É Tarde Demais

Foi para Luiza Ambiel? Compositor revela verdadeira história de música do Raça Negra

História de amor entre Luiz Carlos e musa da Banheira do Gugu foi exposta em A Fazenda 12

Publicado em 07/11/2023

Em 2020, o público de A Fazenda descobriu a história de amor entre Luiza Ambiel, uma das protagonistas do reality show da Record, e Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra. Deste relacionamento, teria nascido a ideia do sucesso É Tarde Demais. Três anos depois, o autor da música revela a verdadeira história da composição, lançada em 1995.

Durante o confinamento, Luiza Ambiel se sentiu provocada pelas rivais e chorou ao ouvi-las cantando É Tarde Demais, o que gerou estranhamento dos telespectadores. Mais tarde, a equipe da ex-peoa divulgou que Luiz Carlos havia composto a canção para a ex-musa da Banheira do Gugu.

A assessoria do Raça Negra, na ocasião, havia desmentido Ambiel. Luiz Carlos em entrevista no Conversa com Bial, em 2018, expôs a inspiração: “Essa música foi uma verdade, uma história verídica e dolorosa que ela casa com o cara, mas o cara é estéril. Ele não pode ter filhos e o sonho dela é ter filhos. Então, ela fica oito anos casada, tem dois filhos, mas quer voltar. Ela ama aquele cara, mas sai da relação porque quer ter filhos”.

Elias Muniz, compositor de É Tarde Demais e outros sucessos ao lado de Luiz Carlos, contou sua versão para o jornalista André Piunti. Segundo o músico, parte da letra surgiu de uma “D.R.” (discussão da relação) por telefone.

“Um dos integrantes da banda estava com um caso complicado, um rolo, e ele ficava ao telefone em uma confusão com a mulher do lado de lá. A gente ouviu essa frase sendo dita: ‘Agora é tarde demais’. e a gente fez É Tarde Demais. O Luiz começou: ‘Olha só você depois de me perder’. Eu peguei a sequência e fizemos uma segunda parte. Demos um intervalo e, quando ele voltou, finalizamos com o refrão”, recordou.

A música, lançada em 1995, explodiu em todo o Brasil, entrando para o Guiness Book por ter sido executada 600 vezes nas rádios em apenas um dia.

“O Luiz, quando fazia os ensaios da banda, às vezes colocava inéditas na passagem de som do show. Uma delas foi É Tarde Demais. Uma rádio de Fortaleza gravou e começou a tocar. A música estourou! Ele correu para São Paulo, entrou no estúdio e fez o single com uma música só, É Tarde Demais, antes do disco”, lembrou Elias Muniz.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Assuntos relacionados: