Sinopse
O ano letivo começou e os alunos do terceiro ano da Escola Mundial estão sem aulas. A última professora desistiu por causa do estresse diário com os alunos. É quando chega a doce Helena (Rosanne Mulholland) para assumir o cargo de professora efetiva. Ela traz consigo o desejo de lecionar e a disposição de propiciar aos alunos uma boa formação. Helena é a primeira a conquistar todas as crianças do terceiro ano, batendo de frente com as regras e exigências da impetuosa e rigorosa diretora, Dona Olívia (Noemi Gerbelli).
Sempre disposta a colaborar com todos, Helena não só conquista a confiança dos alunos como também acaba se envolvendo com os conflitos pessoais e familiares. Ela passa a ser, além de professora, uma amiga e conselheira. Helena e o velho Firmino (Fernando Benini), o zelador da escola, agem como conciliadores nos conflitos provocados pela autoritária Olívia, que não gosta da tolerância excessiva com relação aos alunos. Firmino conhece todas as crianças e funcionários da escola e sabe lidar com cada um deles.
Até mesmo com Dona Matilde (Ilana Kaplan), a exagerada professora de música, que sempre sofre com as travessuras dos alunos e está sempre estressada. Quando Helena fica doente, a professora Suzana (Lívia Andrade) chega para substituí-la e acaba também cativando o coração das crianças. Porém, Suzana quer o posto de Helena. A professora Matilde, enlouquecida, deixa a escola e é substituída por Renê (Gustavo Wabner), que forma uma banda com os alunos do terceiro ano e tem um romance com Helena.
O dia a dia das crianças, abordando conflitos reais e atuais: o menino que não fez a lição de casa, a menina que tem dificuldade de se enturmar na classe, o garoto frágil espezinhado pelo grandalhão na hora do recreio, o garoto negro e pobre desprezado pela menina rica, e todos os tipos de bullying sofridos na escola e na infância.
as crianças
KONSTANTINO ATANASSOPOLUS – Adriano Ramos
FERNANDA CONCON – Alícia Gusman
VITÓRIA DINIZ – Bibi Smith
STEFANY VAZ – Carmem Carrilho
JEAN PAULO CAMPOS – Cirilo Rivera
THOMAZ COSTA – Daniel Zapata
GUILHERME SETA – Davi Rabinovich
NICHOLAS TORRES – Jaime Palillo
LÉO BELMONTE – Jorge Cavalieri
MATHEUS UETA – Kokimoto Mishima
AYSHA BENELLI – Laura Gianolli
LARISSA MANOELA – Maria Joaquina Medsen
ANNA VICTÓRIA ZIMMERMANN – Marcelina Guerra
GUSTAVO DANELUZ – Mário Ayala
LUCAS SANTOS – Paulo Guerra
MAISA SILVA – Valéria Ferreira
ROSANNE MULHOLLAND – Professora Helena Fernandes
GUSTAVO WABNER – Renê
FERNANDO BENINI – Firmino Gonçalves
NOEMI GERBELLI – Olívia
LÍVIA ANDRADE – Suzana
ILANA KAPLAN – Matilde
MÁRCIA DE OLIVEIRA – Graça
KIANE PORFÍRIO – Clementina
CARLINHOS DE AGUIAR – Jurandir de Souza
CRIS BONNA – Cristina Fernandes
CLARISSA DREBTCHINSKY – Joana
ITHAMAR LEMBO – Germano Ayala
NÁBIA VILELA – Natália Ayala
Diana Ayala
HENRIQUE STROETER – Rafael Palillo
IVANA DOMÊNICO – Heloísa Palillo
RENAN CUÍSSE – Jonas Palillo
FÁBIO DI MARTINO – Miguel Medsen
ADRIANA DEL CLARO – Clara Medsen
MARCELO BATISTA – José Rivera
ADRIANA ALVES – Paula Rivera
DANIEL SATIXE – Frederico Carrilho
RENATA AIROLDI – Inês Carrilho
Dudu Carrilho
MARCELO CUNHA – Ricardo Ferreira
GABI SARAIVA – Rosa Ferreira
FÁBIO DIAS – Roberto Guerra
ANA VICTÓRIA ZIMMERMANN – Marcelina Guerra
CAMILA RAFFANTI – Lílian Guerra
BRUNO PERILLO – Isaac Rabinovich
PATRÍCIA PICHAMONE – Rebeca Rabinovich
LÍLIAN BLANC – Dona Sara
PEDRO OSÓRIO – Alberto Cavalieri
SILVIA MENABÓ – Rosana Cavalieri
PAULO GANDOLFI – Valentim Zapata
ORNELLAS – Mordomo Jean
e
ADAUTO LUIZ – Amendoim (menino de rua, “filho” de Bituca)
ALEXANDRE PORPETONE – Cabrito Tevez (anima a torcida durante o campeonato do qual os meninos da Escola Mundial participam)
AMÉLIA BITTENCOURT – mãe da diretora Olívia, no final
ARIEL MOSHE – Sherlock Holmes (em um sonho de Adriano)
CARINA PORTO – mãe de Laura
CARLOS MARIANO – Dedinho (da dupla com Lobinho, sequestradores de Maria Joaquina)
CAROLINE MOLINARI – Melissa (prima de Valéria, por quem Jaime se apaixona)
CELSO PORTIOLLI, como ele mesmo (recebe alguns alunos da Escola Mundial para uma gincana)
DEIVY ROSE – Anita (tia de Clementina)
DÉO GARCEZ – Sr. Morales (benfeitor da Escola Mundial)
FÁBIO VILLA VERDE – Pedro Villas (técnico de futebol que treina os meninos da Escola Mundial)
GLAUCE GRAIEB – avó de Maria Joaquina
GUI VIEIRA – Cotoco (menino de rua, “filho” de Bituca)
HENRIQUE MARTINS – Sr. Lourenço (dono do jardim de onde Paulo e Mário roubaram flores para presentear Helena)
HERBERT RICHERS JR. – Lobinho (da dupla com Dedinho, sequestradores de Maria Joaquina)
HOMERO LIGERE – rapaz que dirige alcoolizado e atropela a Professora Helena
NEYMAR como ele mesmo, visita os meninos da Escola Mundial durante um treino
NORMA BLUM – Ruth (tia de Clementina)
PACO SANCHES – Bituca (mendigo que acolhe Jaime quando ele foge das ruas)
PATRÍCIA MAYO – Dona Clotide (senhora com quem Mário faz amizade)
PRISCILA ALCÂNTARA como ela mesma, apresenta com Yudi Tamashiro o campeonato do qual os meninos da Escola Mundial participam)
RESTART como eles mesmos, cantam na festa de aniversário de Maria Joaquina
YUDI TAMASHIRO como ele mesmo, apresenta com Priscila Alcântara o campeonato do qual os meninos da Escola Mundial participam)
Filão rentável
Novela que deu início ao rentável filão da emissora em desenvolver tramas voltadas ao público infantojuvenil.
Remake da novela mexicana (Carrusel) adaptada por Lei Quintana e Valeria Phillips a partir do original argentino de Abel Santacruz. O original argentino é dos anos 1960 e a versão mexicana foi produzida em 1989 e fez muito sucesso no Brasil, quando apresentada pelo SBT entre 1991 e 1992, com a atriz Gabriela Rivero como a Professora Helena.
Ideia para a novela
A ideia de fazer a adaptação de Carrossel partiu de Daniela Beyruti, diretora artística do SBT, filha de Íris Abravanel, a responsável pela adaptação.
“Ela guardava na lembrança os bons momentos em que nossa família reunida assistia Carrossel. Partiu dela o desejo de propiciar esta união entre pais, que naquela época eram crianças, com seus filhos”, revelou Íris.
“A narrativa está bastante fiel à original. Porém, colocamos mais romance e rivalidade no núcleo de professores, sempre de uma forma divertida”.
Durante o período de pré-produção da novela, problemas com o então diretor Del Rangel (de Corações Feridos) o afastaram da produção. O diretor foi substituído por Reynaldo Boury (de Amor e Revolução).
Audiência
Carrossel tornou-se um fenômeno de audiência para os padrões do SBT (sempre acima dos 10 pontos no Ibope) – nem mesmo esperado pela emissora -, que a colocou em segundo lugar em audiência no horário nobre, desbancando a Record TV.
A novela infantil emplacou 13,4 pontos de audiência média em agosto de 2012 (cada ponto correspondia a 60.000 domicílios na Grande São Paulo), mais que o dobro da antecessora, Corações Feridos, com 5,6 pontos. Até o Programa Silvio Santos, tradicional carro-chefe do SBT, ficou para trás na época, com 10,5 pontos.
Esta repercussão refletia a carência de programação infantil no horário nobre da TV aberta brasileira. A novela conseguiu atrair um público que estava nos canais pagos ou até mesmo longe da televisão.
O SBT não teve dúvida e, com o êxito de Carrossel, continuou investindo em remakes de tramas infantis de sucesso.
Elenco mirim
Carrossel revelou os atores (então) mirins Larissa Manoela (Maria Joaquina), Jean Paulo Campos (Cirilo) e Maisa Silva (Valéria), entre outros. Maísa, até então famosa como apresentadora e cantora mirim, surpreendeu como atriz. Jean Paulo Campos foi premiado com o Troféu Imprensa de revelação de 2012 na televisão.
Para a escalação do elenco mirim, cinco mil crianças entre 7 e 9 anos se cadastraram para seis fases de testes de atuação, onde contracenavam como se estivessem em uma gravação, improvisando as falas e as ações dos personagens. As crianças passavam cerca de uma hora sendo avaliados e, a cada fase, alguns iam sendo eliminados enquanto outros progrediam. Durante um período, os testes foram feitos no programa dominical Domingo Legal, onde uma sala de aula foi montada e os candidatos fizeram algumas cenas, dirigidas por Del Rangel (primeiro diretor da novela).
Para o bem-estar do elenco mirim, as crianças gravavam aproximadamente cinco horas por dia e o SBT contratou uma equipe de profissionais especializados para acompanhar o dia a dia delas. Pedagoga, fonoaudióloga, psicóloga, pediatra e uma nutricionista estabeleceram um diálogo diário com as crianças e seus pais.
Para ajudar a controlar os ânimos da turminha de atores, o SBT contou com uma profissional que acompanhava o comportamento de cada “aluno”. Ela produziu uma espécie de boletim, em que eram avaliados itens como atenção, obediência e respeito à autoridade, entre outros.
“Faço anotações diárias e depois entrego o relatório mensal a todos eles, enfatizando os pontos em que precisam melhorar”, afirmou a psicóloga Rosa Maria Naccarato Szwarcberg.
Os problemas de administração eram agravados pelo fato de as crianças só poderem trabalhar por seis horas diárias (14h às 20h, nesse caso), segundo acordo firmado com o Conselho Tutelar. Isso fez com que a equipe gravasse meio capítulo por jornada, metade do que é recomendado para novelas. O resultado foi um déficit permanente: na época da estreia, a produção tinha seis meses de episódios prontos; com o passar do tempo este número foi reduzindo para menos da metade.
Com o sucesso da “pegadinha da Menina Fantasma” (a que aparecia no elevador), no programa Silvio Santos, a intéprete da personagem, Anna Livya Padilha, fez uma participação especial na novela, em que assustava alguns personagens.
Cenografia
As cenas de Carrossel eram gravadas nos estúdios 7 e 8 e também na cidade cenográfica do CDT Anhanguera. A construção dos cenários da Escola Mundial foi inspirada nas obras do arquiteto Lelé, compostas por linhas e cores primárias, e faziam referência ao universo infantil.
“Fizemos pesquisas em escolas como Colégio Renascença, Colégio Oshiman e colégios públicos para conhecer a linha pedagógica e entender como funciona a mecânica do espaço infantil”, contou Paula Utimura, diretora de arte.
Com acesso à informática, os alunos da Escola Mundial vivenciavam as vantagens e desvantagens do uso abusivo de toda a parafernália da era digital.
“O universo tecnológico das crianças hoje é infinitamente maior do que há vinte anos. Hoje elas usam celulares e toda parafernália eletrônica. As aulas estão mais interativas do que na antiga Escola Mundial.”
Figurinos
Para criar os uniformes, Cris Rose e Jeane Figueiredo, diretoras de figurino, pesquisaram o universo das histórias em quadrinhos e também os uniformes usados em escolas de diferentes países. A ideia era que os uniformes fugissem do tradicional usado nas escolas comuns.
O intuito era de que as crianças adotassem o uniforme como uma fantasia para mergulhar no ambiente da Escola Mundial. Os uniformes eram iguais, mas o uso de acessórios criava uma forte identidade para cada personagem: o esportista, a romântica, a descolada, o tímido, o espoleta, etc. Por exemplo: a tiara com as cores do arco-íris usada por Valéria (Maísa Silva) fez sucesso entre as meninas.
Abertura
A abertura da novela exibia uma animação tridimensional inspirada nos livros infantis estruturados por dobraduras. Os personagens e a Escola Mundial eram representados em delicados desenhos com traços ligeiramente infantis e os movimentos formados a partir de simulações de folhear e dobrar de papeis e páginas.
A composição cromática leve, com predominância de brancos e cores desaturadas, harmonizava com a animação, embora contrastasse com a cenografia utilizada na novela, demasiadamente colorida e artificial. O “livro” era construído por pequenas estórias que resumiam a trama e pontuavam seu clima ingênuo e lúdico. (André Luiz Sens, blog Televisual)
Produtos licenciados
Além da audiência, o sucesso de Carrossel também pôde ser medido pela venda de publicidade e no lançamento de centenas de produtos licenciados (como a tiara da Valéria).
Chegaram às bancas o álbum de figurinhas da novela. A fábrica de brinquedos Estrela lançou no mercado os bonecos dos personagens Cirilo, Maria Joaquina, Valéria e Carmem, além de Tintim, o ursinho com quem Valéria conversava.
A empresa de chocolate Cacau Show espalhou seis bilhetes dourados em um lote de 200.000 tabletes de chocolate, a 4,50 reais cada um. Os cupons davam direito a uma visita à linha de produção da indústria e às gravações da novela, nos moldes da trama do clássico filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971).
O produto sumiu das lojas em vinte dias, o que acabou rendendo uma encrenca com o Procon, que ordenou a retirada do comercial de televisão do ar.
A área musical lucrou da mesma forma com a trama, com o lançamento de CDs com a trilha sonora e DVDs com clipes musicais dos personagens.
Spin-offs
O sucesso de audiência e faturamento da novela rendeu a série, Patrulha Salvadora (2014-2015), com quatro temporadas, dois filmes, uma versão em desenho animado, turnê de shows pelo Brasil e também uma versão em teatro musical (Carrossel, O Musical), que ficou em cartaz em 2017.
Para não deixar os fãs da trama órfãos, o SBT passou a exibir a partir do dia 29/07/2013, às 18h20, o programa infantil Clube do Carrossel, com brincadeiras, prêmios e exibição de desenhos animados. A atração era apresentada pelos personagens Valéria (Maisa Silva), Cirilo (Jean Paulo Campos), Marcelina (Vitória Zimmerman) e Kokimoto (Matheus Ueta).
No auge do sucesso da novela, os fãs começaram a pedir shows com o elenco principal, o que aconteceu no último trimestre de exibição e foi transformado em especial de fim de ano. A turnê Carrossel, o Show, que começou em 13/07/2013, no Rio de Janeiro, viajou por outras cidades no Brasil.
Em 23/07/2015, estreou nos cinemas brasileiros o primeiro filme de Carrossel, dirigido por Alexandre Boury e Maurício Eça. Não era apenas uma compilação da novela para o cinema, mas uma nova produção, com roteiro para cinema. Detalhe: a professora Helena não participou do filme, porque a sua intérprete, Rosanne Mulholland, havia assinado contrato com a Globo.
Em 2016, chegou aos cinemas o segundo filme: Carrossel 2, O Sumiço de Maria Joaquina, dirigido por Mauricio Eça.
Carrossel, o desenho, um projeto idealizado pelo próprio SBT, produzido pela Super Toons, estreou em 04/01/2016, às 21h15, apósa novela Cúmplices de um Resgate e antes da reprise de Carrossel, a novela. A animação teve 26 episódios de 11 minutos cada, exibidos durante o mês de janeiro de 2016, e era dublado pelos próprios atores da novela.
Exibições
Com 310 capítulos exibidos em um ano e dois meses, Carrossel é a quinta mais longa novela produzida pelo SBT (exibida em capítulos ininterruptos, o que exclui a primeira versão de Chiquititas, de 1997-2001, separada por temporadas).
A primeira é As Aventuras de Poliana (2018-2020): 564 capítulos; a segunda é a segunda versão de Chiquititas (2013/2015): 545 capítulos; a terceira é Carinha de Anjo (2016-2018): 404 capítulos; e a quarta é Cúmplices de um Resgate (2015-2016): 357 capítulos.
No ranking geral, Carrossel ocupa a décima terceira posição na Teledramaturgia nacional.
O último capítulo contou com a participação do maestro Júlio Medaglia, que regeu a Orquestra Sinfônica de Jovens, enquanto o elenco mirim cantou a música-tema da novela. Algumas cenas foram gravadas no circo Tihany, localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo.
Carrossel retornou pouco mais de um mês após seu término. A partir de 02/09/2013, o SBT começou a reprise da novela, às 18 horas. No entanto, a reexibição foi suspensa após 15 capítulos exibidos (em 20/09) por baixa audiência. Um anúncio institucional do SBT avisava: “A reprise de Carrossel não deu o resultado esperado pela direção artística desta emissora. Por essa razão deixará de ser exibida, voltando à nossa programação dentro de um ano.”
Uma nova reprise ocorreu cerca de dois anos depois: de 16/03/2015 a 13/09/2016, às 21h15, batendo de frente com a estreia da nova novela de Gilberto Braga na Globo, Babilônia. Editada em 392 capítulos, esse repeteco ficou mais de um ano no ar.
Em 2018, uma nova reprise: entre 06/08/2018 e 08/03/2019, às 18h15, em 152 capítulos.
Por fim, uma reprise de 16/05 a 02/09/2022, em 80 capítulos, apenas para o SBT São Paulo e praças sem programação local, na faixa das 12h. Em 31/08, a novela sofreu um pulo de 107 capítulos, tendo o seu desfecho adiantado sem aviso prévio. Segundo o SBT, a antecipação do final da novela ocorreu por causa de uma reformulação na grade vespertina
Trilha sonora 1
01. CARRO-CÉU – Priscilla e Yudi (tema de abertura)
02. FICO ASSIM SEM VOCÊ – Roberta Tiepo (tema de Cirilo e Maria Joaquina)
03. PEQUENO CIDADÃO – Pequeno Cidadão (tema de Jaime)
04. CARROSSEL – Crianças
05. AO MESTRE COM CARINHO (TO SIR WITH LOVE) – Eliana (tema de Helena e seus alunos)
06. MATEMÁTICA – Restart
07. BEIJO, BEIJINHO, BEIJÃO – Larissa Manoela (tema de Maria Joaquina)
08. MEXE MEXE – Crianças
09. AQUARELA – Toquinho
10. AMIGUINHO – Crianças
11. MUDAR GERAL – Crianças
12. VARINHA DE CONDÃO – Maísa (tema de Valéria)
13. CIRANDA DA BAILARINA – Priscilla
14. O CADERNO – Chico Buarque (tema de Firmino)
15. QUEM QUISER SONHAR – Maria Diniz e Crianças (tema de Helena e seus alunos)
16. ESPELHO – Patricia Marx
17. ADOLESCENTE – Crianças
18. SONHOS PARA QUEM QUISER – Simoni (tema de Carmem)
Trilha sonora 2
01. CARRO-CÉU (Party Mix) – Priscilla Alcântara & Yudi
02. NÃO É PROIBIDO – Marisa Monte
03. PERAÍ – Jean Paulo Campos (tema de Cirilo)
04. SOLTA OU AGARRA – Coro Carrossel
05. A BANDA – Turma Do Carrossel
06. ROCK DAS LANCHONETES – Nicholas Torres (tema de Jaime)
07. BOM DIA – Larissa Manoela (tema de Maria Joaquina)
08. BOM BOM BOM – Coro Carrossel
09. NÃO FAZ MAL (TÔ CARENTE MAS EU TÔ LEGAL) – Aysha Benelli & Stefany Vaz
10. DIG DIM – MC Jenny
11. PERTINHO DE MIM – Maisa Silva
12. O SOL E A LUA – Pequeno Cidadão (tema de Paulo)
13. VARINHA DE CONDÃO – Thaís Nascimento & Edu Camargo
14. TODO MUNDO – Maria Diniz
15. RABITO – Nina (tema de Rabito)
16. MINHA CURIOSIDADE – Priscilla Alcântara
17. AQUECIMENTO – Teddy Texas (tema de Graça)
18. DANÇANDO – Agridoce (tema de Suzana)
19. SE ENAMORA – Roberta Tiepo
20. A BAILARINA – Lucinha Lins
21. DOZE COISINHAS À TOA QUE NOS FAZEM FELIZES – Fortuna
22. CARRO-CÉU – On Shore
23. FICO ASSIM SEM VOCÊ (Remix) – Roberta Tiepo
Trilha sonora 3
01. CARRO-CÉU – Priscilla Alcântara & Yudi
02. PERAÍ – Jean Paulo Campos
03. A BANDA – Turma do Carrossel
04. MEXE MEXE – Crianças
05. BEIJO, BEIJINHO, BEIJÃO – Larissa Manoela
06. CARROSSEL – Crianças
07. CIRANDA DA BAILARINA – Priscilla
08. ROCK DAS LANCHONETES – Nicholas Torres
09. NÃO FAZ MAL (TÔ CARENTE MAS EU TÔ LEGAL) – Aysha Benelli & Stefany Vaz
10. AO MESTRE COM CARINHO (TO SIR WITH LOVE) – Eliana
11. TIC TAC – Roberta Tiepo
12. TODO MUNDO – Rosanne Mulholland
13. SONHOS PARA QUEM QUISER – Simony
14. BRINCADEIRA DE CRIANÇA – Coro Carrossel
15. DIG DIM – MC Jenny
16. Livia Andrade – Deixa Comigo
Trilha sonora 4: Carrossel Karaokê
01. CARRO-CÉU
02. MEXE MEXE
03. MUDAR GERAL
04. CARROSSEL
05. BEIJO, BEIJINHO, BEIJÃO
06. VARINHA DE CONDÃO
07. PERAÍ
08. QUEM QUISER SONHAR
09. AMIGUINHO
10. SONHOS PARA QUEM QUISER
11. NÃO FAZ MAL (TÔ CARENTE MAS EU TÔ LEGAL)
12. ROCK DAS LANCHONETES
13. DIGIDIN
14. FICO ASSIM SEM VOCÊ
Tema de abertura: CARRO-CÉU – Priscila Alcântara e Yudi Tamashiro
Entre duendes e fadas
A terra encantada
Espera por nós
Abra o seu coração
Na mesma canção
Em uma só voz
Entra, vem no picadeiro
Pintar essa cara
Com tinta e pó
Deixe a criança escondida
Esquecida, esquecer
Que ela é avó
Embarque nesse carrossel
Onde o mundo faz de conta
A terra é quase o céu…
No nosso circo maluco
Você é de tudo
Até super herói
Você é a roda-gigante
O anão, elefante
O índio, cowboy
Venha, não perca o seu tempo
Que até a idade
Se pode escolher
Venha ser uma criança
Girar nessa dança
Ser o que quiser
Embarque nesse carrossel
Onde o mundo faz de conta
A terra é quase o céu…
Melhor novela de 2012,até que veio Chiquititas e perdeu a graça.Saudades de Cirilo e Maria Joaquina,Jean Paulo Campos e Larissa Manoela estavam carismáticos enquanto ainda eram criança nessa novela,já que depois ela fez Cúmplices de Um Resgate e ele Carinha de Anjo e perderam o carisma do público infantil da época,porque já estavam adolescentes nessas novelas.Saudades de 2012,ano maravilhoso que me deixou saudades e choro até hoje.
Em “I love Paraisopólis” a canção tema de Grego (Caio Castro) “Elas gostam assim” de Projota, fazia referência a Carrossel no verso: “Toda Maria Joaquina só quer um Cirilo…” Outra referência era a música “Ciranda da bailarina” também presente na novela do SBT.
Aildison Bispo dos Santos. Eu também!!!
Prefiro a versão mexicana