Sinopse
Depois de perder um filho, Dona Glória jura fazer do próximo herdeiro, Bentinho, um padre. Mesmo a contragosto, Bentinho vai estudar em um seminário, onde conhece Escobar. Quando deixam o seminário, ele forma-se advogado e se casa com Capitu. Escobar torna-se comerciante e se casa com Sancha.
Os casais mantêm fortes laços de amizade, mas Bentinho é atormentado pelo ciúme. A fatalidade marca a vida de Escobar, que morre afogado. A morte do amigo aumenta ainda mais o tormento de Bentinho, que acredita ver no próprio filho, Ezequiel, a imagem do amigo. Dúvida trágica: Capitu traiu ou não traiu?
MICHEL MELAMED – Bentinho (Bento Santiago)
MARIA FERNANDA CÂNDIDO – Capitu
LETÍCIA PERCILES – Capitu (jovem)
CÉSAR CARDADEIRO – Bentinho (jovem)
PIERRE BAITELLI – Escobar
ANTÔNIO KARNEWALE – José Dias
ELIANE GIARDINI – Dona Glória
SANDRO CHRISTOPHER – Tio Cosme / Marcolini / Imperador
RITA ELMOR – Prima Justina
BELLATRIX SERRA – Sancha Gurgel
CHARLES FRICKS – Sr. Pádua
IZABELLA BICALHO – Dona Fortunata
THELMO FERNANDES – Sr. Gurgel
EMÍLIO PITTA – Padre Cabral
PAULO JOSÉ – padre
as crianças
FABRÍCIO REIS – Ezequiel
BEATRIZ SOUZA – Capituzinha
Projeto Quadrante
Capitu foi a segunda produção do Projeto Quadrante (iniciada com A Pedra do Reino, em 2007). O projeto foi idealizado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho – com o intuito de levar a literatura brasileira para a televisão -, mas não teve continuidade.
Modernidade
Com uma linguagem moderna e atemporal, a minissérie contou a história do amor intenso entre Bentinho e Capitu, da dúvida dele de ter sido traído e o que essa dúvida provocou em termos de imaginação. É justamente por instigar tanto a imaginação de seus leitores até hoje que a obra “Dom Casmurro” continua em movimento, dando vida a Machado de Assis (1839-1908).
A minissérie Capitu, portanto, celebrou essa modernidade, essa continuidade e a imortalidade da dúvida sobre a traição de Capitu. Também homenageou o centenário de morte de Machado.
Misturando rock, linguagem não-realista e os “olhos de ressaca” de Maria Fernanda Cândido (no papel de Capitu), o diretor Luiz Fernando Carvalho tentou desfazer preconceitos contra Machado de Assis.
“Na minha maneira de ver, a obrigatoriedade de ler Machado de Assis torna sua literatura oficial e sisuda. Quero desconstruir essa imagem. A literatura dele é muito mais que isso. Com Capitu, estamos lutando contra o preconceito de que Machado é chato e antigo. Ele é atual e moderno. Os jovens precisam entender Machado como um grande criador, interativo, imagético, emocional, irônico, melancólico e atemporal”, afirmou Luiz Fernando Carvalho na apresentação da minissérie à imprensa.
Os minicapítulos foram divididos por pequenos títulos, como no livro, e anunciados ao modo das antigas radionovelas, reforçando a ironia com que a narrativa trágica tomava corpo.
Fidelidade ao livro
A minissérie preservou a dúvida sobre a traição de Capitu e a estrutura narrativa com as duas fases do romance: o amor adolescente de Bentinho e Capitu, que se separam com a ida do menino para o seminário, e o ciúme que Bento Santiago, depois que retorna de São Paulo, formado em Direito, e passa a ter de ciúmes sua esposa Capitu e de seu melhor amigo Escobar.
Euclydes Marinho, o roteirista, falou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo, sobre a adaptação:
“Foi a mais fiel possível ao livro. Tentei traduzi-la para a linguagem da televisão sem criar nada. Não inventei, só limpei e adaptei. Fui o mais respeitoso possível com as palavras do mestre Machado de Assis. Tentei selecionar as que caíam melhor, as que podiam ser mais bem compreendidas pelo grande público.”
Ópera
Quando pensou, pela primeira vez, em como faria para transpor para a TV o clássico de Machado de Assis, Luiz Fernando Carvalho desejou filmar a ação nas ruas do Rio de Janeiro de nossos dias. Porém, as cifras correspondentes à realização de uma novela que retratasse o século 19 multiplicaram-se e ele, com a promessa de um orçamento apertado, ficou com o seguinte dilema diante de si: “Ou não fazer, ou pensar num novo conceito”. Foi então que lhe vieram à mente duas ideias do próprio “Bruxo do Cosme Velho” (como Carlos Drummond de Andrade chamava o escritor).
“Machado dizia: “a realidade é boa, mas o realismo não serve para nada” e “a vida é uma ópera”. Foram dicas para repensar o livro dentro de um formato operístico, moderno e não-realista”, disse em entrevista.
Assim, seria possível fazer algo de barato – pois gravado em um lugar fechado e quase sem locações externas – e também respeitar algo que está na estrutura do texto machadiano.
“O modo conciso como os personagens são apresentados, a divisão da ação em cenas curtas, porém densas, são características próprias da ópera.”
A releitura, ou “aproximação” – como preferiu o diretor – do texto de Machado de Assis respeitou cada vírgula da obra original.
As imagens, porém, surpreenderam pela beleza e pela transformação do espaço. Um mesmo local correspondeu a cantos diferentes da memória de um velho Dom Casmurro (Michel Melamed), que narrava a própria desgraça e se mostrava incapaz de resgatar o passado a partir das sombras de lembranças que via desfazerem-se nas paredes de um antigo salão. O espaço também se prestava ora para evocar a sala-de-estar da família Santiago, ora os fundos da casa onde Bentinho e Capitu namoravam.
As filmagens foram na sede do Automóvel Clube do Rio, um prédio antigo, com paredes descascadas, no centro da cidade.
“Tudo ali é ruína. Um lugar perfeito para contar a história de um homem em ruínas, que não consegue resgatar o que perdeu. Bentinho vira um prisioneiro patológico de sua própria imaginação e memória, um “doente imaginário”, parodiando Moliére”, disse Luiz Fernando Carvalho
O diretor optou por não dar tanta atenção ao grande mistério do livro. Ou seja, se Capitu traiu ou não Bentinho. Preferiu concentrar-se na fase da adolescência de ambos, quando se apaixonam e enfrentam os primeiros dilemas morais e afetivos.
“Machado também faz isso e eu respeito o texto. As pessoas se acostumaram a enxergar só a traição como centro da obra.”
Para ele, “Dom Casmurro” falava de várias coisas. “É uma história que acontece ainda hoje, pois trata de relações míticas, afetos familiares, amor, desejo, religião, tragédia e comédia. Embates atemporais que não foram e nem vão ser resolvidos. Machado está vivo.”
O diretor também ressaltou a pegada política do romance. “Conta-se uma história que é também uma crítica dos costumes da elite branca do final do século 19.”
Para ele, os personagens funcionavam como instrumento para formular a sátira. “Bentinho é filho de uma elite decadente, dona Glória guarda o vestuário e a pompa de algo que já desapareceu, enquanto o agregado José Dias, com sua moral dúbia, revela o desgaste daqueles hábitos. E o padre Cabral é o símbolo da Igreja a que Machado ataca.”
Aí, de novo, para Carvalho, entrava a pertinência de transformar o romance em ópera. “A ideia de trancafiar sujeitos de personalidades tão fortes, condenados a viver debaixo de um mesmo teto, é levá-los à destruição, a um fim trágico.”
Elenco
O projeto trabalhou com atores desconhecidos do grande público. Havia apenas três atrizes veteranas: Eliane Giardini (como Dona Glória, a mãe de Bentinho), Maria Fernanda Cândido (Capitu na meia-idade) e Izabella Bicalho.
Michel Melamed, ator de teatro, em sua estreia na televisão, interpretou Bentinho na fase meia-idade. A Capitu moça foi vivida pela cantora de rock Letícia Persiles – escolhida depois que o diretor a viu cantando na banda Manacá -, também estreando na televisão, como atriz.
Conceito visual e figurinos
Raimundo Rodriguez, que assinou a direção de arte e cenografia, explicou o conceito visual da produção:
“Reciclamos muito. Não por uma questão apenas financeira, mas principalmente pelo conceito da obra. Usamos muito papelão, jornais velhos, estruturas de ferro.”.
O volume dos vestidos de Capitu se expandia em novas cores por meio de efeitos especiais. Suas saias tinha quatro metros de diâmetro. Daniela Garcia, assistente da figurinista Beth Filipecki, explicou o trabalho da equipe:
“O figurino em Capitu é basicamente dividido em duas fases. Na primeira explora-se o lado claro, leve e feliz da vida. Na segunda, é como se a gente mergulhasse no profundo dos olhos de Capitu, ou seja, ganha-se um ar mais escuro. Tudo isso tendo como eixo a Capitu, que é o orvalho da flor que vira um oceano. Todos que estão a volta dela são impactados”.
Trilha sonora
A trilha sonora misturou músicas clássicas a rocks, como o da banda Beirut, com a música “Elephant Gun”, que vendia a minissérie.
DVD crossing
Para a divulgação da minissérie, a Globo espalhou por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília DVDs com trailers de Capitu. O DVD crossing, termo usado para definir o sistema de divulgação usado, trouxe em seu conteúdo informações sobre como assistir ao trailer e como opinar sobre a obra em um site específico.
Quem encontrasse os DVDs, que estariam nos mais variados lugares, também seria convidado a repassar o material adiante, para que outras pessoas assistissem ao disco.
01. QUEM SABE – Manacá e Chico Neves (tema de Capitu e Bentinho)
02. CASMURRO MINIMAL (instrumental) – Tim Rescala e Chico Neves
03. LAMENTO – Manacá (tema de Capitu)
04. DESEJADO – Manacá
05. GYMNOCAPITU (instrumental) – Tim Rescala e Chico Neves
06. ELEPHANT GUN – Beirut (tema de Capitu e Bentinho)
07. BESH O DROM (KEEP ON WALKING) (instrumental) – Fanfare Ciocarlia
08. BAILE STRAUSS (instrumental) – Chico Neves
09. GLÓRIA (instrumental) – Tim Rescala e Chico Neves
10. O DIABO – Manacá (tema de Capitu)
11. O CIÚME (instrumental) – Tim Rescala e Chico Neves
12. ABERTURA CAPITU (instrumental) – Tim Rescala
13. MINHAS LÁGRIMAS – Caetano Veloso
14. MENTIRA (instrumental) – Tim Rescala e Chico Neves
15. O TEMPO (instrumental) – Tim Rescala e Chico Neves
16. CANTO DE OSSANHA – Manacá
17. JUÍZO FINAL – Nelson Cavaquinho (tema de locação)
Ainda
DESABAFO – Marcelo D2 (tema de locação)
OH! LORD WON’T YOU BUY ME A MERCEDES BENZ – Janis Joplin (tema de Bentinho)
GODFATHER THEME – Guns N’ Roses (tema de Escobar)
MONEY – Pink Floyd (tema de Bentinho)
CARINHOSO – Toquinho (tema de Bentinho)
GOD SAVE THE QUEEN – Sex Pistols (tema de Dona Glória)
DIES IRAE – Giuseppe Verdi (tema de Capitu)
TEATRO DAS SEIS – Eletro (tema de Capitu)
VOODOO CHILD (SLIGHT RETURN) – Jimi Hendrix (tema de Escobar)
FACA DE PONTA – Manacá (tema de Bentinho)
ADAGIO FOR STRINGS – Samuel Barber (tema de Capitu)
JESUS LOVES ME – Coco Rosie (tema de Betinho)
A fotografia dessa minissérie é perfeita, sempre que assisto me traz um sentimento de nostalgia muito bom. Poderiam reprisa-lá