Sinopse
Antiga Pérsia, por volta de 400 anos A.C. O rei Assuero convoca todas as virgens do reino para escolher a nova rainha. Mordecai tenta esconder a filha Hadassa, mas os soldados invadem sua casa e a levam. Ela troca o nome para Ester temendo represálias, já que é judia. Assuero passa as noites com várias mulheres, mas nenhuma o encanta. Porém, o rei fica impressionado com a beleza e sabedoria de Ester, que se mostra indignada por ser obrigada a deitar-se com ele.
Ester declara que sempre imaginou um casamento por amor, a ser conquistado, e não imposto. Assuero então não passa a noite com ela e decide conquistar o seu amor. O rei solicita unicamente a presença de Ester para cortejá-la e, assim, conquistar seu coração. Aos poucos, ela se rende ao amor de Assuero, mas não lhe revela que é judia. No reino, todos comentam a mudança de comportamento do monarca, que antes era sério e compenetrado e agora é um homem mais feliz e acessível.
Assim, Ester é a eleita de Assuero e coroada rainha do império Persa. A felicidade dela dura pouco, pois ao assumir o cargo de Primeiro Ministro, o conselheiro Hamã exige que todos se curvem diante dele. Mordecai se recusa, por acreditar, como os judeus, que deve se curvar somente a Deus. Hamã, enfurecido, planeja destruir os judeus que não se curvarem a ele e constrói uma forca para matar Mordecai. Hamã também convence Assuero que os judeus são um povo rebelde.
Dessa forma, Assuero decreta que o povo judeu deve ser aniquilado. Paralelamente, Hamã trama contra a vida do monarca a fim de ocupar o trono real. Ester descobre e conta para o rei que Hamã quer matá-lo. Assuero ordena que Hamã homenageie Mordecai em praça pública e tal humilhação aumenta ainda mais a ira de Hamã contra Mordecai. Ester revela ao rei sua origem judaica, implora por seu povo e pede que Assuero não lhe tire a vida. Hamã e o rei ficam surpresos.
DANIELA CAMARGO – Ester
GIUSEPPE ORISTÂNIO – Rei Assuero
ALEXIA DESCHAMPS – Vasti
RENATO BORGHI – Memucã
ROBERTO FROTA – Hamã
FABIANA ALVAREZ – Nefertiti
ESTER GÓES
ABRAHÃO FARC – Abner
SERAFIM GONZALEZ – Mordecai
SÔNIA LIMA – Zeres
ERNANDO THIAGO – Jonatas
AGBERTO SANTOS – Harbona
SIMONE ÁVILLA
VIRGÍNIA NOVICKI
TELMA DIAS
Sem tom religioso
Minissérie bíblica da TV Record que fez parte da programação de fim de ano de 1998.
Com boa reconstituição de época, tentava fazer “notar nos diálogos que o que importa é a história de amor, a intriga, não há tom religioso”, segundo o coordenador de produção Beto Schirpa, na Folha de São Paulo de 13/12/1998.
Produção
Segundo Schirpa, também, a minissérie foi gravada em videoteipe como se estivesse sendo filmada: “Conseguimos qualidade de iluminação e figurinos.”
Foi gravada em Itu, interior de São Paulo.
Repetecos
Reapresentada em 2000, durante a programação evangélica das madrugadas da TV Record e Rede Mulher.
Em 2010, a Record levou ao ar uma nova versão da história, com Gariela Durlo e Marcos Pitombo como os protagonistas Ester e Rei Assuero.
Deixe um comentário