Sinopse
Carmem, uma jovem exuberante e ambiciosa, desiludida no amor, faz um pacto de sangue com a Pombagira cigana, a fim de ficar rica e destruir a vida de Ciro, o homem que ela quer vingar-se, mesmo apaixonada. Ao pedir uma prova do poder da Pombagira, Carmem passa a incorporá-la. Pelo pacto, ela terá poder, prestígio e o assédio de vários homens, desde que não se apaixone por nenhum. Carmem é alvo do amor do policial militar José, marido da dedicada Micaela, que o ama, mas vive amargurada devido às traições do marido.
Carmem passa a se envolver com homens poderosos, tornando-se uma mulher manipuladora, vulgar e mesquinha. Contudo, a situação lhe foge do controle quando se apaixona verdadeiramente por Camilo, um piloto de carros de corrida. É quando ela perde o dinheiro e o prestígio que conquistou e volta para a casa da mãe. Torna-se então uma mulher revoltada e alcoólatra, chegando a ser presa por agressão e tentativa de homicídio. Devido a seu comportamento, acaba expulsa de casa e passa a se prostituir para sobreviver.
Em situações de conflito ou sedução, Carmem perde o controle de seus atos e, involuntariamente, incorpora a Pombagira. Ela ainda tenta ser feliz com Camilo, deixando sua vida anterior de lado para se dedicar a ele e provar que mudou, mas não consegue. Ainda sofre com o assédio de Ciro, que a quer de volta custe o que custar. A vida de Ciro foi totalmente destruída: ficou entre a vida e a morte depois de levar um tiro, perdeu todo seu dinheiro e sofre por Carmem, por quem tentou o suicídio diversas vezes.
Carmem também teme José, que obsessivo por ela, passa a persegui-la. Arrependida, ela implora à Pombagira para deixá-la em paz, mas esta não descansará enquanto não tiver sua alma, conforme o combinado. Desesperada e sem Camilo, Carmem procura uma bruxa para desfazer o pacto com a Pombagira. A bruxa lhe diz que ela precisa recuperar um punhal que deu de presente a José quando eles tinham um caso. Carmem o procura, mesmo com medo, já que ele não aceita mais as suas recusas e a ameaçou de morte.
Carmem recusa-se a ficar com José e pede de volta o punhal que lhe deu de presente. Em um acesso de raiva, José a mata com uma punhalada. Ao falecer, a alma de Carmem é perseguida pela Pombagira, que quer aprisioná-la nas trevas. Porém, com ajuda de seres de luz, Carmem, por ter se arrependido, é protegida e amparada e tem seu espírito libertado do pacto. Transformada em uma rosa, com a missão de evoluir, seu espírito passa a ser uma Pombagira de luz, encarregado de trabalhar somente para o bem e a caridade.
LUCÉLIA SANTOS – Carmem
JOSÉ WILKER – Camilo
PAULO BETTI – Ciro Galvão
PAULO GORGULHO – José
JÚLIA LEMMERTZ – Micaela
MAURICE VANEAU – Dr. Jean-Pierre Junot
BEATRIZ SEGALL – Alzira
HELENA BRANDÃO (DARLENE GLÓRIA) – Verônica / Ester
ODILON WAGNER – César
JULIANA CARNEIRO DA CUNHA – Virgínia
SELMA EGREI – Nina
DEDINA BERNARDELLI – Duda
JOSÉ DUMONT – Aluísio
SÔNIA CLARA – Paula Laport
ROSITA THOMAZ LOPES – Madame Klotz (Edwiges Klotz)
THERESA AMAYO – Rosimar
LUÍS DE LIMA – Costa
LIANA DUVAL – Isaltina
BIA SION – Creusa
GUILHERME KARAN – Trajano Paulo (Jano)
NÉLIA PAULA – Semíramis
LUÍS CARLOS ARUTIN – Pimentel
HÉLIO ARY – Ary
CIDINHA MILAN – Pilar
CAMILO BEVILACQUA – Hélio
TÂNIA NARDINI – July
BRUNO GIORDANO – Ivo
NEUSA BORGES – Pombagira
CARMEM FIGUEIRA – Deusa
MÁRIO CARDOSO – Ribeiro
XALA FELIPPI – Cissa
ELISA FERNANDES – Germana
ROSIMAR DE MELLO – Mocinha
IVAN DE ALMEIDA – Delegado Marcos de Almeida
CARLA TAUSZ – Terezinha
LIZANDRA SOUTO – Manu
ROBERTO BONFIM – Júlio Pereira
HÉLIO SOUTO – Senador Bastos
CLARISSE DERZIÊ – Maria Priscila Bastos
VICENTE BARCELLOS – Caíque
FÁTIMA FREIRE – Patrícia
LUÍS FELIPE DE LIMA – Lula Costa
REBECA BUENOSILVA – Miriam Vaz
LEONARDO JOSÉ – Dr. Brandão
CLEMENTINO KELÉ – Dr. Araújo
IVAN SENNA – Dr. Armando Castro
e
ALFREDO MURPHY – Pedro
BRENO BONIN – pescador de espanhol
CHICA XAVIER – mãe-de-santo
CLÁUDIO MAMBERTI – promotor
CLEMENTE VISCAÍNO – delegado
EDUARDO TORNAGHI – amante de Carmem
GILDA CRUZ – Gina
HENRIQUE NUNES – Ricardo
HUMBERTO MARTINS – repórter de TV
KLEBER DRABLE – juiz
JAYME DEL CUETO – detetive
MIRIAN PIRES – mãe de Verônica / Ester
NIFFER CORTEZ – cigana
NILDO PARENTE – Dr. Geraldo Saboya (advogado do Dr. Junot)
ODETE BARROS – cartomante
ORION XIMENES – advogado de Carmem
ROBERTO OROSCO – Roberto
SEBASTIÃO LEMOS – secretário do senador
VANDA LACERDA – juíza
Mudança de emissora
Em 1987, a convite de José Wilker, então diretor de dramaturgia da TV Manchete, Glória Perez assinou seu único trabalho fora da Globo. Aceitou a proposta por estar descontente com a negativa da Globo em produzir sua novela Barriga de Aluguel.
Assim, Glória adaptou para o formato telenovela Carmem, a cultuada personagem de Merimée e Bizet. Escamilho, o toureiro da ópera, virou Camilo (o próprio José Wilker), trocando as arenas de touros por pistas de carros de corrida.
A base da sinopse de Carmem trazia elementos de Barriga de Aluguel, então guardada em qualquer gaveta da Globo (para ser finalmente realizada em 1990).
Pombagira
Depois de dez anos atuando em novelas da Globo, Lucélia Santos abandonou a emissora e se transferiu para a Manchete. Sobre a escolha da atriz para a personagem-título, Glória Perez se queixou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo:
“Tínhamos um grande problema de adequação ao papel principal. A Lucélia Santos, escalada para a fazer a protagonista, é uma grande atriz, mas não tem o fascínio e a exuberância de uma Vera Fischer. E Carmem é a história de uma mulher que, pelo impacto causado por sua beleza, destrói a vida dos homens à sua volta. Nesse tipo de história, o physique du rôle tem importância fundamental (…) Mas a estrela era a Lucélia, havia que se dar um jeito.”
Para contornar essa questão, a autora inventou o pacto com a pombagira: “O ovo de Colombo foi transformar a cigana do conto original de Merimée na cigana da umbanda, porque o mágico ninguém discute. Dessa forma, a personagem fazia um pacto com a pombagira e se tornava a cigana do conto.”
Nudez de Lucélia Santos
Por causa do atraso na pré-produção de Carmem, a Censura da Nova República deixou passar a nudez de Lucélia Santos no início da novela. O Departamento de Censura e Diversões Públicas deve ter recebido cenas dos ensaios para fazer a avaliação, só isso explica o ofício que o diretor geral da TV Manchete, Rubens Furtado, recebeu logo após a estreia:
“Fomos surpreendidos com a exibição de uma cena de nudez total da atriz Lucélia Santos no cap 8 (…) cena não constante da gravação apresentada para o exame (…) extrapola o nível de programas similares levados ao ar até esta data, causando-nos perplexidade e estarrecimento. (…) Doravante, esta DCDP só aceitará gravações completas, de sorte a propiciar uma avaliação exata da matéria sujeita à censura prévia”.
(“Beijo Amordaçado – A Censura às Telenovelas Durante a Ditadura Militar”, Cláudio Ferreira)
Aids
Glória Perez abordou a homossexualidade por meio do personagem Dr. Junot – vivido pelo ator Maurice Vaneau -, um industrial simpático, casado, com filhos, ótimo pai e patrão, mas com um “segredo”. Quando o público havia se afeiçoado a ele, foi revelado que Dr. Junot era gay. Neste momento, os telespectadores já estavam torcendo pelo personagem. A autora trabalhou para que o público o admirasse antes de saber que ele era homossexual.
Em uma época em que a Aids ainda era vista com muito preconceito, como uma “praga de gays“, Glória Perez teve o cuidado de tratar da doença não por meio de algum personagem homossexual, mas por Rosimar (Theresa Amayo), uma simpática dona de casa, mãe de família, infectada com o vírus HIV quando fez uma transfusão de sangue. A autora mostrou o isolamento e a rejeição que sofriam os doentes na época.
O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, participou da campanha de conscientização sobre Aids dentro da novela.
Falso gancho dos 6 tiros
No final de um determinado capítulo, a personagem Virgínia (Juliana Carneiro da Cunha) disparou, de uma pequena distância, seis tiros à queima-roupa contra o marido César (Odilon Wagner), que a traía. A cena terminou no auge da ação, como gancho para o capítulo seguinte.
No dia subsequente, porém, para a surpresa do telespectador, nenhum tiro havia atingido o marido, seja porque a mulher tinha má pontaria, ou porque ela realmente não queria acertar nele. No jargão novelístico, esse recurso é chamado de “falso gancho”, já que o ato da personagem não teve uma consequência direta na trama. “Os seis tiros de Carmem” tornou-se o mais notável falso gancho de nossas novelas.
Em entrevista ao programa Por Trás da Fama, do canal Multishow (em agosto de 2005), Glória Perez revelou que este foi um dos maiores absurdos que já escreveu:
“Ela puxa um revólver, da distância que estou de você, e dá seis tiros. No outro capítulo, ela errou os seis!”, concluiu a autora rindo.
O autor Carlos Lombardi homenageou em suas novelas o falso gancho de Glória Perez em tom de comédia. Ele repetiu a cena dos tiros que não acertaram o alvo em Bebê a Bordo (1988-1989), Perigosas Peruas (1992), Kubanacan (2003-2004) e Bang Bang (2005-2006).
Elenco
Presença da atriz Darlene Glória – estrela do filme Toda Nudez Será Castigada (1973) – afastada havia quinze anos da televisão, assumindo seu novo nome, Helena Brandão, depois de ter se tornado pastora evangélica. Na novela, ela viveu a pastora Verônica.
Para uma sequência de pregação da pastora Verônica, a TV Manchete aproveitou como figurantes 50 mil fiéis que participavam da reinauguração da TV Rio, que tornara-se a primeira emissora evangélica do Brasil, em 26/03/1988, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. (“Almanaque da TV”, Bia Braune e Rixa)
Júlia Lemmertz atuou grávida de sua primeira filha, Luiza. Em consequência, sua personagem, Micaela, também engravidou na trama, dando à luz nos últimos capítulos. Luiza nasceu pouco tempo após o término da novela.
Uma curiosidade: Silvio Santos fez uma participação especial na novela. O apresentador abriu as portas do Programa Silvio Santos do SBT para a personagem Creuza (Bia Sion) participar do quadro Namoro na TV. Sonhadora e romântica, Creuza vai solicitar um namorado por meio do programa de televisão.
Outra participação especial foi a do cantor Guilherme Arantes.
Reprise
Carmem foi reprisada, em forma compacta, de 19/03 a 07/06/1990, em 69 capítulos, de segunda a sábado, às 13h (e mais tarde às 13h15).
Músicas tocadas na novela:
ABRACAME (WRAP YOUR ARMS AROUND ME) – Julio Iglesias
BILHETE – Fáfá de Belém (tema de Virgínia)
BODY AND SOUL – Herbie Hancock
CARMEN SUITE: I. INTRODUCTION – Orchestra of USSR State Academic Bolshoi Theatre | String Sectio
CARMEN SUITE: V. CARMEN’S ENTRANCE AND HABANERA – Orchestra of USSR State Academic Bolshoi Theatre | String Sectio (tema de abertura / tema de Carmem)
CARMEN SUITE: IX. TORERO – Orchestra of USSR State Academic Bolshoi Theatre | String Sectio (tema de Carmem e Camilo)
CARMEN SUITE: XII. FORTUNE-TELLING – Orchestra of USSR State Academic Bolshoi Theatre | String Sectio
CARMEN SUITE: XIII. FINALE – Orchestra of USSR State Academic Bolshoi Theatre | String Sectio
COLORS / DANCE – George Winston
DO A THING – Herbie Hancock
DOIS SEM VERGONHA – Paulo Moura
ERA UM GAROTO QUE COMO EU AMAVA OS BEATLES E OS ROLLING STONES (instrumental) (tema de Trajano Paulo)
ETA DOR DE COTOVELO – Jamelão (tema de José)
FAIR WEATHER – Herbie Hancock
FALSO BRILHANTE – João bosco (tema de Paula Laport)
GAROTO MAROTO – Alcione (tema de Deusa / Aluísio)
GRACE (INTERLUDE) – Mean Season
LATIN-ESQUE – Juan García Esquivel y Su Orquesta
LEMBRANÇAS – Noite Ilustrada (tema de Alzira)
LOUCOS DE CARA – Vitor Ramil (tema de Carmem / Carmem e Ciro no ínício / José no final)
LUAR DO SERTÃO – Marlene Dietrich and Burt Bacharach
MOLAMBO – Jamelão
NIGHT – Jan Hammer
OCEANS AND CONTINENTS – Jan Hammer
PAINT HER MOUTH – Herbie Hancock
PARTY PEOPLE – Herbie Hancock
‘ROUND MIDNIGHT – Herbie Hancock
SIM OU NÃO – Gal Costa (tema de Virgínia)
STILL TIME – Herbie Hancock
STREET LIFE – Randy Crawford
TALES OF MISTERY – Trance Dance
TAXI RUBINI – Denny Jaeger
THE ANIMALS – Jan Hammer
THE B. P. BLUES (Live 1986 The Baked Potato) – Larry Carlton
THE DREAM – David Sanborn
THE HEAT (From ‘The Rhythm Of The Heat’) – Peter Gabriel
THE HUNGER GAME – Michel Rubini, Denny Jaeger
TRIO IN E-FLAT MAJOR, OP.100, D.929: II. AANDANTE CON MOTO (slow version) – Howard Shelley, Ralph Holmes, Raphael Wallfisch
WAITING AT THE BORDER (From “The Untouchables” Soundtrack) – Ennio Morricone
YESTERDAY – The Beatles (tema de Nina)
YESTERDAY (instrumental) (tema de Virgínia / Nina / César)
Muito boa e polêmica para os dias de hoje
Muito boa a novela
Como Gloria Perez comentou CARMEN precisava ser vivida por uma mulher com muito Sexy Appeal.
Talvez a escolha certa para o papel fosse Christiane Torloni que na época era contratada da Rede Manchete
Nossa, que bacana ! Que história interessante, muito diferente …
Já vi essa novela mais de 8 vezes e nunca me canso, apesar de ser fantasiosa demais, possui uma trama envolvente, atores ótimos e trilha sonora bem marcante,
ótima lembrança!!!
carmem, adaptação novelesca da carmem de bizet, tb adaptada por carlos saura, na carmem que integra a trilogia flamenca do diretor espanhol, composta por: bodas de sangue, carmem e amor bruxo …
noooossaa!!! quanta coisa boa pra tentar rever em tempos de isolamento … obrigada!!!
Uma novela atraente, interessante e bem ousada para aquela época. No entanto, acredito que se a manchete tivesse apostado em barriga de aluguel, teria mais um grande sucesso na sua história e com temperos mais fortes do que foi sua exibição no horário das 6h da globo em 1990.
Eu me lembro que trabalhava e estudava , mas mesmo morto de cansado não perdia um capítulo . Tenho vontade de rever ! Esta foi uma daquelas novelas em que a Glória voou e eu voei junto. A Pomba Gira deixou de ser entidade para ser personificada pela Neuza Borges,amei !
Novela maravilhosa com atuações surpreendentes
Assisti um compacto de Carmem no YouTube, em 2016. Achei a novela interessante, com boas atuações, embora não chegue a ser um novelão. Foi curioso ver a Beatriz Segall fazendo uma personagem pobre. Na época da exibição original eu tinha entre 2 e 3 anos, mas quando reprisou, em 1990, lembro que eu tinha medo da abertura.