“Voz” da Champions League desde 2009, André Henning participou pela primeira vez de um programa do Grupo Globo como ilustre convidado. Liberado pelo canal pago TNT Sports, o narrador foi convidado por Cleber Machado para uma edição do podcast Hoje Sim sobre a Liga dos Campeões da Europa.
Veja também:
O episódio 149 do programa de áudio do narrador esportivo da Globo foi divulgado nesta sexta-feira (6). Também participou do bate-papo o repórter Marcelo Courrege, correspondente da emissora em Paris, sede da final entre Liverpool e Real Madrid. Henning foi tratado como especialista em Champions, já que narrou 13 finais, se contar a que será realizada em 28 de maio.
“Parece que o passaporte está vencido, não sei se vai dar tempo de renovar”, brincou Cleber ao anunciar o amigo André Henning, que respondeu: “Então, você sabe que eu tive que buscar o passaporte. Eu tive que dar uma olhadinha no fundo da gaveta, morrendo de medo de estar vencido! Já pensou? Mas está em dia, está tudo certo!”.
No podcast, Cleber Machado elogiou a narração de Henning e a cobertura da Champions League desde os tempos de Esporte Interativo, comprada pela Turner em 2014 e rebatizada para TNT Sports em 2018. O locutor global questionou o convidado sobre o slogan da atual competição como sendo a “maior de todos os tempos”.
“Cleber, a gente decidiu falar isso quando a gente começou a vender a Champions. É o início da competição, estava se iniciando um novo ciclo de direitos, e a gente falava: ‘Olha, a gente tem que colocar a marca dessa Champions. O que vai ser essa Champions?’. Várias situações nos levaram a chamar de ‘a maior Champions de todos os tempos'”, explicou Henning, citando as transferências de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi e a trinca do argentino com Mbappé e Neymar no Paris Saint-Germain.
“No final das contas, o que contou mais foi confiar no produto e saber que alguma coisa iria acontecer. Tenho poucas dúvidas que a próxima nós vamos chamar também de ‘a maior de todos os tempos’, porque eu acho que ela se supera a cada temporada. E é ano de Copa também, levamos isso em conta, a volta da torcida, lembro que tinham vários aspectos”, prosseguiu o narrador no Hoje Sim.
O profissional do TNT Sports afirmou que os direitos de transmissão são renovados a cada três anos. No primeiro triênio, o Real Madrid comandado por Zidane faturou três títulos consecutivos: “Antes a nossa cobertura era um jogo só por rodada. Nessa cobertura [pela Turner], fazendo todos os jogos, é a sétima. Acho que o Real foi o clube que a gente mais fez. É um triênio de direitos de transmissão. No nosso primeiro, quando a gente passa a ter a responsabilidade de fazer as transmissões e a cobertura da Liga dos Campeões, os três títulos foram do Real”.
Henning, que se tornou a “voz” da competição europeia também por seus inconfundíveis gritos, ainda descolou um convite de Marcelo Courrege quando for a Paris.
“André Henning, muito obrigado! Obrigado pela liberação da TNT, pela sua atenção. Uma bela cobertura, um grande jogo, boas viagens de ida e volta, e obrigado demais. Vamos fazer mais vezes aqui, André!”, agradeceu Cleber. “Estou à sua disposição, Cleber. Você sabe que eu sou seu fã narrando e também jogando, você é um grande jogador de bola. Eu fui goleiro do Cleber Machado!”, correspondeu Henning.
O narrador só havia aparecido no Grupo Globo uma vez, em 28 de julho de 2020, para homenagear Rodrigo Rodrigues, vítima da Covid-19, no Seleção SporTV. Em abril de 2021, ao reverenciar Galvão Bueno, rebateu “haters” e foi elogiado pelo principal locutor esportivo da Globo. “Zerei a vida”, comemorou ele.
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.