De acordo com o site Adoro Cinema, o final de Star Trek Discovery pegou todos de surpresa, principalmente a equipe da série. O anúncio do cancelamento ocorreu após as filmagens da 5ª temporada, e nada havia sido planejado para concluir a história do programa. Portanto, novas cenas foram filmadas para acrescentar um epílogo ao episódio final.
Veja também:
Os fãs de Star Trek Discovery não precisam temer que a série fique inacabada. Mas essa revelação levanta questões sobre por que a Paramount+ decidiu cancelar a série, já que a decisão só foi tomada após o término das filmagens da 5ª temporada.
A showrunner Michelle Paradise admitiu ao Collider que nunca havia passado por tal situação em séries anteriores de Star Trek. No entanto, ela acredita que o final de Star Trek Discovery ainda corresponderá às expectativas e que a série está chegando a um final adequado, apesar do final totalmente improvisado.
Transmitida desde o início do ano de 2017, Star Trek Discovery é a sexta série live-action da franquia. Sua transmissão trouxe a saga de volta à televisão, mais de quinze anos depois que a última série até então, Star Trek Enterprise, havia chegado ao fim. Suas primeiras temporadas foram transmitidas pela Netflix, antes de os direitos serem adquiridos pela Paramount+ para a 4ª temporada.
Originalmente concebida como uma semi-sequência da série original (sua heroína Michael Burnham é irmã adotiva do famoso Spock), Star Trek Discovery saltou para o futuro para explorar uma era completamente nova na linha do tempo da franquia.
Dois spin-offs da série foram lançados: Strange New Worlds, cuja 4ª temporada acaba de ser encomendada, e o filme para TV Section 31, estrelado por Michelle Yeoh, que está sendo filmado atualmente.
Filmes e séries do universo de Star Trek agora podem ser encontrados exclusivamente na Paramount+. Os episódios da temporada final de Star Trek Discovery estão disponíveis todas as sextas-feiras.