Sinopse
Os dublês Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) são referências dentro e fora dos sets de filmagem. A adrenalina nas cenas de saltos e alta velocidade não costuma intimidar a dupla que luta ainda para garantir o pagamento das contas no fim do mês. Além de tudo, a parceria ultrapassa a ficção. Uma paixão velada e recíproca os une ainda mais, apesar de não admitirem.
Clarice Gusmão (Taís Araújo) é diretora da SG, a Cia. Siderúrgica Gusmão. Entusiasta dos avanços científicos, ela é a maior incentivadora do departamento de pesquisa, comandado por Jonathan Azevedo (Guilherme Weber), que desenvolveu uma fórmula secreta à base de magnésio, uma descoberta revolucionária que pode ser adotada tanto para salvar vidas quanto na indústria bélica.
Empresária bem-sucedida e discretíssima, Clarice mantém um romance secreto com Ítalo (Paulo Lessa), seu ex-segurança que hoje trabalha como instrutor de parkour. Segredos bem guardados e a existência de uma sósia permeiam a sua trajetória. Apesar da semelhança física com Clarice, a massoterapeuta Anita (Taís Araújo) é popular e despachada, bem diferente do seu jeito de ser.
Os caminhos de Pat, Moa e Clarice se cruzam quando a empresária contrata os dublês para encontrar a fórmula secreta de Jonathan. A dupla vê a chance de sair do aperto e dar maior conforto para suas famílias. Pat é casada com Alfredo (Carmo Dalla Vecchia) e mãe de Gui (Diogo Caruso) e Sossô (Alice Camargo), enquanto Moa é pai solo de Chiquinho (Guilherme Tavares) desde que separou-se de Rebeca (Mariana Santos).
A fórmula secreta mobiliza também o ambicioso Leonardo (Ícaro Silva), irmão de Clarice, sua amante Regina (Mel Lisboa), assessora de Clarice na SG, e o empresário Danilo (Ricardo Pereira), todos com grande interesse comercial na descoberta e suspeitos de terem hackeado parte dos arquivos. Após enfrentar uma verdadeira jornada, Pat e Moa encontram a pasta, mas descobrem que Clarice está morta.
Sem conseguir a recompensa pelo trabalho e tendo em mãos a pesquisa que vale milhões, a dupla inicia uma investigação paralela para saber o que aconteceu a Clarice e quem teria interesse na fórmula. Ítalo se junta a Pat e Moa para investigar a morte da empresária. Ele também entra na sociedade da Coragem.com, uma nova agência de dublês, que tem Rico (André Luiz Frambach) como um dos sócios.
TAÍS ARAÚJO – Clarice Gusmão / Anita
PAOLLA OLIVEIRA – Pat (Patrícia Lima)
MARCELO SERRADO – Moa (Moacyr Figueira)
PAULO LESSA – Ítalo Santana
ÍCARO SILVA – Leonardo Gusmão
MEL LISBOA – Regina
RICARDO PEREIRA – Danilo
GUILHERME WEBER – Jonathan Azevedo
CLÁUDIA DI MOURA – Martha Gusmão
CARMO DALLA VECCHIA – Alfredo
KIKO MASCARENHAS – Duarte / Bob Wright
JENIFFER NASCIMENTO – Jéssica
MARIANA SANTOS – Rebeca
ANDRÉ LUIZ FRAMBACH – Rico (Heitor Gabriel)
VITÓRIA BOHN – Lou (Lourdes Maria)
PAULA BRAUN – Olívia
LEOPOLDO PACHECO – Joca (João Carlos)
STELLA MARIA RODRIGUES – Nadir
RODRIGO FAGUNDES – Armandinho
MARIA EDUARDA CARVALHO – Andréa Pratini
BRUNO FAGUNDES – Renan
IGOR FERNANDEZ – Lucas
FERNANDO CARUSO – Paulo
JÚLIA LUND – Marcela
GUIDA VIANNA – Dagmar
MARCELO VALLE – Gustavo
RAQUEL ROCHA – Teca
RAFAEL TEOPHILO – Hugo Sá
PABLO SANÁBIO – Enzo
SÉRGIO LOROZA – Vini
KAYSAR DADOUR – Kaká Bezerra
DIOGO SAVALA – Batata
AMANDA MIRASCI – Cleide
CAROL PORTES – Dalva
ARIANE SOUZA – Margareth
ANSELMO VASCONCELLOS – Milton
IVONE HOFFMANN – Adélia
ZECARLOS MORENO – Robson
DJA MARTHINS – Dona Lia
ALANA FERRI – Márcia
MIKA MAKINO – Ísis
GABRIELA LORAN – Luana
as crianças
ALICE CAMARGO – Sossô
GUILHERME TAVARES – Chiquinho
DIOGO CARUSO – Gui
e
ADASSA MARTINS – Rosa
ADRIANO PETTERMAN – Berimbau (capanga de Danilo)
ADRIANO SABOIA – Dr. Fausto (advogado que Regina enviou à delegacia para saber o que sua mãe disse ao ser interrogada)
AGATHA MOREIRA como ela mesma, em um comercial de TV em que Pat é sua dublê
ALDRI D’ANUNCIAÇÃO – promotor no julgamento de Regina
ALEJANDRO CLAVEUAX – Samuel (suspeito da morte de Clarice, entrega à polícia uma carta sobre o seu suicídio)
ALEXANDRE DACOSTA – Agenor (trabalhou no orfanato onde Rebeca foi criada)
ALEXANDRE GALINDO – Alexei (da máfia internacional que deseja se apoderar da fórmula de Jonathan)
ALICE BORGES – Fátima (mãe de Kaká, vizinha de Dagmar)
ANA BARROSO – mãe de Hugo
ANDRÉ DALE – um dos coveiros para quem Anita pede ajuda quando Léo a encontra no túmulo de Clarice
ANDRÉ GUERREIRO (SALVADOR) – Torres (chefe da segurança na siderúrgica de Clarice)
ANETTE PERORAZIO – Marinete
ARLETE SALLES – juíza no julgamento de Regina
ARMANDO PAIVA – um dos pescadores da colônia que conversam sobre Samuel com a polícia e depois Ítalo
BEATRIZ BLANCZAK – empregada de Duarte quando criança
BRENO GUEDES – tatuador com quem Ítalo esconde uma fórmula tatuada em seu braço
BRUCE BRANDÃO – um dos pescadores da colônia que conversam sobre Samuel com a polícia e depois Ítalo
BRUNA SPÍNOLA – Fernanda (filha de Célia, possível irmã de Rebeca)
CAROLINA BEZERRA – noiva no carro com Jéssica, sequestradas durante a fuga de dois assaltantes
CHICO MELLO – capanga de Danilo que morreu na caverna lutando com Moa e Pat
CHRISTIANO TORREÃO – amigo que Ítalo encontra no cemitério quando ele e Moa vasculham um túmulo
CRIOLA como ela mesma, grafitando na montagem do galpão da Coragem.com
CRISTINA FLORES – advogada de Danilo
DANIEL DIAS DA SILVA – advogado de Rebeca
DANIEL ERTHAL – patrocinador de Rico que rejeita sua proposta de apoio a empresa de dublês
DANIEL GREGÓRIO – capanga de Danilo que coloca uma bomba no carro de Pat
DANIEL RATO – um dos homens que ajudam Ítalo depois de le ser agredido na noite da morte de Clarice
DAVID HERMAN – embaixador com quem Duarte passou a infância e aprendeu a falar inglês
ÉBER INÁCIO – um dos coveiros para quem Anita pede ajuda quando Léo a encontra no túmulo de Clarice
FABIO ALAVEZ – Baby (infiltrado de Danilo na Coragem.com, acaba morto)
FÁBIO GUARÁ – perito que informa a Paulo que o perito que cuidou da morte de Clarice abandonou a profissão
FELIPE HAIUT – recepcionista do hotel onde Léo hospedou-se na noite da morte de Clarice
FELIPE ROCHA – diretor do comercial de TV com Agatha Moreira e Rodrigo Simas
FERNANDA GABRIELA – Agnes (gerente da galeria onde Teca realiza sua exposição)
FERNANDA GENTIL – como ela mesma, apresentando um leilão beneficente na escola de dança de Olívia
GABRIEL BORGONGINO – Bill (da equipe de Ítalo que trabalha monitorando as escutas)
GLAUCO ORLANDINI – segurança do shopping que ajuda Moa a procurar seu filho desaparecido
GREICE FONTES – dublê de Taís Araújo quando estão em cena Clarice e Anita
HELA CASTRO – Tia Socorrinho (faxineira do orfanato onde Rebeca foi criada)
HUGO GROSS – médico que atesta a morte de Samuel
ÍTALO VILLANI – segurança colocado por Ítalo para proteger Pat e Moa sem que eles saibam
JADE BERALDO como ela mesma, cantando na festa na casa de Bob Wright
JAIME LEIBOVITCH – juiz na audiência em que Moa e Rebeca disputam a guarda de Chiquinho
JOÃO CAMPOS – Ângelo (irmão de Samuel, envolvido na suposta morte de Clarice)
JOSÉ KARINI – médico de Alfredo
JOSUÉ GALINARI – Túlio (detetive contratado por Danilo para encontrar a mãe de Rebeca)
LANA RHODES – atriz contratada por Danilo para se infiltrar na Corage.com
LINA AGIFU – Dona Selma (mãe de Ísis)
LINCOLN VARGAS – Jorge (editor de Alfredo em suas tirinhas)
LINIKER como ela mesma, cantando no bar que Anita e Dalva frequentam
LUCAS LANNA – Duarte (criança)
LUCIANO PULLIG – médico que opera Moa após sua queda durante uma briga com Danilo
LUELLEM DE CASTRO – diretora do comercial de TV com Vanessa Giácomo e Thiago Fragoso
MANUELA LLENERA – Tina (recupera um áudio apagado no celular de Leonardo)
MARCELO AQUINO – diretor de um comercial de perfume com Pat e Moa
MARCELO ESCOREL – pai de Hugo
MARCELO ROCHA PEREIRA – mestre de box de Rico
MARIA BELTRÃO como ela mesma, em uma festa na casa de Andréa Pratini
MARIA SALVADORA – Dona Dina (benzedeira consultada por Jéssica, que acha que viu o espírito de Clarice)
MÁRCIO FONSECA – um dos assaltantes que sequestram Jéssica e a noiva
MIWA YANAGISAWA – advogada de Moa
NARCISA TAMBORINDEGUY como ela mesma, em uma festa na casa de Andréa Pratini
ORLANDO CALDEIRA – diretor do comercial de creme dental em que Pat e Moa atuam
OTHON BASTOS – Peixoto (titular da delegacia que investiga a morte de Clarice)
RAFAEL CARDOSO – Rômulo (da máfia internacional que deseja se apoderar da fórmula de Jonathan)
RALF ITZEL – George (empresário que Danilo apresenta a Bob)
RENATA TOBELEM – professora de Chiquinho, percebe seu sumiço durante o passeio no shopping
ROCCO PITANGA – Caio Gonzaga (gigolô que Regina paga para seduzir Marta)
ROBERTA FELIPE como ela mesma, dublê de Paolla Oliveira qie aparece gravando um comercial ao lado de Pat
RODRIGO CEBRIAN como ele mesmo, em uma festa na casa de Andréa Pratini
RODRIGO PENNA – diretor do comercial em que Moa e Pat conhecem Andrea Pratini
RODRIGO SIMAS como ele mesmo, em um comercial de TV em que Moa é seu dublê
ROMEU EVARISTO – médico que monitora Clarice em coma
RONEY VILELA – Nelson (um dos pescadores da colônia que conversam sobre Samuel com a polícia e depois Ítalo)
ROSANE SVARTMAN como ela mesma, dirigindo Moa e Pat em uma cena de capa e espada
SUZIE THOMPSON – Rose
SÉRGIO KAUFFMAN – Jarbas (informante de Ítalo na delegacia)
STELLA FREITAS – Célia Rocha (suposta mãe de Rebeca)
TADEU SCHMIDT como ele mesmo, gravando um comercial onde Moa é seu dublê
TALITHA MORETE como ela mesma, em uma festa na casa de Andréa Pratini
TATÁ WERNECK como ela mesma, no comercial em que Pat e Moa atuam
THIAGO FRAGOSO como ele mesmo, em um comercial de TV em que Moa é seu dublê
THIAGO OLIVEIRA como ele mesmo, em uma festa na casa de Andréa Pratini
THIERRY TREMOUROUX – Maurice (da máfia internacional que deseja se apoderar da fórmula de Jonathan)
TIAGO HOMCI – Jefferson (noivo no casamento em que a noiva fica em dúvida se casa ou não)
VAL PERRÉ – Roberto Gusmão (pai de Clarice)
VANESSA GIÁCOMO como ela mesma, em um comercial de TV em que Pat é sua dublê
VANESSA PASCALE – informa Teca que sua tela foi doada para uma exposição beneficente
ZÉ MÁRIO FARIAS – advogado de Samuel, quando ele depõe na delegacia
Bete (enfermeira que cuida de Clarice em coma)
Fonza (juiz amigo de Andrea Pratini, na audiência sobre a guarda de Chiquinho)
Seu Evandro (porteiro do prédio onde mora Renan)
Dr. Evaristo Moraes (representante do grupo médico que recebe a fórmula)
Marino (segurança que trabalhou com Ítalo, interrogado por Paulo)
Soraia Reis (jornalista que persegue Hugo por causa da sua orientação sexual)
– núcleo de PAT (Paolla Oliveira), dublê de ação, é uma mulher racional, pé no chão, divertida e corajosa. Abre com sócios a agência de dublês Coragem.com:
o marido ALFREDO (Carmo Dalla Vecchia), ilustrador, alterna o trabalho home-office com os afazeres de casa. É ele quem cozinha, arruma a casa e leva as crianças para escola enquanto Pat trabalha como dublê. Alfredo tem uma doença desconhecida, o que causa grande preocupação na mulher
os filhos: GUI (Diogo Caruso), pré-adolescente, e SOSSÔ (Alice Camargo), a mais nova, ainda criança
os pais: JOCA (Leopoldo Pacheco), instrutor de tênis e mulherengo. Esconde de todos que tem outra família,
e NADIR (Stella Maria Rodrigues), caseira e dedicada ao lar. Socorre Pat e Alfredo nos cuidados com os netos.
– núcleo de MOA (Marcelo Serrado), dublê de ação, é impetuoso e otimista. Em função da idade, o esforço físico no trabalho às vezes deixa dores pelo corpo, mas ele adora impressionar a parceira Pat, seu amor platônico. Ameaçado pela ex-mulher, faz de tudo para manter a guarda do filho pequeno. Cria com Pat a empresa de dublês Coragem.com:
o filho CHIQUINHO (Guilherme Tavares), o melhor amigo de Sossô. Tem uma relação de cumplicidade e parceria com o pai
a ex-mulher REBECA (Mariana Santos), mãe de Chiquinho. Depois de abandonar o filho quando bebê, retorna ao Brasil disposta a lutar pela guarda da criança. Tem uma relação conturbada com o ex, que não a perdoa por ter sido deixado com o filho e trocado pelo melhor amigo
o ex-amigo DANILO (Ricardo Pereira), atualmente casado com Rebeca. Empresário sem escrúpulos e ambicioso, está em busca da pasta com uma fórmula secreta. Rivaliza com Moa, ama Rebeca e apoia a briga da amada pela guarda de seu filho
o pai MILTON (Anselmo Vasconcelos), dono de uma padaria em Paquetá. Amigão do filho, boa praça, tem sempre um conselho e um abraço para as pessoas que o procuram
a tia ADÉLIA (Ivone Hoffmann), irmã mais velha de Milton. Guia de turismo em Paquetá, mora com o irmão. Ajuda a cuidar de Chiquinho quando Moa precisa trabalhar.
– núcleo de CLARICE GUSMÃO (Taís Araújo), presidente da SG, a siderúrgica da família. Contrata Pat e Moa após conhecer a dupla durante a gravação de um comercial para a SG. Os dois têm a missão de resgatar a pasta com uma fórmula secreta, pela qual Danilo está interessado. A fórmula pode ser usada tanto a favor da Medicina ou, com uma pequena modificação, beneficiar a produção da indústria bélica. A morte de Clarice abre caminho para desvendar outras facetas da empresária, até então desconhecidas, e a revelação de uma sósia, que pode ser a chave para inúmeros mistérios:
a mãe MARTHA (Claudia Di Moura), volta ao Brasil após a morte da filha para comandar a SG. Sente-se culpada pelos anos que passou longe dos filhos. Assume a presidência da empresa, para desapontamento do seu caçula, que pretendia ocupar o posto vago com a morte de Clarice
o irmão LEONARDO (Ícaro Silva), ambicioso, sonha com o controle da siderúrgica. Sempre invejou a posição da irmã e é instável emocionalmente. Alterna momentos de humor e tem uma relação conflituosa com a mãe. Tenta recuperar a fórmula secreta para negociá-la em benefício próprio com empresários no exterior. A morte prematura de Clarice mexe com Leonardo, uma vez que ele está envolvido nos acontecimentos da fatídica noite e suas consequências
o segurança ÍTALO (Paulo Lessa), com quem mantinha um romance secreto. Instrutor de parkour conhecido pela habilidade física e inteligência, junta-se à Pat e Moa na Coragem.com, onde unem forças para tentar desvendar o mistério sobre a morte de sua amada
o namorado de Martha, VINI (Sérgio Loroza), bon vivant, é um sujeito sossegado. Dá suporte a Martha no momento da perda de sua filha
a governanta LIA (Dja Marthins), praticamente criou Clarice e Leonardo. Observa mais do que fala e guarda segredos da família Gusmão.
– núcleo de ANITA (Taís Araújo), sósia de Clarice. Massoterapeuta, é popular e despachada. Gosta de frequentar as rodas de samba da cidade e chama a atenção pela semelhança física com Clarice. Tem um passado misterioso e esconde segredos sobre a noite da morte da empresária:
a amiga DALVA (Carol Portes), dona de um brechó. Envolve-se com Ítalo quando o conhece
a recepcionista na clínica onde trabalha ROSE (Suzie Thompson).
– núcleo de JONATHAN (Guilherme Weber), pesquisador-chefe da SG. É o responsável pela descoberta da fórmula de magnésio e grande parceiro de Clarice, sua chefe e ex-mulher. Com a morte da empresária, Jonathan também teme pela própria vida e desaparece por um tempo. É alvo de Leonardo e Danilo, que estão em busca da pasta com a fórmula secreta. E de Pat, Moa e Ítalo, que, após sua fuga, desconfiam que ele possa ter algum envolvimento com a morte da empresária. Jonathan foi, é e sempre será apaixonado por Clarice. Ao conhecer Anita, fica impactado pela semelhança dela com a sua amada:
a assistente MARGARETH (Ariane Souza), pesquisadora
a secretária LUANA (Gabriela Loran).
– núcleo de REGINA (Mel Lisboa), assessora de Clarice, é alpinista social e manipuladora. Amante de Leonardo, sonha que ele assuma a relação dos dois. Ajuda-o na tentativa de assumir a presidência da siderúrgica após a morte de Clarice. Tem uma origem humilde que despreza. Quase não visita a mãe e vê na relação com Leonardo a possibilidade de ter a vida que pensa que merece:
a mãe DAGMAR (Guida Vianna), mulher simples, vive em Guaratiba, em uma casa humilde, e se ressente da filha ter vergonha de suas origens. Mesmo assim, ajuda Regina em situações que a comprometeriam e guarda seus segredos
os primos: SAMUEL (Alejandro Claveaux, participação), pescador, era apaixonado por Clarice. Visto discutindo com ela na noite de sua morte, torna-se suspeito para a polícia,
e ÂNGELO (João Campos, participação), irmão mais velho de Samuel, pescador como ele. Tem uma relação servil com Regina.
– núcleo de RICO (André Luiz Frambach), de família abastada, ex-atleta e campeão de surfe. Começa a trabalhar como dublê depois de conhecer Pat e Moa. Enfrenta a resistência dos pais pelo sonho de virar dublê profissional. Torna-se sócio de Moa, Pat e Ítalo na Coragem.com. A princípio, não se prende a nenhuma relação, só curtindo a vida sem responsabilidades reais, até se apaixonar verdadeiramente:
os pais: GUSTAVO (Marcelo Valle), herdeiro de empresas e negócios, é um grande anfitrião e dá festas disputadas pela sociedade carioca. Costuma receber Danilo e Rebeca em suas festas,
e TECA (Raquel Rocha), artista plástica de sucesso, sempre ao lado do marido.
– núcleo de DUARTE (Kiko Mascarenhas), faxineiro e faz-tudo em uma companhia de dança. Finge ser o rico americano BOB WRIGHT para se infiltrar nas festas da alta roda. Para não ter sua identidade revelada para os amigos ricaços Gustavo e Teca, aceita virar ‘laranja’ de Danilo, que descobriu o seu segredo:
a melhor amiga e confidente JÉSSICA (Jeniffer Nascimento), a única que conhece o seu segredo. Trabalha em uma loja de aluguel de carros para casamentos e finge ser motorista particular de Bob Wright como forma de ganhar um extra
o tio de Jéssica, ROBSON (Zecarlos Moreno), dono da agência de aluguel de carros onde ela trabalha.
– núcleo de OLÍVIA (Paula Braun), ex-bailarina, dona da Companhia de Dança Vertical (onde Duarte trabalha). Vive há anos um relacionamento às escondidas com Joca. A situação desgasta a relação com a filha, que não se dá bem com o pai exatamente por ele escondê-las. Olívia, no entanto, ainda é muito ligada a Joca:
a filha LOU (Vitória Bohn), exímia e talentosa bailarina de dança vertical. Meia-irmã de Pat, se aproxima dela sem revelar sua identidade, tornando-se sua amiga. Não se conforma com a situação e sente-se preterida por nunca ter sido reconhecida publicamente como filha. Está presa a um relacionamento abusivo com o namorado, mas se interessa por Rico, com quem viverá uma história de amor
o coreógrafo RENAN (Bruno Fagundes), vaidoso e perfeccionista, exige muito nos ensaios. Explosivo, mantém um relacionamento abusivo com Lou e costuma protagonizar cenas constrangedoras por causa do ciúme doentio
os bailarinos: ÍSIS (Mika Makino), almeja ser solista na companhia de dança, posto ocupado por Lou. É apaixonada por Renan e torce para o fim do namoro entre ele e Lou,
LUCAS (Igor Fernandez), interessa-se por Anita quando a conhece,
MÁRCIA (Alana Ferri), doce e atenciosa com os amigos. Envolve-se com Rico, apesar dele demonstrar interesse por Lou,
e ENZO (Pablo Sanábio), amigo de longa data de Olívia. Volta ao Rio após anos fora e passa a dar aulas na companhia de dança
a dona da cantina CLEIDE (Amanda Mirasci).
– núcleo de ANDRÉA PRATINI (Maria Eduarda de Carvalho), atriz famosa e diva, é conhecida por dispensar dublês nas cenas de ação. Encanta-se pela simplicidade de Moa, com quem se envolve, mas tenta manter o romance longe dos holofotes. Era amiga de Clarice e guarda segredos do passado da empresária:
o melhor amigo HUGO SÁ (Rafael Theophilo), ator conhecido com quem costuma formar par romântico na ficção. Mostra-se garanhão para os fãs e imprensa, mas é o oposto na intimidade. Gay não assumido, mantém-se “no armário” em nome da sua bem-sucedida carreira de galã. Vai envolver-se e apaixonar-se por Enzo, que o ajuda em sua aceitação.
– núcleo da Êxito Dublês, agência onde trabalhavam Moa e Pat no início:
o dono ARMANDINHO (Rodrigo Fagundes), um tipo carismático e malandro. Mantém uma rixa pessoal com Moa e Pat, seus ex-funcionários, quando estes se tornam seus rivais disputando o mercado de dublês com a Coragem.com. Primo de Jonathan, tem três ex-mulheres: Cleide, Dalva e Margareth, com quem tem atritos e recaídas ao longo da trama
o dublê KAKÁ BEZERRA (Kaysar Dadour) , empolgado e destemido, mantém uma rivalidade com Moa no trabalho
o assistente BATATA (Diogo Savala), seu braço-direito na agência.
– núcleo da delegacia que investiga a morte de Clarice:
a delegada MARCELA (Júlia Lund), justa e determinada, reabre as investigações da morte de Clarice ao assumir a delegacia
os investigadores: PAULO (Fernando Caruso), ex-namorado de Marcela, precisa lidar com as ordens da chefe, o que causa atritos entre os dois,
e JARBAS (Sérgio Kauffmann), informante de Ítalo na delegacia e confidente de Paulo para assuntos sentimentais.
Pouca repercussão
A autora Cláudia Souto assim conceituou sua obra: “O universo da novela é o dos dublês, mas a temática é a da coragem em todos os campos das nossas vidas. Desde a micro coragem, como romper uma relação na sua vida particular, a coragem para mudar de emprego; até a macro coragem que é fazer do risco a sua profissão, no caso dos dublês.”
A diretora artística Natália Grimberg complementou: “É uma comédia romântica de ação. Assim como o dublê é a outra face do ator, os personagens da história também têm dois lados.”
Vendida então como uma “novela de ação”, apesar da produção de qualidade e do elenco unido, que vendia entrosamento nas redes sociais, Cara e Coragem não cativou grande audiência, tampouco gerou repercussão ou engajamento.
Entre os motivos para tal, estava a emaranhada trama policial, inchada de personagens pouco carismáticos e um tanto confusa em alguns momentos. Soma-se tudo isso à falta de química entre Paolla Oliveira e Marcelo Serrado (como Pat e Moa, o casal central), nenhuma grande interpretação do elenco, e o texto que, na tentativa de engajar, cativar ou emocionar, derrapou na pieguice – como na trama do casal gay Hugo e Enzo (Rafael Teophilo e Pablo Sanábio) e nas tentativas de merchandising social.
Cara e Coragem dispunha de todo o aparato técnico necessário, bem explorado até, porém, lhe faltou profundidade em personagens e abordagens. Kiko Mascarenhas e Jeniffer Nascimento (como a dupla Duarte e Jéssica) foram os únicos do elenco que se destacaram em meio a tantas atuações burocráticas.
A média final no Ibope da Grande São Paulo foi de 21 pontos, tal qual a registrada pela trama anterior, Quanto Mais Vida, Melhor!, mas sem a mesma repercussão. Ambas muito longe dos 26 pontos a que chegou Salve-se Quem Puder (2020-2021), que apostou fortemente no pastelão e no escapismo – talvez o que o público tenha sentido falta em Cara e Coragem.
Exibição
Com Cara e Coragem, a TV Globo retomou o esquema de produção padrão de antes da pandemia de Covid-19, com a novela sendo escrita enquanto era gravada, com uma frente de capítulos na qual podia-se alterar o rumo da história de acordo com a preferência do público. As novelas produzidas e levadas ao ar durante a pandemia precisavam ser gravadas com muita antecedência, o que impossibilitava a alteração de roteiros de acordo com a temperatura da audiência.
Como forma de promover a novela, a TV Globo criou – excepcionalmente – a Sessão Cara e Coragem, para exibir – em 25/05/2022, na quarta-feira antes da estreia – o filme Missão Impossível, Efeito Fallout (de 2018), servindo de ligação com o tema abordado na novela, o de cenas de ação com dublês.
Cara e Coragem estreou em dobro, já que, pela primeira vez na Globo, além de ser exibida em sua faixa original (às 19 horas), o capítulo do dia foi reexibido de madrugada, após o programa Conversa com Bial, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, após a faixa de filmes Supercine.
Cara e Coragem teria, inicialmente, 149 capítulos, que foram esticados para 197, o que resultou em uma quantidade alta para a faixa, tornando-a a mais longa novela das sete desde Ti-ti-ti, em 2010-2011, com 209 capítulos. A ampliação foi uma medida da Globo para evitar que a trama posterior no horário, Vai na Fé, fosse lançada entre a Copa do Mundo do Catar (de novembro a dezembro de 2022) e o período de final do ano, em que a audiência geralmente diminui.
Dublês
Sobre a parte técnica em termos de efeitos e tecnologia, a diretora Natália Grimberg comentou:
“Historicamente, nós gravamos com dublês e, em qualquer novela, escondemos esses profissionais. Aqui, eu tenho que mostrar, o que já me obriga a fazer uma decupagem diferente. (…) Temos muitas cenas que foram feitas pelos próprios atores. Teremos um diferencial na edição, porque vamos vê-los de fato fazendo as sequências, além de contarmos com a computação gráfica e com a pós-produção para ‘apagar’ os cabos de segurança, por exemplo. As sequências de ação dos primeiros capítulos foram estudadas por meses até chegarmos na melhor forma de execução.”
Para destacar os trabalhos dos dublês reais que executavam cenas arriscadas na novela, uma infinidade de perucas, figurinos, sapatos e assessórios compuseram o vasto acervo à disposição da figurinista Tereza Nabuco, da caracterizadora Dayse Teixeira e do conceituador Brenno Melo.
No caso de Paolla Oliveira, os trabalhos ficaram por conta da dublê Roberta Felipe, enquanto Max Gabriel floi o dublê de ação de Marcelo Serrado. Eles utilizaram exatamente os mesmos figurinos e perucas que os intérpretes de Pat e Moa. Já os dublês reais de Rico (André Luiz Frambach) e de Ítalo (Paulo Lessa) foram representados pelos profissionais Pedro Henrique Tostes e Alexandre Roque, respectivamente.
Yellowface
Os apresentadores Ana Clara Lima e Bruno De Luca gravaram uma sequência para a novela em que apareceriam sendo interpretados pelos dublês Pat e Moa em cenas de ação de um comercial fictício inspirado na cultura chinesa.
Ao ser anunciada pela Globo em seus perfis na Internet, a sequência recebeu críticas de telespectadores sob acusação de yellowface, prática em que artistas brancos são postos a reproduzirem aspectos de pessoas de etnia asiática ou oriental. As cenas da gravação do comercial, que iriam ao ar em dois capítulos, acabaram não indo ao ar.
Figurinos e caracterizações
A figurinista Tereza Nabuco aproveitou a referência de dualidade na história para levar para os figurinos a mesma ideia de ‘pessoa comum x herói’ para compor, principalmente, o estilo dos dublês Pat e Moa.
“Tenho tentado marcar os personagens com características fortes: tecidos tecnológicos, acessórios mais gráficos e roupas mais recortadas quando estão em ação, no trabalho de dublê, e à paisana, no dia a dia, são pessoas comuns, pode ser qualquer um de nós, então prevalece um estilo mais casual”, comparou.
Para as sósias Clarice e Anita, vividas por Taís Araújo, a composição diferiu em várias características, principalmente nos cabelos e figurino.
“Enquanto Clarice é chique e minimalista, Anita é antenada nas tendências, moderna e abusa de laces, que são versões contemporâneas das perucas confeccionadas em telas específicas e que imitam com perfeição o couro cabeludo”, explicaram a caracterizadora Dayse Teixeira e o conceituador Brenno Melo.
Os irmãos Clarice e Leonardo Gusmão (Ícaro Silva) usavam peças modernas com cortes impecáveis. As lentes de contato na tonalidade castanho claro complementaram a caracterização estilosa dos personagens.
Com Duarte e Bob Wright, personagens de Kiko Mascarenhas, o figurino e caracterização também foram elementos-chave para marcar bem os universos de cada um, que eram completamente diferentes um do outro:
“Duarte, um pobretão, cria essa figura de um rico empresário para frequentar festas badaladas e viver por alguns momentos a vida que gostaria de ter”, explicou a autora Cláudia Souto.
A produtora de arte Danielle Oliveira ressaltou detalhes sobre a pasta que carregava a disputada fórmula de magnésio da trama.
“Fizemos três pastas idênticas para serem usadas ao longo da novela. Usamos um material que imita o policarbonato de carbono. É bem resistente, porém não é rígida. Desta forma entendemos que seria possível preservar os papeis e o rastreador em seu interior já que a pasta passará por várias mãos, grandes quedas, e lugares inóspitos”, contou.
Cenografia e locações
Parte da ilha de Paquetá, localizada na Baía de Guanabara, um dos cenário da novela, foi reproduzida na cidade cenográfica nos Estúdios Globo, especialmente os cenários da padaria e da fachada da casa de Milton (Anselmo Vasconcellos).
Já a representação do bairro do Humaitá, na Zona Sul do Rio, teve como um dos maiores cenários na cidade cenográfica a empresa Coragem.Com. Eram dois andares e uma quadra poliesportiva anexa que servia como base para treinamentos e aulas de parkour.
Outro destaque foi a Companhia de Dança Vertical, cuja fachada contava com uma parede de 12 metros de altura e 9 metros de largura e foi projetada para as apresentações e treinos dos bailarinos, que praticavam a dança ao ar livre.
“Buscamos a inspiração em companhias reais de dança aérea e que nos deram consultoria para adequar para a ficção os elementos e características focadas neste segmento de dança”, detalharam os cenógrafos May Martins e Claudiney Barino.
Apesar de a história não ter sido ambientada em Minas Gerais, o primeiro capítulo teve cenas gravadas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, na região norte do estado. Também na Gruta da Lapinha, dentro do Parque Nacional do Sumidouro, Cachoeira do Tabuleiro, Ponte do Pinguela, Serra do Cipó e na Lapinha da Serra.
Abertura
Assim como a trama, o mote da abertura era ação e aventura, como descreveu o gerente de criação Christiano Calvet: “Quisemos mostrar um set de filme de ação, com parkour, helicóptero, giro-car, tudo o que vai ser exibido na novela, de uma forma bem divertida, como pede o horário das sete, com animação, em vez de pessoas reais.”
A abertura foi criada em dois meses e meio e foram feitos seis roteiros até chegar à versão final. A mão humana que aparecia segurando a claquete ao final era da produtora Fernanda Deway. Na claquete, além do logotipo da novela, havia menções à diretora artística Natalia Grimberg (DIR NG) e à autora Cláudia Souto (TXT CS). (Gshow)
A MÚSICA MAIS TRISTE DO ANO – Gloria Groove e Ludmilla
ASAS – Luedji Luna
BABY 95 – Liniker
BEGGIN – Madcon
CABELO DE ANJO – Melim e Lulu Santos
CHEGA MAIS – Céu
CIRANDA – Heavy Baile
CORAGEM – Diogo Nogueira
DIG – Collective Soul
ESSA MENINA – Palito e Seu Jorge
FÃ CLUBE – Marília Mendonça e Maiara & Maraisa
HARDEST CUT – Spoon
KEEP MOVING – Jungle
LENÇÓIS – Alcione
MANIAC – Gloria Groove
MARATHON – Jamie N Commons
MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ – Leo Quintella
MUDEI – Kell Smith
OH MY BABY, LET’S DIE TOGETHER – Jade Beraldo
POCHETE – Lamparina
SALTEI DE BANDA – Elza Soares
SKA – Paralamas do Sucesso (tema de abertura)
TOTALMENTE SEU – Marisa Monte
Tema de abertura: SKA – Paralamas do Sucesso
A vida não é filme, você não entendeu
Ninguém foi ao seu quarto quando escureceu
Sabendo o que passava no seu coração
Se o que você fazia era certo ou não
E a mocinha se perdeu olhando o sol se pôr
Que final romântico, morrer de amor
Relembrando na janela tudo que viveu
Fingindo não ver os erros que cometeu
E assim
Tanto faz
Se o herói não aparecer, e daí?
Nada mais
A vida não é filme, você não entendeu
De todos os seus sonhos não restou nenhum
Ninguém foi ao seu quarto quando escureceu
E só você não viu, não era filme algum
E a mocinha se perdeu olhando o sol se pôr
Que final romântico, morrer de amor
Relembrando na janela tudo que viveu
Fingindo não ver os erros que cometeu
E assim
Tanto faz
Se o herói não aparecer, e daí?
Nada mais…
Desculpa gente, está novela já vai tarde, e não é por falta de adeus.
Esta novela foi o maior desperdício de elenco e talentos da Globo: intragável, enredo confuso, sem carisma dos personagens e nenhum alívio cômico.
Não trará saudades.
Eu gostei desde o primeiro até o último capítulo, havia tempos que eu não acompanhava e vibrava com uma novela.
Minha namorada assistia só pra tirar uma onda com a minha cara, “como você aguenta uma novela tão cretina como essa?”
Só achei falha na questão da paternidade da Sossô (desnecessária), a amnésia do Moa que se arrastou demais e a pressa que foi no último capítulo em amarrar tudo … de resto gostei demais, já estou com saudades.
Quando a novela começou, até comentei aqui que estava adorando as personagens da Tais Araujo. Mas não deu. A história é confusa, fraca, com personagens sem carisma. Desisti.
Que novela desinteressante!
Espero que alguém do departamento de dramaturgia da Globo leia isso (aliás, adoraria ter respondido aquela pesquisa pública sobre a novela), mas é muito triste que uma novela com um argumento interessante desses tenha uma execução tão péssima. Parece que o briefing foi fazer uma novela de ação e ninguém nem sequer lembrou das novelas escritas pelo Carlos Lombardi ou da direção do Alexandre Avancini pra pelo menos se inspirar (até porque se ambos estivessem na supervisão de texto e direção, respectivamente, com certeza o resultado seria melhor).
Mas o andamento é só uma parte dos problemas. Eles tinham a faca e o queijo na mão, era colocar a Mariana Santos e o Marcelo Serrado como Pat e Moa que seria pelo menos aquela cobertura que “salva” o bolo. A química dos dois foi comprovada em “Pega Pega”, arriscaram a Paolla Oliveira pra provavelmente ter que rearranjar o texto para o Moa terminar com a ex porque a química do casal atual é inexistente. Paolla seria muito melhor aproveitada como Andréa e a Maria Eduarda como ex do Moa.
Até a caracterização é ruim. Aquele personagem do André Luiz Frambach parece uma paródia do Casseta e Planeta de como um menino carioca que curte esportes radicais deveria se parecer, aquele núcleo do rapel/academia então…aquilo ali é uma dívida de jogo, é uma eterna barriga. Nada acontece, nada empolga. Claro que algumas qualidades existem, Mel Lisboa, Taís Araújo, Ricardo Pereira, Jeniffer Nascimento, Kiko Mascarenhas e Cláudia Missura estão bem. Só. A equipe está fazendo uma novela das 19h, devem ter achado por meio segundo que estavam fazendo algo pra The CW ou alguma dessas coisas de streaming e se esqueceu de…bem, usar a ótima estrutura que todas as novelas anteriores a essa utilizaram.
Trama confusa e a maioria dos personagens sem o menor carisma. Trama sem carisma.
A pior novela da faixa em muito tempo. Desde Alto Astral, parece que a Globo tinha encontrado uma fórmula – ainda que um pouco batida e repetitiva – que garantia o sucesso das tramas do horário. E de repente decidiu jogar tudo pro alto aprovando uma sinopse que eu, um leigo de dramaturgia, já via graves problemas. Não sei em que universo a Globo achou que o sofá se interessaria por uma novela que mescla dublês, uma fórmula secreta, um assassinato e duas sósias. É tudo muito ruim, pouco atrativo e pouco folhetinesco. Some isso ao fato de que Pega Pega, embora bem mais folhetinesca (e com uma trama SIMPLES e de FÁCIL ENTENDIMENTO, o que é muito importante), só teve boa audiência em 2017 por causa da grade aquecida e foi um desastre na reprise na pandemia, eles simplesmente aprovaram Cara e Coragem com uma duração gigantesca, arrastando uma novela claramente sem estofo para janeiro. Para piorar, Paolla Oliveira e Marcelo Serrado num casal sem liga e sem química e o péssimo e caricato Ícaro Silva de vilão.
Agora me pergunto: era falta de opção? Quem maratonou a excelente série Rensga Hits no Globoplay sabe que não. Aquela série sim tinha TODOS os ingredientes de um novelão das 19h, colorido, musical, com conflito folhetinesco, humor, romance e drama de primeira e um texto e elenco afiados. Dez anos depois do fenômeno musical de Cheias de Charme, não seria mais óbvio trazer Rensga Hits como novela e destinar Cara e Coragem numa série com poucos episódios para o streaming? As decisões da Globo estão cada vez mais amadoras e equivocadas. O resultado está aí: audiência pífia, repercussão inexistente e chuva de críticas negativas.
A Paolla Oliveira e a Vitória Bohn pra mim, são as mais bonitas da novela.
Adorando! Amo a(s) personagem(ns) de Taís Araújo!
Ansioso para ver. Parece que vai ser um novelão das sete!