Suspense

Quem matou o Barão Henrique Sobral na novela Força de Um Desejo?

Produção das 18h de 1999 teve mistério em torno da identidade do assassino do personagem de Reginaldo Faria

Publicado em 15/05/2023

Exibida originalmente entre maio de 1999 e janeiro de 2000, a novela Força de Um Desejo tem sua trama movimentada por um mistério em seu terço final. O Barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria) é encontrado morto a tiros em seu quarto, durante uma festa na sede da Fazenda Ouro Verde, na mesma noite em que seu filho Inácio (Fábio Assunção) foge com a madrasta Ester (Malu Mader), o que os torna suspeitos do crime de assassinato.

Encontrados na Corte por Higino Ventura (Paulo Betti), o maior inimigo da família, pouco depois de saberem por uma notícia de jornal a respeito da morte de Henrique, Ester e Inácio voltam à Vila de Sant’Anna e o rapaz acaba preso pelo Inspetor Bustamante (Clemente Viscaíno). O enredo revela outros suspeitos, como Leopoldo (Cláudio Corrêa e Castro), Idalina (Nathalia Timberg) e o próprio Higino, claro.

No último capítulo, os autores Gilberto Braga, Alcides Nogueira e Sérgio Marques revelam que o assassinato de Henrique Sobral foi cometido por um personagem que ninguém esperava que fosse revelado como criminoso: Bárbara Ventura (Denise Del Vecchio), a esposa de Higino.

Descontraída, sem criação tradicional e submissa ao marido, Bárbara jamais aceitou o fato de que Higino passou a vida apaixonado por Helena (Sônia Braga), a mulher de Henrique, com quem teve inclusive um filho, Abelardo (Selton Mello).

Sem que ninguém desconfiasse de nada, Bárbara envenenou Helena, e depois se livrou da mesma forma do médico Dr. Xavier (Nelson Dantas) e do Padre Olinto (Abrahão Farc), por ver-se acuada, já que a natureza da morte da baronesa foi diagnosticada por Xavier, e depois Bárbara havia confessado ao padre seus crimes, com remorso. Filho do médico, Mariano (Marcelo Serrado) desconfia no decorrer da história que Xavier tenha sido vítima de um crime do tipo.

O assassinato do Barão não estava programado, por isso ocorreu com o uso de uma arma de fogo e não de veneno. Em conversa reservada, o Barão diz a Bárbara que sabe que foi ela quem matou Helena, Dr. Xavier e Padre Olinto, e ela o mata para que não seja denunciada à polícia. Depois que a verdade é revelada e a insanidade de Bárbara também, ela termina a novela num hospício.