Sinopse
Carolina é uma romântica e sonhadora moça que vive na ilha de Paquetá com sua vó Donana. Entre festas e passeios dominicais, rodeada por amigas, pretendentes, e jovens estudantes da corte, Carolina espera pacientemente reencontrar sua paixão de infância.
Mal sabe ela que o rapaz está entre os seus convidados. É o jovem Augusto que se enamora dela desde a primeira vez que a vê, mas que também não se recorda da menina do passado com quem trocou juras de amor.
MARÍLIA PÊRA – Carolina
CLÁUDIO MARZO – Augusto
CLÁUDIA MARTINS – Nazaré
EMILIANO QUEIRÓZ – Fabrício
GRACINDO JÚNIOR – Felipe
PAULO PORTO – André
IRACEMA DE ALENCAR – Donana
IARA SARMENTO – Dona Lúcia
MILTON GONÇALVES – Simão
CLÉA SIMÕES
NAZARETH CRUZ
PAULO GRAÇA
RENATO MACHADO – Renato
THAÍS PORTINHO – Joana
ZEZÉ MACEDO – Zezé
Outras versões
Segunda adaptação para a TV do famoso romance de Joaquim Manuel de Macedo. A primeira foi em 1956 (época em que as novelas ainda não eram diárias), na TV Tupi, com Yoná Magalhães e Paulo Porto formando o casal de protagonistas.
Em 1975, a Globo produziu uma nova versão, com Nívea Maria e Mário Cardoso nos papéis vividos aqui por Marília Pêra e Cláudio Marzo.
Reconstituição de época
A novela contou com algumas externas na ilha de Paquetá, onde se desenrolava boa parte da trama – foram as primeiras gravações de exterior realizadas pela TV Globo (recém-inaugurada) para a produção de novelas.
O esforço da produção na reconstituição da época incluía os diálogos, que tentavam reproduzir a linguagem do século 19.
O autor Graça Mello pesquisou também as músicas do período para compor a trilha sonora. O tema de abertura, no entanto, era contemporâneo: Canção do Rochedo, de sua própria autoria.
E mais
Primeira novela (pelo menos diária) das atrizes Cléa Simões e Zezé Macedo. Primeira novela na Globo do ator Cláudio Marzo.
Lamentavelmente não existem mais registros dessa novela, apagados porque as fitas foram reutilizadas (prática comum na época) ou porque perderam-se em um dos incêndios na TV Globo (1969, 1971 e 1976).
Olá Karla, vc pode me enviar um email, por favor? [email protected]
Olá, Nazareth cruz é minha mãe e trabalhou na Primeira moreninha. Pena que os arquivos de vídeo se foram no incêndio. Lamentável, hoje só temos um álbum com diversas fotos dos bastidores da novela.
Tive o prazer de conhecer o trabalho de Milton Gonçalves nessa peça, já demonstrava seu talento !
Zezé Macedo em novelas, que achado!
queria muito assitir essa versão. Cheguei aqui por que estava procurando essa versão.
Seria maravilhoso um remeke dessa produção com os recursos existente hoje pela emissora.