A novela A Vida da Gente, da Globo, chega ao fim nesta sexta-feira (6). Sendo reprisada pela primeira vez na TV aberta, a trama de Lícia Manzo conseguiu conquistar o público novamente, assim como aconteceu em 2011, ano em que foi exibida originalmente.
Veja também:
Uma das maiores repercussões desta reta final do folhetim gira em torno da sordidez de Eva, interpretada pela atriz Ana Beatriz Nogueira. Mãe de Manuela (Marjorie Estiano) e de Ana (Fernanda Vasconcellos), a personagem mostra frieza no trato com uma das filhas – Manu – e extremo zelo com a outra – Ana.
No fim, porém, Eva acaba ultrapassando vários limites que lhe foram dados ao longo da história e perde até mesmo a compreensão de Ana, sua filha mais próxima, e de sua mãe, Iná, papel da saudosa Nicette Bruno. Em suas artimanhas, nem mesmo a neta Júlia, vivida por Jesuela Moro escapou, e foi manipulada para que ela ganhasse dinheiro e chamasse a atenção de todos. Foi totalmente rechaçada.
No último capítulo: Eva renegada
Todas as maldades e loucuras de Eva vão ser digeridas pelas filhas Ana e Manu no penúltimo e último capítulo, que vão ao ar nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6) respectivamente. A treinadora dá um basta nas insinuações irônicas da mãe em relação à irmã, e chega a dizer que “não será mais filha” dela.
Após o transplante bem sucedido de Manu para Júlia, Eva surpreende ao levar uma sopa para a filha, que enfrentará o pós-cirúrgico. Mesmo assim, sua presença é carregada de energias negativas e faz com que Ana e Manuela reflitam sobre o convívio com a mãe dali para a frente.
Em conversa com a avó, presente durante toda a cena de entrega da sopa e do ‘adeus’ que Eva dá às filhas, Ana enxerga que o melhor a se fazer é se afastar da mãe. “Sabe o que eu acho? Que a gente tem que criar uma estratégia de sobrevivência“, diz Ana.
Ela continua, agora se dirigindo especificamente à Manu, que sempre foi rejeitada por Eva. “Tem que começar a lidar com ela como um caso clínico. Com distanciamento. A gente não pode morder essa isca neurótica que ela joga pra gente o tempo todo, Manuela”, expõe Ana. Iná concorda e sugere que elas comecem a abrir somente o mínimo sobre suas vidas para a mãe delas.
Iná, a nova mãe
Manu, em seguida, faz o comentário bastante forte e que pode significar um recomeço para a vida familiar das três mulheres que ali estão. “Eu posso falar? Eu acho que na verdade que quem é nossa mãe mesmo é você, vó”, diz ela, emocionada.
Iná, com toda sua gentileza, responde: “Vai ver que sou mesmo. Por que o importante é saber o que tem dentro dessa palavra tão forte: mãe. Autoridade, vontade de domínio… ou afeto, amor verdadeiro?”, reflete a avó, recebendo sorriso das netas.
Veja foto desse momento:
Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de A Vida da Gente.
Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV.