Sinopse
André Newmann (Michel Melamed) é escritor e está concluindo seu doutorado em Psicologia, em que pretende responder a questão “Afinal, o que querem as mulheres?“, pergunta formulada, e nunca elucidada, por Freud, o criador da Psicanálise. O psicólogo mistura a pesquisa à sua própria vida, se aventurando em salões de beleza, clubes e sex shops para colher depoimentos das mais diversas mulheres. Em sua busca pela compreensão do feminino, André conta com a ajuda de seu orientador-psicanalista, Dr. Klein (Osmar Prado), que em seus delírios é enxergado como o próprio Sigmund Freud.
Sua dedicação ao estudo é tanta que ele acaba abandonado por seu grande amor, Lívia (Paolla Oliveira). A publicação de seu livro, entretanto, é um sucesso. A fama e a ideia de que ele compreende as mulheres lançam André a inúmeras pretendentes. Porém, ele não é capaz de esquecer Lívia, mesmo nos mais variados encontros tentando preencher o vazio deixado pela amada. Os excessos desse mergulho hedonista de bebedeiras e noites mal dormidas culminam em um piripaque no coração. No hospital, ele sonha com seu velório, onde reencontra as mulheres da sua vida e Freud, em uma espécie de acerto de contas.
Ao acordar, André decide escrever outro livro, alterando o objeto de estudo: “Afinal, o que querem os homens?“, que, todavia, é um fracasso, o que o leva à falência e a voltar à casa de sua mãe. É nesse momento de fragilidade que André conhece Amâncio Flores (Osmar Prado), um radialista que o convida para apresentar um programa de conselhos amorosos. No rádio, ele é surpreendido com a ligação de Romeu (Tarcísio Meira), seu pai, que abandonou a família no passado. Após um tumultuado reencontro no meio da rua, transmitido ao vivo, pai e filho vão presos, o que acaba reaproximando os dois.
Enquanto a vida amorosa de André continua mal – Lívia se casou com outro homem -, o Dr. Klein lhe oferece seu consultório. Tatiana (Bruna Linzmeyer) é uma de suas primeiras pacientes, curada de uma amnésia provocada pelo trauma de ter sido abandonada pelo ator Rodrigo Santoro, que a trocou por um filme em Los Angeles. Numa noite em que vai ao cinema, o psicanalista conhece Sophia (Letícia Spiller), por quem se apaixona. Casados, eles formam uma família com o nascimento de Maria (Gabriela Carius). Com o fim do casamento, André, reaprende a amar por meio dos olhos e da alegria singela de sua filha.
MICHEL MELAMED – André Newmann
PAOLLA OLIVEIRA – Lívia
DAN STULBACH – Jonas
VERA FISCHER – Celeste
OSMAR PRADO – Dr. Klein / Amâncio Flores
BRUNA LINZMEYER – Tatiana Dovichenko
ALESSANDRA COLASANTI – Laura
RODRIGO PANDOLFO – Zing
FERNANDA FÉLIX – Ana
ELIZABETH PERFOLL – Gisele
LETÍCIA ISNARD – Simone
SUSANNA KRUGER – Helga
SELMA LOPES – Tia Beatriz
TATIANA MONTEIRO – secretária do Dr. Klein
ALEXANDRE SCHUMACHER – diretor
GISELLE INGRID – sacerdotisa
DANIEL GAGGINI – travesti
BRUNA SPINOLA – vendedora da sex shop
ANA KARINY GURGEL – garçonete loira
SHIRLEY CRUZ – garçonete negra
LUCIANA PACHECO – garçonete ruiva
MARIA ALICE MARTINS – Maria
GABRIELA CARIUS – Maria
e
TARCÍSIO MEIRA – Romeu
MARIA FERNANDA CÂNDIDO – Monique
RODRIGO SANTORO – Rodrigo Santoro
CARLOS MANGA – Don Carlo
ELIANE GIARDINI – Noemi
LETÍCIA SABATELLA – Flanneur
LETÍCIA SPILLER – Sophia
LAVÍNIA VLASAK – atriz
TAMARA TAXMAN – Dona Renatinha
Rir do patético
A partir da ideia original de Luiz Fernando Carvalho, Afinal, O Que Querem as Mulheres? contou a aventura de um jovem escritor e psicólogo obcecado por responder a pergunta que Freud jamais conseguiu elucidar.
Comentou o diretor Luiz Fernando Carvalho na época do lançamento do programa:
“Talvez minha incapacidade confessa de traduzir o feminino [que é mesmo tão múltiplo] tenha me emprestado a coragem de criar este Afinal?, que não se trata de retirar uma resposta pronta da cartola, nem de definir um gênero: isto é uma comédia! isto é um melodrama! Mas de rir do patético que há em nós – este, sim, me parece um gênero novo! – e de seguir gargalhando dos meus eternos clichês cheios de formulas e certezas, e tudo isso em companhia dos meus novos amigos de texto [Cuenca, Ciça e Michel – os roteiristas], tão cheios de sonhos esfarrapados quanto eu!”
Boneco de Freud
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, era um dos principais companheiros do protagonista André Newmann (Michel Melamed). Para não tratar o tema da psicanálise de forma sisuda ou excessivamente acadêmica, Luiz Fernando Carvalho introduziu Freud na trama como um boneco animado em stop motion, fortalecendo assim o estado de delírio em que se encontrava André, o único capaz de enxergá-lo. A animação foi feita por César Coelho e Luciano do Amaral, da Campo 4, que precisavam de um dia inteiro de trabalho para realizar uma sequência de sete segundos.
Para propiciar o máximo de fluidez aos movimentos, a animação foi feita by one, ou seja, 24 quadros fotografados para cada segundo de cena (normalmente são apenas 12 quadros por segundo). O cuidado se estendeu à confecção do boneco Freud, que media 40 centímetros. Seu esqueleto era todo articulado e suas expressões mudavam em função das peças que eram trocadas: 10 testas, 21 bocas e 10 pares de mãos. Cabelo, barba, sobrancelha e bigode eram de fios naturais.
O Dr. Sigmund Freud nasceu no século 19, no antigo Império Austríaco. Judeu e médico neurologista, é considerado o fundador da Psicanálise. Na trama, ele era o principal conselheiro de André e se fez presente aos olhos confusos do jovem em inusitadas situações, como o bar de uma boate ou um jogo de pôquer com seus companheiros Reich, Lacan e Jung – também bonecos de animação.
E mais
O DVD de Afinal, O Que Querem as Mulheres? foi lançado no segundo semestre de 2011. Juntamente com os dois discos, o CD com a trilha sonora da série.
AMOR E CINEMA – Psicorquestra
A WHITER SHADE OF PALE – Procol Harum
CARO MIO BEN – Osmar Prado
ETERNO RETORNO – Psicorquestra
JONAS – Marcelo Camelo
LÍVIA – Marcelo Camelo
MALLU 4X4 – Marcelo Camelo
NOME À PESSOA – Psicorquestra
OFURÔ – Psicorquestra
O VELÓRIO DE ANDRÉ NEWMANN – Michel Melamed, Bruna Linzmeyer, Osmar Prado, Letícia Sabatella
PAQUERA – Psicorquestra
PARQUE LAGE – Marcelo Camelo
PLANETA DAS MULHERES – Psicorquestra
RUIVA BALALAIKA – Psicorquestra
TATIANA – Marcelo Camelo
TEMA 1 – Marcelo Camelo
VELHO COWBOY – Psicorquestra
Deixe um comentário