Sinopse

Eloá é uma mulher inteligente e ambiciosa, em busca de projeção profissional. Para tal, empenha-se para se sobressair na Fraga Dantas S.A., empresa de engenharia onde trabalha com o marido Osmar, um sujeito acomodado, sem grandes ambições, que não tem as mesmas perspectivas de ascensão que ela, apesar do sufoco para pagar as contas todo mês.

Durante uma festa, Eloá, frustrada por não ter conseguido uma promoção, conhece um homem misterioso e envolvente que lhe garante que poderá fazer com que cresça no trabalho. Ela começa a se destacar profissionalmente e sua ascensão acompanha, de maneira inversa, a derrocada de Osmar, gerando uma crise em seu até então inabalável casamento.

A situação entre o casal fica insustentável quando Eloá assume um cargo de direção e é obrigada a demitir o marido, por chantagem do tal homem misterioso. Com a influência dele, ela se torna presidente da empresa no exterior e sai do país. Porém, Eloá retorna ao encontrar o sujeito por acaso, decidida a descobrir o que há por trás do pacto que fez com este homem.

O pacto faz parte de um plano de vingança da enfermeira Tereza contra Osmar. Mulher aparentemente dócil e bondosa, Tereza amou Osmar no passado, mas ele a abandonou sem saber que ela estava grávida. Para alcançar seu objetivo, Tereza emprega-se como enfermeira da família Fraga Dantas com a intenção de conquistar o patriarca, o viúvo Alfredo.

Raul, o homem do pacto, foi pago para representar os interesses de Tereza e de Nádia, viúva de um sócio de Alfredo que acredita que ele se apossou indevidamente de bens de seu falecido marido, registrados em um testamento guardado em sua mansão. Caberá a Tereza resgatar o testamento enquanto Raul incube-se de por fim ao casamento de Eloá e Osmar.

Globo – 20h
de 26 de novembro de 1984
a 21 de junho de 1985
179 capítulos

novela de Gilberto Braga
colaboração de Leonor Bassères
direção de Denis Carvalho, Jayme Monjardim e Ricardo Waddington
direção geral de Denis Carvalho

Novela anterior no horário
Partido Alto

Novela posterior
Roque Santeiro

GLÓRIA MENEZES – Tereza (Maria Tereza Fonseca / Marita)
ANTÔNIO FAGUNDES – Osmar Pelegrini
DÉBORA DUARTE – Eloá Pelegrini
HUGO CARVANA – Alfredo Fraga Dantas
JOANA FOMM – Lúcia Gouveia
MARCOS PAULO – Cláudio Fraga Dantas
ZEZÉ MOTTA – Sônia Nascimento Rangel
FLÁVIO GALVÃO – Raul Monteiro
STÊNIO GARCIA – Amauri Pelegrini / Luís
LAURO CORONA – Rafael Mota
MALU MADER – Bia (Beatriz Fraga Dantas)
CAÍQUE FERREIRA – Zeca (José Carlos Maciel)
RENATA FRONZI – Zoraide da Silva Cordovil (Zora Zanini)
ELOÍSA MAFALDA – Guiomar da Silva Mota
ANDRÉA BELTRÃO – Ângela Mendes Machado
LUIZA TOMÉ – Alice Gouveia
MILA MOREIRA – Cristina Werneck
MARCELO PICCHI – Olavo Fraga Dantas
LÍLIA CABRAL – Margarida Meirelles Fraga Dantas
ISABELA GARCIA – Heloísa Fonseca
ÍRIS BRUZZI – Vânia Fonseca
ODILON WAGNER – Rogério Cerqueira
TÂNIA SCHER – Nádia
RUTH DE SOUZA – Jurema Nascimento Rangel
DUSE NACARATTI – Virgínia Mercier
ROSANE GOFMAN – Jalusa Cardoso Hernandes
COSME DOS SANTOS – Vanderlei Jardim
ZENI PEREIRA – Odete Paiva Manhães
YAÇANÃ MARTINS – Shirley Fajardo Neves
MARIA HELENA PADER – Palmira Catanhede
MASSAROCA – Alípio Mazzoni Silva

as crianças
SELTON MELLO – Ronaldo
GIOVANNA PIECK – Isabel
DAPHNÉ BASTOS – Margô (Margareth)
ELIANE NEVES – Laurinha
ALEXANDRE GARCIA – Ricardo

e
ADELAIDE PALETTE (ADELAIDE CONCEIÇÃO) – Adelaide (faxineira na Fraga Dantas)
ADRIANA BÔSCOLI – Suzy (secretária da diretoria da Fraga Dantas, substituta de Silvia)
ALCIDES MELLO – executivo da Fraga Dantas
ALEXANDRE MENEZES
ALFREDO MARTINS – delegado que prende Sônia por causa do quadro de Lúcia
ANA LÚCIA TORRE – Olga (viúva de Alceu, executivo da Fraga Dantas morto no acidente aéreo com Rangel)
ÂNGELA AVILLES – Lurdes (empregada no apartamento de Cristina)
ANTÔNIO GRASSI – promotor no julgamento de Tereza, Raul e Rogério
ARLETE SALLES – Suzana (convidada na recepção no apartamento de Cristina, conversa com Osmar)
BETH CASTRO – Isabel (funcionária de Sônia)
BIA SEIDL – Laís Monfort (amiga de Bia da faculdade, paquera de Zeca, no início)
CIDINHA MILAN – Neide
CIELLA GUERREIRO – empregada na casa/estúdio de Zeca
CINIRA CAMARGO – Silvia Abrantes (secretária da diretoria da Fraga Dantas)
CLAUDIONEY PENEDO – homem pago por Tereza para dar uma surra em Cláudio
CLEMENTE VISCAÍNO – professor de Bia e Laís na faculdade
CLEMENTINO KELÉ – Floriano
CLEYDE BLOTA – Andréa Feitosa (mulher de Feitosa)
DANTON MELLO – amiguinho de Ronaldo, de Santa Teresa (figuração)
DANUZA LEÃO como ela mesma, recebendo Cláudio e Sônia em seu restaurante
DENIS CARVALHO – Maurício (amigo de Eloá, cônsul brasileiro no Cairo, com quem ela passeia em Barcelona)
ERNANI MORAES – fotógrafo questionado por Eloá sobre a foto tirada com Raul, no início
FAGNER como ele mesmo, convidado na festa de Márcia, no início
FERNANDO CARVALHO – engenheiro na Fraga Dantas
FRANCISCO NAGEN – lojista que incomoda-se com as barracas de camelôs e discute com Guiomar
GILBERTO PORTO – office boy na Fraga Dantas
GRANDE OTELO como ele mesmo, apresentando-se no show com Watusi em que Cláudio leva os clientes gringos
HÉLIO GUERRA – funcionário na obra que informa Osmar os desvios de cimento, que foram provocados por Darci
IDA GOMES – Hemengharda (enfermeira de Alfredo, no final)
ILKA SOARES – Márcia (amiga de Cristina, dá a festa em que Eloá conhece Raul)
ISOLDA CRESTA – Verinha de Souza (vizinha de Jurema no velório de Rangel)
IVAN MESQUITA – Inspetor Andrade, depois chamado de Delegado Cerqueira (investiga algumas ocorrências)
JALUSA BARCELLOS – funcionária da loja em que foi revelada a foto de Eloá e Raul no jantar
JAYME PERIARD – funcionário do restaurante de Haroldo (figuração)
JOANA ROCHA – Eliete (empregada na casa dos Rangel, no início)
JOÃO PAULO ADOUR – Orlando (arquiteto que interessa-se por Sônia)
JORGE CHERQUES – juiz no julgamento de Tereza, Raul e Rogério
JOSÉ DE ABREU – Vitor
JOSÉ DUMONT – Darci (amigo que Osmar não via há anos, mestre de obras demitido da Fraga Dantas)
JOYCE DE OLIVEIRA – Isabel Fraga Dantas (primeira mulher de Alfredo, morre no primeiro capítulo)
KLEBER DRABLE – Padre Augusto (com quem Tereza se aconselha)
LEONARDO JOSÉ – detetive que detém Sônia pelo quadro de Lúcia no leilão
LOBÃO como ele mesmo, apresenta-se na festa de Márcia, no início
LUÍS MAGNELLI – mestre de obras na Fraga Dantas
MANOEL ELIZIÁRIO – copeiro na Fraga Dantas / garçom na festa de réveillon na casa dos Fraga Dantas
MARCO MIRANDA – Frederico (advogado da Fraga Dantas)
MARIA CLÁUDIA – apresentadora na cerimônia do Prêmio Mulher do Ano
MARILENA CURY – convidada na festa de Márcia, no início
MARINA COLASANTI como ela mesma, recebendo o Prêmio Mulher do Ano
MARINA LIMA como ela mesma, convidada na festa de Márcia, no início
MAURÍCIO TÁVORA – Feitosa (chefe de Amauri para quem ele vende sua ideia para um chip de computador)
MELISSE MAIA – Magdala (telefonista na Fraga Dantas)
MIGUEL PROENÇA como ele mesmo, pianista no recital assistido por Tereza e Alfredo
MILTON MORAES – Dr. Humberto (advogado de Tereza, Raul e Rogério)
MOACIR PRINA – executivo da Fraga Dantas
MOACYR DERIQUÉM como ele mesmo, convidado na festa de Márcia, no início
MONIQUE EVANS como ela mesma, em um trabalho com Zeca, no início
MOZART RÉGIS JR. – copeiro no apartamento de Olga
NEWTON PRADO – William Maciel (pai de Zeca)
NILSON ACIOLY – Horácio (amigo de Zeca)
PASCHOAL VILLABOIM – Luiz (assistente de Rangel na marcenaria, demitido por furto, no início)
PAULA LEAL – Dulce (copeira na casa dos Fraga Dantas)
PAULO BETTI – Murilo Maciel (primo de Zeca, fotógrafo)
PAULO HENRIQUE SOUTO – Humberto Mauro (jardineiro na casa dos Fraga Dantas)
RAFAEL PONZI – médico na fazenda Santa Cecília
REGINA DOURADO – Marly Sampaio (grã-fina fã de Eloá)
RICARDO CUNHA – engenheiro na Fraga Dantas
RICARDO MARIANO – operário que informa Eloá que Osmar já saiu da obra, quando ela está procurando-o
RICARDO WADDIGTON – vendedor do pacote turístico para a Disneylândia com o qual Eloá presenteia Ronaldo
RITCHIE como ele mesmo, convidado na festa de Márcia, no início
ROBERTO MARCONI – engenheiro na Fraga Dantas
RÔMULO ARANTES como ele mesmo, convidado na festa de Márcia, no início
SELVA MELLO – vizinha de Eloá, conversando com Palmira
SÉRGIO MAIA – Ivan Sarmento (jornalista, noivo de Sônia com quem ela rompe, no início)
SÉRGIO MOX – Lauro (camelô amigo de Guiomar)
SÔNIA AYRES – Zélia (babá das filhas de Margarida)
SUZANE CARVALHO – Anita (secretária da Vita Vídeo, agência de Zeca e Amauri, depois substituída por Alice)
TONY FERREIRA – apresentador na cerimônia do Prêmio Mulher do Ano
TURÍBIO RUIZ – Machado (pai de Ângela, morre no primeiro capítulo, na enchente em Blumenau)
VANDA ALVES – faxineira na Fraga Dantas
VERA HOLTZ – Maria Helena (amiga de Eloá)
VIRGÍNIA CAMPOS – Clarinha (moça com quem Zeca flerta durante uma sessão de vídeo em sua casa)
WAGNER TISO como ele mesmo, convidado na festa de Márcia, no início
WALDIR ONOFRE – Antônio Rangel (primeiro marido de Jurema, pai de Sônia e Laurinha, morre no início)
WALDIR SANTANNA – César (motorista dos Fraga Dantas)
WATUSI como ela mesma, apresentando-se no show com Grande Otelo em que Cláudio leva os clientes gringos
ZIZI POSSI como ela mesma, convidada na festa de Márcia, no início
Carmem (tia moribunda de Osmar e Amauri)
Haroldo (dono do restaurante onde Bia e Alice vão trabalhar como garçonetes)
Valdir (funcionário de Sônia)

– núcleo de TEREZA FONSECA (Glória Menezes), enfermeira modesta, madura e bonita, mãe de uma adolescente. Emprega-se na mansão de uma rica família. Com seu temperamento doce e firme, pouco a pouco resolve alguns problemas da casa conquistando a confiança de todos, inclusive o coração do patriarca, um homem viúvo:
a filha HELOÍSA (Isabela Garcia), garota interesseira, está cansada das dificuldades financeiras em que vive com a mãe e sonha com uma vida de luxos e um casamento com um rapaz rico
a irmã VÂNIA (Íris Bruzzi), maquiadora que trabalha em um salão de beleza. Sempre bem humorada, vive lhe dando força.

– núcleo de ELOÁ PELEGRINI (Débora Duarte), mulher otimista, ótima esposa e mãe, mantem uma relação madura e carinhosa com a família. De classe média, passando por dificuldades financeiras, trabalha como engenheira em uma empresa de construção civil, juntamente com o marido. Batalhadora e ambiciosa, acredita em seu potencial e luta para ascender profissionalmente. Conhece um homem misterioso e envolvente, com quem é levada a fazer um pacto. É promovida e, aos poucos, transforma-se em uma poderosa mulher de negócios, o que compromete a relação com o marido:
o marido OSMAR (Antônio Fagundes), engenheiro como a mulher, trabalha na mesma empresa de construção civil que ela. De temperamento mais acomodado, não alimenta as mesmas ambições profissionais que sua parceira. A princípio, tem um cargo ligeiramente superior ao da mulher. Eloá, no entanto, é mais competente que ele. A relação do casal degringola após a carreira dela deslanchar e Eloá se ver obrigada a demitir o marido
o filho RONALDO (Selton Mello), garoto esperto, tem uma relação aberta e afetuosa com os pais
o cunhado AMAURI (Stênio Garcia), irmão de Osmar, ex-presidiário que já cumpriu sua dívida com a sociedade. Homem introspectivo, embora atencioso, vive modestamente, sem grandes ambições. Técnico em eletrônica, no início trabalhava em uma fábrica de computadores. Levanta uma boa grana após vender a ideia de um chip de computador revolucionário
a empregada SHIRLEY (Yaçanã Martins), fã dos patrões.

– núcleo de ALFREDO FRAGA DANTAS (Hugo Carvana), empresário poderoso, dono da empresa de construção civil ondem trabalham Osmar e Eloá. Homem prepotente, autoritário, reacionário e preconceituoso. Viúvo, acaba envolvido pela enfermeira Tereza, por quem se apaixona e com quem se casa:
os filhos: OLAVO (Marcelo Picchi), o mais velho. Engenheiro medíocre profissionalmente, não tem a criatividade e o arrojo que o pai deseja. Puxa-saco, esforça-se para agradar o pai, mas é tratado com certo desprezo por ele,
CLÁUDIO (Marcos Paulo), rapaz inquieto e contestador, luta contra a austeridade do pai, com quem vive batendo de frente. Não sabe exatamente o que quer da vida: formou-se em Engenharia para agradar o pai, mas não quer seguir a carreira,
e BIA (Malu Mader), a caçula, com quem vive em conflito por causa de seus gênios difíceis. Estudante de Comunicação, é uma garota anticonvencional e de ideias progressistas. Como Cláudio, não aceita o autoritarismo do pai, enxergando-o como um homem retrógrado
a nora MARGARIDA (Lília Cabral), mulher de Olavo. Interesseira e puxa-saco, como o marido, vive tentando agradar Alfredo. Em vão, já que é vista como uma figura deslumbrada e risível
as netas, filhas de Olavo e Margarida: ISABEL (Giovanna Pieck), uma peste que apronta todas,
e MARGÔ (Daphné Bastos), a caçulinha
os empregados: ODETE (Zeni Pereira), cozinheira, trabalha na casa desde que seus filhos eram pequenos. Mulher simplória, mas muito franca,
VANDERLEI (Cosme dos Santos), copeiro, filho de Odete. Calado e um tanto indolente, veladamente contesta o autoritarismo do patrão,
CÉSAR (Waldir Santanna), motorista,
e ZÉLIA (Sônia Ayres), babá das filhas de Olavo e Margarida
a secretária na Fraga Dantas SILVIA (Cinira Camargo), depois substituída por SUZY.

– núcleo de RAUL MONTEIRO (Flávio Galvão), homem charmoso, envolvente e misterioso. O suposto DIABO com quem Eloá é induzida a fazer um pacto para ascender profissionalmente. Ao longo da trama, descobre-se que Raul e o pacto fazem parte de um plano de vingança de Tereza para destruir o casamento de Eloá e Osmar. Tereza amou Osmar no passado, mas ele a abandonou. Osmar não sabe, mas é pai de Heloísa. Raul foi pago para representar os interesses de Tereza e de outras pessoas:
NÁDIA (Tânia Scher), viúva de um sócio de Alfredo. Acredita que o empresário se apossou indevidamente de bens de seu falecido marido, que estão registrados em um testamento guardado a sete chaves em sua mansão. Pressiona Tereza para que ela cumpra a sua parte no acordo que firmaram
ROGÉRIO CERQUEIRA (Odilon Wagner), amante e cúmplice de Nádia. Alto executivo da empresa de Alfredo, promove a ascensão de Eloá a pedido de Tereza, enquanto esta tem a incumbência de resgatar na mansão de Alfredo o testamento que favorece Nádia.

– núcleo de LÚCIA GOUVEIA (Joana Fomm), socialite falida que faz tudo para manter a pose e o prestígio, aparentando o que não tem. Despejada da cobertura onde vivia na Europa, retorna ao Brasil e vai morar de favor no apartamento de uma amiga. Tenta em vão conseguir um marido rico para si e para a filha, a fim de livrar a situação financeira da penúria. Induz a filha a assediar Cláudio, que considera um bom partido. Como não vê resultado, vai ela mesma à luta, investindo no pai dele, Alfredo. Esconde de todos o seu passado e a origem humilde. Fora apaixonada por Amauri, mas preferiu se casar com um homem rico que lhe deu estabilidade financeira a viver com um homem em dívida com a Justiça. Esconde que Amauri é pai de sua filha:
a filha ALICE (Luiza Tomé), tímida e insegura, dominada pela mãe, que quer a todo custo vê-la casada com um homem rico. Lúcia a empurra para Cláudio. Faz amizade com Amauri, sem desconfiar que ele é seu pai
a amiga CRISTINA WERNECK (Mila Moreira), que a hospeda em seu apartamento quando retorna da Europa. Decoradora com prestígio na sociedade carioca, mulher independente, moderna e generosa, com situação financeira estável
a empregada no apartamento de Cristina, LURDES (Ângela Avilles).

– núcleo de SÔNIA NASCIMENTO RANGEL (Zezé Motta), moça prática e batalhadora. Arquiteta, não encontrou espaço no mercado de trabalho, o que a levou a abrir uma firma de paisagismo. Apaixona-se por Cláudio, mas o casal vive um romance conturbado pelo preconceito racial, principalmente do pai dele, Alfredo, que não aceita a relação por ela ser negra:
os pais: SEU RANGEL (Waldir Onofre, participação), marceneiro, tinha uma oficina em casa. Morre no início em um acidente aéreo,
e JUREMA (Ruth de Souza), dona de casa, mulher afetuosa com as filhas
a irmã LAURINHA (Eliane Neves), pré-adolescente
o noivo no início IVAN (Sérgio Maia), jornalista. Rapaz um tanto intransigente, o que causa a separação dos dois.

– núcleo de ZORAIDE DA SILVA CORDOVIL (Renata Fronzi), mulher extrovertida, sempre bem humorada. Foi vedete de teatro de revista nos anos 1950, quando era conhecida pelo nome artístico ZORA ZANINI. Vizinha de Osmar e Eloá no bairro de Santa Teresa, aluga quartos em seu casarão. É lá onde mora Amauri e onde Sônia, Jurema e Laurinha vão morar após a morte de Seu Rangel:
a irmã mais velha GUIOMAR (Eloísa Mafalda), viúva, morava com o filho único em Blumenau, Santa Catarina, até que, depois de uma enchente, resolveu se mudar para o casarão da irmã, no Rio. Mulher simplória, determinada e sem papas na língua, começa a trabalhar como camelô. É uma mãe possessiva que projeta no filho um futuro estável, com um bom emprego e um bom casamento
o sobrinho RAFAEL MOTA (Lauro Corona), filho de Guiomar. Bom rapaz, estudioso e trabalhador, mas sufocado pela mãe. Interessa-se pelas Artes, mas Guiomar insiste que ele não terá futuro se for “artista”, apenas se tiver salário fixo e carteira assinada. É noivo de uma vizinha do sul, mas apaixona-se por Bia quando a conhece, o que o faz viver um amor com culpa
a noiva de Rafael, ÂNGELA (Andréa Beltrão), moça introspectiva, passiva, sem iniciativa. Deixa Blumenau e parte para o Rio com Guiomar e Rafael após perder o pai, vítima da enchente. Concentra sua energia na relação com Rafael, como sua única opção para a vida. Porém, ele claramente não a ama
os inquilinos em seu casarão: JALUSA (Rosane Gofman), telefonista na Fraga Dantas, amiga de Eloá. Moça mística, esotérica, supersticiosa e fatalista,
e ALÍPIO (Massaroca), ex-palhaço de circo, hoje aposentado
a vizinha PALMIRA (Maria Helena Pader), que após perder o emprego, vai trabalhar como secretária pessoal de Alfredo Fraga Dantas
o filho de Palmira, RICARDO (Alexandre Garcia), amiguinho de Ronaldo.

– núcleo de ZECA MACIEL (Caíque Ferreira), rapaz rico, charmoso e mulherengo, disputado pelas moças por ser um bom partido. Dono da agência de publicidade onde Rafael vai trabalhar. Os dois tornam-se amigos, mas acabam apaixonados pela mesma mulher, Bia. Ela ama Rafael, mas afasta-se por ele ser noivo e aceita namorar Zeca. Torna-se o alvo do interesse de Alice:
a amiga e secretária VIRGÍNIA (Duse Nacaratti), por quem tem um carinho filial. Mulher pudica e moralista que vive criticando seu estilo de vida, que considera imoral
o amigo HORÁCIO (Nilson Acioly)
a empregada (Ciella Guerreiro), cujo nome Zeca nunca lembra.

Momento brilhante

“Mais um brilhante momento para Gilberto Braga, mágico em segurar o telespectador com suas fantasias. (…) Gilberto sabe como tecer com maestria os mistérios de uma boa novela sem nunca deixar cair o interesse por essa ou outra trama. (…) Tudo muito sedutor, deliciosamente novelistico.” (“Memória da Telenovela Brasileira”, Ismael Fernandes)

Gilberto Braga cativou o público com tramas bem amarradas e personagens femininas marcantes:
– a mulher que perde o homem amado e planeja vingança para destruí-lo: Tereza (Glória Menezes);
– a mulher que faz um pacto com o diabo para ascender profissionalmente: Eloá (Débora Duarte);
– a mulher vítima de racismo, cujo sangue salva a vida do homem que a subjugara e a fizera sofrer: Sônia (Zezé Motta);
– e a mulher da sociedade vivendo em conflito com o passado glorioso e o presente sem dinheiro, à procura de um casamente de interesse: Lúcia (Joana Fomm).

Melhor novela

Em 2008, Gilberto Braga revelou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia” (do Projeto Memória Globo) a sua predileção por Corpo a Corpo:
“Sempre pensei ‘Por que falam de Dancin’ Days e Água Viva quando citam meus sucessos e não falam de Corpo a Corpo?’ Era uma novela extremamente bem-feita, com uma trama bem armada, baseada em histórias de ascensão social e vingança (…) Até hoje é muito elogiada por escritores [de novelas].”

Em 2009, ao livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo” (de André Bernardo e Cíntia Lopes), o autor confirmou:
“Na minha opinião, Corpo a Corpo é minha melhor novela, mas não é tão lembrada.”

Título

Gilberto Braga não gostava do título da novela. Ao livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”, revelou que achava o nome Corpo a Corpo “muito ruim”.

O título provisório da novela era Olho por Olho, usado alguns anos depois para uma novela da TV Manchete. (jornal Última Hora de 10/09/1984, colaboração de Mauricio Gyboski)

Com o sucesso de Corpo a Corpo, o fabricante de cosméticos Davene lançou um creme hidratante com o nome da novela.

Racismo

O racismo foi pertinentemente abordado na trama. Cláudio (Marcos Paulo) era um rapaz muito rico, de temperamento rebelde, que vivia batendo de frente com a intransigência do pai, Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), um homem conservador, arrogante, reacionário e preconceituoso. Cláudio se apaixona por Sônia (Zezé Motta), moça negra de classe social inferior, paisagista culta e esclarecida. O pai não aceitava o namoro do filho com uma negra. Em um entrecho folhetinesco digno de O Direito de Nascer, Sônia, após sofrer todo o preconceito do velho, salva sua vida com uma transfusão de sangue. Agora o rico “de sangue azul” tinha sangue negro correndo em suas veias! Quem resiste a um gancho desse?!

Porém, o entrecho real chocou mais que o ficcional. Uma pesquisa para aferir a aderência do público sobre o casal Sônia e Cláudio surpreendeu todos os profissionais envolvidos. Zezé Motta narrou o ocorrido no documentário A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo (2000):
“As reações foram violentas (…) Um homem disse que se fosse ator e estivesse precisando de dinheiro e a televisão obrigasse a beijar uma negra feia e horrorosa ‘como aquela’, chegaria em casa todos os dias e desinfetaria a boca com água sanitária. (…) Teve uma empregada doméstica que disse que toda vez que o casal se beijava, ela trocava de canal porque não acreditava nesse amor. (…) Outro disse que não acreditava que Marcos Paulo estivesse tão necessitado de dinheiro para passar por essa humilhação.”

Zezé Motta também afirmou que Gilberto Braga escreveu uma cena baseada em um fato presenciado por ele: Sônia estava em um jantar na mansão dos Fraga Dantas e a empregada, negra (vivida por Zeni Pereira), se negou a servi-la – por Sônia ser negra.

Elenco

Destaque para o ator Flávio Galvão, personificando o próprio Diabo.

Débora Duarte estava no auge de sua maturidade profissional. A atriz vinha do sucesso de duas minisséries, Padre Cícero e Anarquistas, Graças a Deus, exibidas meses antes da estreia da novela.
Por sua atuação em Corpo a Corpo e nas minisséries, Débora foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor atriz de 1984 (juntamente com Geórgia Gomide e Marieta Severo, por Vereda Tropical, Mírian Pires, por Meus Filhos, Minha Vida, Lucinha Lins, pela minissérie Rabo de Saia, e Nathalia Timberg, pela minissérie Santa Marta Fabril).

Contudo, Gilberto Braga não aprovou a escalação de Débora Duarte como uma das protagonistas. Ao livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”, o autor afirmou: “Débora Duarte é extraordinária, mas, convenhamos, não é o primeiro nome de uma novela.”

A exemplo de Yolanda Pratini em Dancin’ Days, Joana Fomm mais uma vez brilhou com uma vilã arrivista: Lúcia Gouveia. A atriz lembrou que, na época da novela, um garçom negou-se a atendê-la.
“Disse que não ia me servir porque eu não prestava, não valia nada”, contou ela. “Tentei me defender dizendo que eu era Joana Fomm, a atriz, uma pessoa boa. Ele me olhou bem nos olhos e disse: ‘A senhora pode ser essa tal de Joana, mas que é bem parecida com a moça da novela, ah, isso é’. Virou as costas e foi embora!”

Em uma época em que essa já não era mais uma prática comum, a atriz Eloísa Mafalda – Guiomar na novela – emendou dois trabalhos: após Corpo a Corpo, foi escalada para a produção substituta no horário, Roque Santeiro, em que viveu a beata Pombinha Abelha.

Também Andréa Beltrão emendou trabalhos. Enquanto ainda gravava Corpo a Corpo, a atriz foi escalada e começou a gravar a série Armação Ilimitada. Assim pôde ser vista nas duas produções, já que a Armação estreou quando faltava um mês para o término da novela.
Andréa Beltrão mudou o cabelo para viver a jornalista Zelda Scott na série, obrigando sua personagem em Corpo a Corpo, Ângela, a passar por uma transformação no visual.

Primeira novela da atriz Luiza Tomé e do ator José Dumont. Estreia na Globo de Lília Cabral e Selton Mello, que vinham das produções da TV Bandeirantes, de São Paulo. Selton completou 12 anos no decorrer da novela.

Primeira novela da longa parceria do novelista Gilberto Braga com o diretor geral Denis Carvalho. Também a primeira novela do autor com a atriz Malu Mader, para quem ele criou personagens de destaque em produções seguintes (Anos Dourados, O Dono do Mundo, Anos Rebeldes, Labirinto, Força de um Desejo e Celebridade).

De acordo com o jornal Última Hora de 10/09/1984, alguns dos primeiros nomes escalados não vingaram: Renée de Vielmond seria Eloá (substituída por Débora Duarte) e Débora Bloch seria Bia (que foi para Malu Mader). (colaboração de Mauricio Gyboski)

Enchente

O primeiro capítulo simulou uma enchente no sul do país. No ano anterior (1983), a cidade de Blumenau (SC) havia sido devastada com uma das piores inundações de sua história. Gilberto Braga incluiu esse fato em sua trama.
Os blumenauenses Guiomar (Eloísa Mafalda), o filho Rafael (Lauro Corona) e a noiva dele, Ângela (Andréa Beltrão) se mudam para o Rio de Janeiro depois de perder suas casas na enchente. O pai de Ângela, Machado (Turíbio Ruiz), havia morrido no desastre.

A equipe de produção teve um cuidadoso trabalho para simular a inundação. A gravação foi feita em um sítio em Guaratiba (RJ) e levou dois dias para ser concluída. No ar, no primeiro capítulo, a cena teve apenas 20 segundos de duração. Para representar o efeito de uma inundação, foi escavado um buraco de 9,5m de comprimento por 6m de largura e 1,6m de profundidade, com o fundo e as laterais vedados com plástico. Para simular a forte chuva, foram necessários vinte carros-pipa. (Site Memória Globo)

Mistérios

Corpo a Corpo aguçou a curiosidade do publico acerca do mistério que envolvia o Diabo (Flávio Galvão). Em troca de uma promissora carreira profissional na empresa Fraga Dantas, Eloá (Débora Duarte) aceita fazer um pacto com o capeta. No meio da novela, descobria-se que tudo não passava de uma farsa arquitetada por um grupo de pessoas que estavam usando Eloá para se apoderar da empresa onde ela era executiva.

Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana) havia fundado sua firma com um sócio, que veio a falecer e lhe deixou a sua parte em testamento. A viúva, Nádia (Tânia Scher), alia-se a Rogério (Odilon Wagner), alto executivo da Fraga Dantas, para conseguir esse testamento. Por meio de Raul (Flávio Galvão), encarnando o próprio Diabo, é fácil para Rogério promover a ascensão de Eloá.

Enquanto isso, a enfermeira Tereza (Glória Menezes) se infiltra na mansão Fraga Dantas com a incumbência de seduzir Alfredo, casar-se com ele e meter as mãos no testamento, guardado em um cofre. Em troca, Tereza quer o fim do casamento de Eloá e Osmar (Antônio Fagundes), sua antiga paixão, como uma vingança pessoal contra ele, que a abandonara grávida no passado.

Descoberta a farsa (no capítulo 83), todos os envolvidos são condenados, com exceção de Nádia, que morre atropelada antes do julgamento, e de Eloá, que era tão vítima quanto Alfredo. Tereza vai presa e se regenera na cadeia. Rogério morre ao fugir da polícia. Raul também tenta uma fuga e (aparentemente) morre, quase aos olhos de Tereza. Porém, para surpresa do público, o Diabo reaparece, agora para a atormentada Tereza, que já cumpriu sua pena.

Raul, como o próprio Diabo, convence Tereza de que todas aquelas mortes são obra sua e que ela poderá vir a reconquistar o amor de Osmar. Entretanto, para isso, terá que matar Alfredo. É quando a novela inicia um novo mistério. Ao final, a elucidação do caso: Raul não morrera. Ele aliou-se a Amauri (Stênio Garcia), que queria a morte de Alfredo para finalmente ficar com o amor de sua vida, Lúcia (Joana Fomm), a nova mulher do empresário.

Locações

Corpo a Corpo teve o bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, como um dos cenários da trama. Com muitas gravações pelo local, era lá onde morava a família de Eloá (Débora Duarte) e onde ficava o casarão de Zoraide (Renata Fronzi), onde moravam vários personagens.

A equipe de produção viajou para gravar sequências em Madrid (na Espanha), onde Eloá encontrou Raul (Flávio Galvão) sem o disfarce do Diabo, e no Cairo (no Egito), para onde Eloá e seu filho foram morar – na mesma época em que o Cairo também recebeu a equipe da novela das sete, Um Sonho a Mais, que estava estreando.

Trilha sonora

Apesar de não constar nos LPs da novela, a canção “Coração de Estudante”, sucesso da época na voz de Milton Nascimento, foi fartamente executada em Corpo a Corpo (para as cenas do casal Sônia e Cláudio). Porém, apenas na versão instrumental, em uma gravação de Wagner Tiso.

Outras músicas muito marcantes na novela foram “Nada Mais” (versão da internacional “Lately”, de Stevie Wonder), gravada por Gal Costa (tema de Tereza), e a internacional “Missing You”, na voz de Diana Ross (tema de Lúcia e Amauri).

Corpo a Corpo foi uma das primeiras novelas em que um efeito visual e um efeito sonoro anunciavam o fim do capítulo: a última imagem “congelava” em preto e branco com um som impactante.

Reprise

Corpo a Corpo foi reapresentada quase 40 anos após a sua exibição original: a partir de 24/06/2024, no Viva (canal de TV por assinatura pertencente ao Grupo Globo), às 14h40.

Trilha sonora nacional

01. UM GRANDE AMOR – Fagner (tema de Amauri)
02. CORRA E OLHE O CÉU / NOTÍCIA – Beth Carvalho
03. NADA MAIS (LATELY) – Gal Costa (tema de Tereza)
04. ONDE É QUE A GENTE VAI? – Dalto (tema de Rafael)
05. PARA LENNON E MCCARTNEY – Elis Regina (tema de Cláudio)
06. PAPEL MACHÊ – João Bosco (tema de Osmar)
07. TÃO BEATA, TÃO À TOA – Marina (tema de abertura)
08. PRA EU PARAR DE ME DOER – Maria Bethânia (tema de Eloá)
09. SORVETE – Caetano Veloso (tema de Bia com Zeca, depois com Rafael)
10. UM DESEJO SÓ NÃO BASTA – Simone
11. BABY SUPORTE – Barão Vermelho
12. FÉRIAS DE VERÃO – Sandra Sá
13. A MULHER INVISÍVEL – Ritchie (tema de Zeca)
14. DÊ UM ROLÊ – Zizi Possi

Sonoplastia: Aroldo Barros
Direção de sonoplastia: Antônio Faya
Direção de produção: Guto Graça Mello
Supervisão de repertório: Francisco Santos Jr.

Trilha sonora internacional

01. TOO LATE FOR GOODBYES – Julian Lennon
02. STILL LOVING YOU – Scorpions
03. BODY ROCK – Maria Vidal
04. WHAT ABOUT ME? – Kenny Rogers, Kim Carnes and James Ingram (tema de Bia e Rafael)
05. SEX APPEAL – Sophie St. Laurent
06. AUTUMN – Season of Love (tema dos momentos tristes ou dramáticos)
07. TASTE SO GOOD – File 13
08. PURPLE RAIN – Prince & The Revolution
09. MISSING YOU – Diana Ross (tema de Lúcia e Amauri)
10. I FEEL FOR YOU – Chaka Khan
11. EDGE OF A DREAM – Joe Cocker (tema de Cláudio e Sônia)
12. MAKE NO MISTAKE, HE’S MINE – Barbra Streisand and Kim Carnes (tema de Eloá e Osmar)
13. BONITA – Maysa (tema de Tereza)
14. AGADOO – Black Lace

Supervisão: Sérgio Motta

Ainda
BESAME MUCHO – Ray Conniff (para Lúcia e Amauri)
CORAÇÃO DE ESTUDANTE – Wagner Tiso (tema de Cláudio e Sônia)
CORAÇÕES PSICODÉLICOS – Lobão (na festa de Márcia, no primeiro capítulo)
FASCINAÇÃO – Elis Regina (quando Zeca lembra dos três anos da morte de Elis Regina)
GOT TO GET TO YOU – Charade (na academia do hotel, com Lúcia e Alice, no início)
I CAN’T STOP LOVING YOU – Ray Charles (Cláudio e Sônia ouvem a música no apartamento de Bia e Alice)
I LOVE MEN – Eartha Kitt (na boate, com Zeca, Bia, Heloísa e Horácio)
IT’S A MIRACLE – Culture Club (na boate, com Zeca, Bia, Heloísa e Horácio)
KNIFE – Rockwell (na boate, com Zeca, Bia, Heloísa e Horácio)
LA FETE SAUVAGE – Vangelis (tema de Amauri)
LA FETE SAUVAGE II – Vangelis (tema de Raul)
LOSFER WORDS (BIG ‘ORRA) – Iron Maiden
MOONLIGHT SERENADE – The Glenn Miller Orchestra (Alice imagina dançando com Zeca)
MUSIC – John Miles (tema geral)
SAD SONGS – Inspiration

Tema de abertura: TÃO BEATA, TÃO À TOA – Marina

E no calor dessa magia
Eu sou fera
Fico bela
Eu me escorrego no seu corpo
Eu vendo a alma ao diabo
Só pra sentir o seu gosto
É que eu mordo
Mordo e sopro
É que eu monto e desmonto
Tão beata, tão à toa

Espelho, espelho meu
Existe alguém mais louca do que eu?
Espelho, espelho meu
Existe alguém mais louca…

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