Beatriz Segall), professora universitária culta, moderna, liberada, prática e de temperamento forte. Frequentadora assídua do Clube das Mulheres
o amigo e conselheiro DESEMBARGADOR VEIGA NETO (Mário Lago), uma espécie de esteio moral em sua profissão e, inclusive, na vida particular
os funcionários no escritório ATÍLIO (Marcelo Picchi) e NANDO (João Vitti)
as secretárias MÉRCIA (Desirée Vignoli), mulher de Atílio, e NEUMA (Melise Maia)
a amante BETINA (Bruna Lombardi), mulher passional com quem vive uma paixão avassaladora. No dia em que Diogo planeja abandonar a mulher e viajar com Betina, desiste, deixando-a esperando no aeroporto. Transtornada, Betina acaba sofrendo uma acidente de carro e morre, o que abala Diogo profundamente.
– núcleo de PALOMA (Cristiana Oliveira), jovem de saúde frágil que luta em busca de um doador compatível na fila de transplantes de coração. Abandona o noivo rico no altar para fugir com um antigo namorado. É nela que o coração de Betina é transplantado, fazendo com que Diogo, sentindo-se culpado pela morte da amante, se aproxime de Paloma. Os dois acabam apaixonados:
os pais DOMINGOS (Stênio Garcia) e LACÍ (Marilu Bueno), que passam por dificuldades financeiras. Tudo fazem pelas duas filhas
a irmã YASMIN (Daniella Perez), garota bonita, extrovertida, alegre e cheia de vida. Seu maior sonho é tornar-se dançarina e realizar-se de sua arte. Ao longo da trama, aceita um convite para dançar nos Estados Unidos
a amiga ANINHA (Patrícia Novaes).
– núcleo de VIDAL (Carlos Vereza), homem soturno e misterioso que trabalha no Clube das Mulheres como garçom. É inteligente e intelectualizado. Esconde suas verdadeiras intenções. Descobre-se ter uma obsessão por Stella, por quem foi usado no passado, e, por isso, a persegue:
o stripper JUCA (Vítor Fasano), antigo namorado de Paloma com quem ela fugiu no dia de seu casamento. Esconde dela que trabalha no Clube das Mulheres. Vidal manipula Juca para que ele se envolva com Stella, que acaba apaixonada pelo rapaz, o que vai minar a relação dele com Paloma.
– núcleo de NÁGILA (Nathalia Timberg), antiga paixão de Domingos, do passado. Sente ódio dele por ter sido preterida. Paloma, noiva de seu filho, o abandona no altar, fazendo com que Nágila odeie ainda mais a família de Domingos. Por vingança, toma a casa dele e sua transportadora, fazendo com que sua família passe necessidade. Contudo seu outro filho envolve-se com Yasmin, para o seu desespero:
os filhos: TAVINHO (Hugo Gross), não consegue se recuperar por ter sido abandonado no altar por Paloma, o que afeta seu lado psíquico,
e CAIO (Fábio Assunção), apaixonado por Yasmin, mas o romance é conturbado por causa das desavenças entre seus pais. Caio então casa-se com outra moça e Yasmin aceita o convite para dançar nos Estados Unidos. Mas ele ainda pensa nela
a irmã CALU (Eva Todor), diferente dela, é alegre, expansiva e tem bom coração. Por causa de seus temperamentos opostos, as duas vivem em conflito.
– núcleo de CAÍQUE (José Mayer), arquiteto, irmão de Betina, e a mulher BIA (Maria Zilda Bethlem). O casamento passa por uma crise. Quando o filho do casal nasceu, o bebê foi trocado na maternidade. Assim, criaram uma criança que não era deles, fato que descobrem anos depois:
o filho pequeno JÚNIOR (Aron Hassan), que fora trocado na maternidade e tem outra família que desconhece
as sogras: BELA (Ida Gomes), mãe de Caíque, e SÁLVIA (Márcia Real), mãe de Bia. São amigas
o amigo de Bia, MARCO (Norton Nascimento), dos tempos da faculdade, que ela reencontra. Os dois acabam se envolvendo, o que leva Caíque a questionar se Júnior é filho seu ou de Marco
a amante de Caíque, HELENA (Renée de Vielmond), bela advogada
a amiga de Helena, JÚLIA (Rejane Goulart).
– núcleo de TERÊ (Neusa Borges), mulher simplória, moradora da favela. É a verdadeira mãe de Júnior, que foi trocado na maternidade. Sem saber, criou o filho de Bia e Caíque achando que fosse seu:
o marido VADO (Tonico Pereira), um boa-vida, dependente dela
o filho pequeno PINGUIM (Eduardo Caldas), na verdade filho de Bia e Caíque.
– núcleo de GUEDES (Ewerton de Castro), amigo de Diogo e Caíque. Homem extremamente metódico e conservador, beirando a caricatura. Tem um relacionamento frio com a família:
a mulher SIMONE (Vera Holtz), um tanto reprimida, submissa ao marido. Amiga de Antônia e Stella. Escondida do marido, passa a frequentar o Clube das Mulheres por influência de Stella. Acaba envolvendo-se com um stripper, bem mais jovem que ela
os filhos: PATTY (Lizandra Souto), casa-se com Caio, mas o casamento fracassa porque ele ainda ama Yasmin,
e BETO (Marcelo Faria).
– núcleo de AGENOR (Hugo Carvana), vizinho de Domingos. Militarista que tem fascínio por atos heroicos, exercendo seu comando frustrado pelas ruas do bairro:
a mulher CELINHA (Aracy Cardoso)
o filho GINO (Guilherme Leme), o orgulho dos pais. Diz que estuda Engenharia à noite, mas os pais nem imaginam que, na verdade, ele nunca pisou na faculdade. Gino sai todas as noites para dar expediente no Clube das Mulheres, como stripper. Torna-se amante de Simone.
– núcleo de REGINALDO (Eri Johnson), rapaz introvertido que adota o estilo gótico de viver, para o desespero da mãe. Sente uma paixão platônica por Yasmin, de quem coleciona objetos que a jovem deixa cair pelo bairro e leva para o altar em devoção a ela que montou em seu quarto:
a mãe GUIOMAR (Maria Regina), mulher exagerada, dramática e tragicômica. Não aceita o modo de vida “esquisito” do filho e está a todo momento repreendendo-o
a irmã SHEILA MARIA (Carla Daniel), vive em meio às brigas entre a mãe e o irmão. Torna-se policial.
– núcleo de BIRA (Guilherme de Pádua), namorado de Sheila Maria no início, mas acaba apaixonado por Yasmin, com quem vive um relacionamento conturbado por causa de seu ciúme. Alia-se a Paloma, criando um ônibus clandestino que transporta moradores, para tentar recuperar a transportadora do pai dela. Muda-se de cidade quando Yasmin parte para o exterior:
a irmã VERINHA (Juliana Teixeira)
o amigo INÁCIO (Paulette), seu companheiro no ônibus clandestino.
Retorno ao horário nobre
Com o término de Pedra Sobre Pedra, a novela substituta seria Renascer (de Benedito Ruy Barbosa), mas sua produção atrasou. Glória Perez, então, passou na frente, apresentando De Corpo e Alma, que marcava o seu retorno ao horário nobre da Globo após um hiato de seis anos (a última novela nesta faixa havia sido Partido Alto, em 1984) e o sucesso de Barriga de Aluguel (1990-1991), às 18 horas.
De Corpo e Alma teve coprodução da emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Na época, a Rede Globo tinha 15% das ações do canal português.
Transplante de órgãos e Clube das Mulheres
A abordagem do transplante e doação de órgãos foi destaque na trama da novela e sua maior promoção. Na semana de estreia de De Corpo e Alma, o Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, que estava há dois meses sem uma única doação, recebeu nove órgãos para transplante.
A autora Glória Perez narrou a André Bernardo e Cíntia Lopes, para o livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”, por que inseriu a campanha de transplante de órgãos em De Corpo e Alma:
“No Incor, visitei várias pessoas que estavam esperando o transplante. (…) O que eu queria saber era porque os médicos proibiam que o transplantado conhecesse a família do doador. Acontece que todo transplantado entra num barato de que algo mudou dentro dele. De que, após o transplante, passa a ser habitado por sentimentos que não são os seus. E geralmente isso muda a vida do transplantado. (…) Então eles entram numa obsessão. Encontrar o doador é como saber mais sobre si próprio, é como uma psicanálise, um autoconhecimento. É por isso que os médicos proíbem o encontro com a família do doador. Porque corre-se o risco de acontecer um conflito enorme de identidade.”.
A autora também apresentou na trama a inversão de papeis entre homens e mulheres. Para isso, usou as boates de strip-tease masculino e acabou ajudando a popularizar os clubes de mulheres, que proliferaram no país.
Clube das Mulheres, aliás, foi o primeiro título pensado para a novela. (“Almanaque da TV”, Bia Braune e Rixa)
Assassinato de Daniella Perez
Entretanto, a maior repercussão gerada pela novela foi fora da ficção e chocou o país: a morte da atriz Daniella Perez, filha de Glória Perez, aos 22 anos de idade, brutalmente assassinada com 18 punhaladas pelo seu colega de elenco Guilherme de Pádua e a mulher dele, Paula Thomaz, na noite do dia 28/12/1992. A novela encaminhava para a reta final e, neste dia, exibia o capítulo 127.
Na trama, Daniella e Guilherme viviam o par Yasmin e Bira, em um conturbado e passional relacionamento que tinha sido construído apenas para despistá-la de seu verdadeiro amor, Caio, personagem de Fábio Assunção.
Naquela tarde de 28 de dezembro, Daniella e Guilherme gravaram a última cena juntos, em que seus personagens terminavam o namoro, e que provavelmente só iria ao ar em meados de janeiro de 1993. Por volta das 21h30, enquanto a novela era exibida, Daniella Perez foi levada a um lugar ermo na Barra da Tijuca e assassinada por Guilherme de Pádua e sua mulher.
Os julgamentos dos criminosos só aconteceram em 1997, mais de quatro anos após o crime. Condenados por homicídio duplamente qualificado, com motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima, Guilherme de Pádua e Paula Thomaz cumpriram menos de 7 dos 19 anos e 6 meses (ele) e 15 anos (ela) a que foram condenados em regime fechado.
A indignação popular com o assassinato de Daniella Perez resultou na alteração da legislação penal, que passou a incluir o homicídio qualificado no rol dos crimes hediondos, graças aos esforços de Glória Perez, que encabeçou uma campanha – que resultou em 1,3 milhão de assinaturas – e conseguiu fazer passar a primeira iniciativa popular de projeto de lei a se tornar lei efetiva (Lei 8.930/1994) na história do Brasil.
O assassinato da atriz também teve repercussão em outros países, como os Estados Unidos (onde foi noticiado pela CNN), Portugal e China.
Em julho de 2022, a HBO Max lançou a série documental Pacto Brutal, o Assassinato de Daniella Perez, dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, em cinco episódios que esmiúçam todo o caso, da noite do crime até o julgamento dos assassinos e seus destinos.
Novela sem Yasmin
Mesmo abatida pela tragédia, Glória Perez conduziu sua novela até o fim, mas solicitou à direção da Globo que o destino de Yasmin e Bira, fosse escrito por outro roteirista. Durante os sete dias que seguiram ao crime, Gilberto Braga, Leonor Bassères e Ana Maria Moretzsohn assumiram a responsabilidade de escrever os capítulos de De Corpo e Alma e dar uma solução para o desaparecimento dos personagens. (*)
A delicada missão começou pela revisão dos capítulos já escritos que incluíam a participação dos dois atores. Segundo Gilberto, Glória fez apenas um pedido: “Não quero qualquer tipo de vingança contra o Bira.”
Leonor Bassères contou que eles decidiram tirar imediatamente a imagem do personagem do ar. As cenas já gravadas por Guilherme de Pádua foram simplesmente eliminadas da trama, enquanto o personagem Bira mudou-se de cidade e seu nome nunca mais foi citado na história. (*)
Yasmin ficou ainda uma semana no ar. Gilberto, Leonor e Ana Maria aproveitaram o perfil da personagem, uma bailarina, para criar uma saída de cena que fizesse sentido dramaturgicamente. A jovem recebeu um convite para dançar profissionalmente no Caribe, fato mencionado por outros personagens, e assim a personagem “viajou”. A última cena de Daniella Perez foi exibida em 19/01/1993. (*)
Ao final do primeiro capítulo sem Daniella Perez, os atores e o diretor Fábio Sabag prestaram uma homenagem à atriz com depoimentos gravados e a história prosseguiu.
Depois de uma semana, Glória Perez retomou seu trabalho e aproveitou para incluir mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça e a inadequação do Código Penal.
Um final para Yasmin foi gravado para a versão comercializada para o exterior. No Brasil, as quatro cenas que explicam a viagem de Yasmin permanecem inéditas. As sequências contaram com as participações dos pais da personagem, Domingos e Lací (Stênio Garcia e Marilu Bueno), da irmã Paloma (Cristiana Oliveira), de um figurante, que fazia o empresário interessado em contratar a dançarina, e uma sósia de Daniella Perez. Em uma das cenas, gravadas no Aeroporto do Galeão (RJ), foi mostrado o embarque de Yasmin para o exterior. Na última tomada, gravada no Jardim Botânico, Paloma lia uma carta enviada pela irmã. (jornal O Globo, 25/08/1996)
Sobre as forças para continuar a novela após a tragédia, Glória Perez narrou ao livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”:
“Senti que precisava defendê-la [a filha] e, para tal, tinha de fazer o esforço sobre-humano de ser mais forte que a dor. Por isso continuei a novela. Como um exercício de manter um vínculo com o real. Eu trabalhava e, ao mesmo tempo, fazia a campanha pela mudança da lei. Corria atrás das provas e das testemunhas. Eu não sou a única mãe que fez isso. Mãe de filho assassinado, no Brasil, não tem direto a luto. Ou ela se mexe ou acaba ficando por isso mesmo.”
* “Gilberto Braga, o Balzac da Globo”, Artur Xexéo e Maurício Stycer.
Outras abordagens
O entrecho secundário da troca de crianças na maternidade sensibilizou o público. O casal Caíque e Bia (José Mayer e Maria Zilda) criaram o menino Júnior (Aaron Hassan), filho de Terê e Vado (Neuza Borges e Tonico Pereira), enquanto estes criaram Pinguim (Eduardo Caldas), filho de Caíque e Bia. A novela discutiu o direito de guarda de uma criança, já explorado pela autora em Barriga de Aluguel (1990-1991). Em De Corpo e Alma, a questão era entender o que acontece a um casal que descobre que a criança criada e educada por eles não é sua filha biológica.
Por sua atuação, Neuza Borges foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor atriz coadjuvante da TV em 1992.
A passividade de Antônia (Betty Faria) – uma esposa traída – perturbou as telespectadoras, mas Glória Perez manteve o perfil da personagem. Para a autora, ninguém gostava de se ver fraca, perdedora – e era isso que estava incomodando as “Antônias” da vida.
O público gostou da trama do relacionamento extraconjugal de Simone (Vera Holtz), casada com Guedes (Ewerton de Castro), de caso com o jovem stripper Gino (Guilherme Leme), que escondia dos pais o trabalho noturno, mentindo que fazia faculdade.
Por meio da exótica figura de Reginaldo (Eri Johnson), o grande público ficou conhecendo o movimento gótico (nascido na Alemanha na década de 1970). O personagem tinha uma aparência agressiva – vestia-se de preto, usava maquiagem pesada, cabelos espetados e garras nos cintos –, mas agia como um poeta do final do século, um ultrarromântico.
Elenco
O diretor Roberto Talma queria Alexandre Frota para o papel de Bira, motorista de ônibus que viveria um passional relacionamento com Yasmin (Daniella Perez). Porém o ator estava concluindo sua participação na novela das sete Perigosas Peruas e não foi liberado pelo autor Carlos Lombardi. O personagem ficou com o estreante Guilherme de Pádua, escolhido por meio do banco de atores da Globo, após um teste.
Primeiro trabalho na Globo da atriz Cristiana Oliveira, egressa das novelas da TV Manchete.
Estreia na televisão da veterana atriz Maria Regina e do ator Maurício Branco.
Também a primeira novela da atriz Patrícia Naves (que na época assinava Novaes).
Cenografia
O núcleo de produção de arte trabalhou em parceria com a equipe de cenografia na composição dos hospitais que apareciam em cena. A equipe reproduziu setores hospitalares, como a emergência, o CTI e os quartos, além de todos os objetos usados em atendimentos de acidentados, cardíacos e transplantados. (Site Memória Globo)
O cenário do Clube das Mulheres exigiu um tratamento diferenciado quanto à iluminação. Para criar o clima do ambiente, demandou-se a construção de uma forte estrutura de aço que suportasse a quantidade de refletores. As cenas contavam com cerca de 150 figurantes, além dos atores. (Site Memória Globo)
Trilha sonora
Duas músicas da trilha sonora internacional ficaram para sempre associadas à novela.
A dançante “Rhythm is a Dancer”, do grupo alemão de música eletrônica Snap!, ambientava as apresentações dos dançarinos do Clube das Mulheres da trama e acabou se tornando uma espécie de “hino oficial” dos clubes de mulheres que se popularizaram no Brasil por causa da novela.
Já a balada “Wishing on a Star”, regravação do grupo feminino nova-iorquino The Cover Girls, embalou a personagem Yasmin, que sonhava em ser uma dançarina famosa. Na realidade, a música da novela ficou mais associada à atriz Daniella Perez, após o seu assassinato.
Trilha sonora nacional
01. CONTRATO ASSINADO – Sandra de Sá (tema de Simone e tema das vinhetas de intervalo)
02. MINHA TENTAÇÃO – Wando (tema de Helena)
03. SONHO TRISTE (UNO) – Julio Iglesias (tema de Diogo)
04. BATE CORAÇÃO (TEU OLHAR) – José Augusto (tema de Caíque)
05. ALGUÉM NO CÉU – Trem da Alegria e Roupa Nova (tema de Júnior)
06. BETINA – André Sperling (tema de Betina)
07. TEU OLHAR – Hay Kay (tema de Tavinho)
08. ROMANCE ROSA (BACHATA ROSA) – Juan Luiz Guerra (tema de Yasmin)
09. FORA DE ORDEM – Caetano Veloso (tema de Reginaldo)
10. ATRÁS DA PORTA – Elis Regina (tema de Antônia)
11. POR ESCRITO – Pery Ribeiro (tema de Stella)
12. HOMEM DE RUA – Erasmo Carlos (tema de Bira)
13. RAIO DE LUZ – Simone (tema de Paloma e tema de abertura)
14. SOFRENDO POR AMOR – André Sperling (tema de Bia)
Sonoplastia: Aroldo Barros
Produção musical: André Sperling
Direção musical: Mariozinho Rocha
Trilha sonora internacional
01. RHYTHM IS A DANCER – Snap! (tema de Gino e tema do Clube das Mulheres)
02. THE ONE – Elton John (tema de Antônia)
03. MAMA’S ALWAYS ON STAGE – Arrested Development
04. UNDER THE BRIDGE – Red Hot Chili Peppers (tema de Paloma)
05. AM I THE SAME GIRL – Swing Out Sister
06. CRUCIFY – Tori Amos (tema de Bia)
07. SEXUAL – Goddess (tema de Juca)
08. CARUSO – Lucio Dalla (tema de Diogo)
09. FOR YOUR BABIES – Simply Red (tema de Simone)
10. ROCK ME BABY – Babyroots
11. WISHING ON A STAR – The Cover Girls (tema de Yasmin)
12. SWEET RAGGA MUSIC – Nabby Clifford featuring Alex Lucas & Julio C.
13. HAZARD – Richard Marx (tema de Stella)
14. COMMAND – Traffic Lights
15. VOCÊ TÁ MUITO BOA – Clericó Con Cola
Seleção de repertório: Sérgio Motta
Tema de abertura: RAIO DE LUZ – Simone
Você chegou
Iluminou o meu olhar
Teus olhos nus, raios de luz
No azul do mar
Meu coração que sempre quis acreditar
Bateu feliz, foi só você chegar
Sei que a paixão apaga a chama
Raia o ar
Sei e não sei
Negar, querer
Fugir, ficar
Mas não fui eu quem quis assim
Aconteceu você pra mim
E eu não vou negar
O que o acaso quis pra nós dois
A chama desse amor
Me faz sorrir, cantar
Te quero mais
Te chamo só pra repetir
Te amo…
É incrível como são tantos “se’s” nessa história. Se Renascer tivesse conseguido ficar pronta a tempo e De Corpo e Alma não tivesse sido antecipada… Se Carlos Lombardi tivesse liberado Alexandre Frota, ou se Alexandre Frota não estivesse no elenco de Perigosas Peruas… Se Daniella tivesse ido fazer Anos Rebeldes como sugeriu Claudia Abreu… Se outro ator tivesse sido escalado pra Bira… Eu sempre me pergunto onde estava Jorge Pontual na época, ele já havia contracenado com Daniella em O Dono do Mundo, tinha mais experiência que Guilherme… Se alguém ou a polícia tivesse aparecido bem na hora do soco e impedido o desenrolar… Enfim… Já me peguei imaginando numa máquina do tempo e tentando mudar todos esses “se’s”, um por um, até conseguir algum… Ilusões de um fã que não consegue esquecer, nem aceitar o que se passou. Revendo-a agora em O Dono do Mundo no Goboplay. E apesar de tudo, fiquei feliz com a possibilidade, que eu já considerava perdida, de ter De Corpo e Alma também no Globoplay. Ignorando a presença do outro, vai ser muito bom poder rever Yasmin em todo seu brilho novamente.
Essa novela era boa. Logo no início marca muito a cena da Paloma deixando o noivo no altar, aí o namoro do Caio ,irmão do noivo e da Yasmin, irmã da noiva, fica proibido pela família do Caio. Marcou muito a cena da Yasmin pedindo carona na estrada e o Bira de ônibus pensando que era assombração. A morte da Betina, ela andando na rua desorientada, ela é assaltada e atropelada, eu acho. E ela fica aparecendo pro Diogo a novela toda. As trocas das crianças da Neusa Borges e da Maria Zilda. Era o Júnior e o Pinguim. O Reginaldo tinha um altar pra Yasmin e ela tinha uma brincadeira de arrancar um fio de cabelo e soltar, ele pegava e colocava no altar. E os encontros da Yasmin com o Caio na praia eram lindos. E a Beatriz Segall com o Juca. E a Simone que era traída pelo marido e começou um caso com o personagem do Guilherme Leme, aí o marido interna a Vera Holtz num manicômio. A Antônia louca pelo marido Diogo e ainda tinha a história das jóias dela que eram roubadas durante a novela e pra ela descobrir quem era, ela colocou tinta no estofado do cofre pra quem pegar ficar com os dedos manchados, aí ela descobre que o ladrão era o próprio filho dela. Atrás da porta era quando ela chorava de cair no chão pelo esposo e a do Elton John já era a Antônia determinada a reconquistar o marido, ela mudou o estilo dela, as roupas.O Caíque além do problema com o filho traia a esposa com a Helena que era a Renee Devielmond. Na verdade o impacto do transplante não marcou pra mim, teve a operação e tudo mas tinha outras coisas que chamavam mais o interesse.