Conhecido por interpretar o personagem coadjuvante Senhor Furtado, um ladrão da vila em que se passa o seriado Chaves, o ator mexicano Ricardo de Pascual, de 84 anos, não é tão lembrado quanto os personagens recorrentes. Seu perfil no Instagram conta com 3 mil seguidores.
Veja também:
Sr. Furtado, ou também Sr. Defumado, é uma figura menor do seriado. Interpretado na segunda versão da série pelo ator e diretor Ricardo de Pascual, o sr. Furtado costumava roubar itens pessoais dos moradores da vila. Quem levava a pior pelos seus furtos era quase sempre o Chaves.
Além de interpretar o Sr. Furtado, o Sr. Calvillo e o Garçom, do Restaurante de Dona Florinda, no seriado Chaves, de Pascual fez também um vampiro, um carroceiro, o personagem Pouco Pelo e o Soneca no Chapolin.
O Programa Chespirito, de 1990, cujos direitos foram comprados pelo Brasil, primeiro pela CNT, e logo depois pelo SBT, Ricardo de Pascual fez breves aparições. Após o fim do Chaves, o seriado tornou-se um quadro chamado Chaves del Ocho no Programa Chespirito, com duração de 10 minutos.
A partir da décda de 1980, o ator fez uma série de papéis no cinema e televisão mexicanos, inclusive com breves incursões em telenovelas. Em 2015, realizou cirurgia de remoção de oito tumores.
Recentemente, ele e sua esposa completaram nove anos de casados, e de Pascual fez uma homenagem a ela em um post no seu Instagram.
“Hoje faço 9 anos de casado com a mulher mais bonita e maravilhosa do mundo. Muito obrigado, Marthita, minha menina linda. Te amo com todo meu ser e obrigado por seu amor, sua preocupação por mim, seus conselhos, suas broncas, mas sobretudo pelo seu imenso amor. Seu sempre, seu velhinho”, escreveu o ator na publicação.
Não contavam com minha astúcia
Com o retorno de Chaves e Chapolin ao SBT após quatro anos de brigas judiciais entre herdeiros de Bolaños, criador da série, e a emissora Televisa, os números de audiência dos seriados mexicanos dispararam no SBT. No primeiro dia de exibição, sábado (12), a emissora obteve 100% de aumento no ibope em relação aos três sábados anteriores.
Nem Virginia Fonseca manteve sua média com o retorno de Chapolin Colorado e do órfão da vila. O programa da influencer, Sabadou com Virginia, conquistou 4 pontos de audiência, enquanto Chaves disparou com 4,9 pontos.
No entanto, o SBT foi questionado por pesar a mão no tratamento de imagens com inteligência artificial. Quando críticas e comentários negativos rolaram soltos na Internet, o SBT emitiu uma nota explicativa.