Estrela das 18h

“Quanto mais diversidade tiver, mais inspirador é”, declara Duda Santos sobre representatividade e boa fase com Garota do Momento

Atriz protagonista novela mais comentada do horário na década, de bom ibope e esticada pela emissora

Publicado em 10/03/2025

O título da novela das 18h da TV Globo, Garota do Momento, combina bastante para uma definição de sua protagonista, Duda Santos, cuja atuação tem sido elogiada pelo público. Sua Beatriz é uma das mocinhas mais queridas pelos noveleiros nos últimos tempos, e a novela tem sido bem avaliada e registrado boa audiência.

Desde a estreia, em outubro, o folhetim costuma atingir 19 pontos, ou mais do que isso, aproximando-se da atração das 21h, Mania de Você. Esse sucesso – fora o fato de que a história é a mais comentada de sua faixa na década – levou a emissora a determinar um esticamento de Garota do Momento em três semanas.

Em entrevista ao jornalista Leonardo Volpato, publicada no porto F5, Duda falou sobre o bom momento que vive, ao emendar dois trabalhos de destaque e sucesso – antes de Beatriz, ela foi a Maria Santa de Renascer (2024) -, sua caminhada até aqui, manter os pés no chão e a importância da representatividade na dramaturgia.

“Vejo que as pessoas gostam da Beatriz, torcem por ela e amam a novela”, comemora. “Sinto que aprendi e aprendo com cada oportunidade que eu tenho”, declara Duda. “Eu estou muito feliz e realizada com esse trabalho. Vejo o quanto que as pessoas abraçaram a nossa novela e acolheram a Beatriz. Ela é uma personagem muito especial, por quem eu tenho muito carinho. É uma confirmação de que eu estou no caminho certo, que valeu a pena toda a minha dedicação.”

Há quem pense que Duda Santos surgiu no papel da amada de José Inocêncio (Marcos Palmeira/Humberto Carrão) na novela de Bruno Luperi, escrita a partir do original de Benedito Ruy Barbosa. No entanto, a atriz já tem seis anos de carreira na TV.

“As pessoas acham, muitas vezes, que eu surgi agora, como se tudo tivesse acontecido em menos de um ano. E não é isso. São muitos anos de trabalho. De Malhação até aqui foram seis anos. E eu sempre trabalhei, sempre corri atrás de cada oportunidade. Muito antes de fazer minha primeira participação na TV.”

“Pode parecer rápido, mas teve muita caminhada, trabalho, suor e dificuldades. Nunca fui atrás da fama, eu sempre fui atrás do reconhecimento do meu trabalho. Tenho o meu pé no chão. Faço o meu trabalho, estudo e quero seguir assim”, complementa a atriz.

Num momento em que atrizes negras encabeçam os elencos de todas as novelas inéditas da TV Globo, Duda Santos declara que ainda falta muito no quesito representatividade na teledramaturgia. “Fico feliz demais pelo caminho, pelas conquistas, por tudo o que foi batalhado para chegarmos ao ponto de hoje. É importante celebrar e falar, mas se isso ainda é notícia é porque não vivemos ainda um cenário de igualdade.”

Além de Duda, estão no ar como protagonistas Jéssica Ellen e Fabrício Boliveira – a Madá e o Jão de Volta por Cima, às 19h -, além de Gabz – no papel de Viola em Mania de Você.

A Beatriz de Garota do Momento cresceu na comunidade do Ipase, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, e se diz honrada por servir hoje de inspiração a outras jovens negras que desejam alcançar o patamar alcançado por ela, de apenas 23 anos de idade. “Quanto mais artistas pretos, quanto mais diversidade tiver, mais inspirador eu acho que isso é”, afirma a atriz.

Duda fala ainda a respeito da convivência que tenta manter com o bairro e as origens, mesmo com a vida agitada de gravações como protagonista de novela. “A vida vem mudando aos poucos, mas as minhas raízes e origens estão muito bem definidas e ajudam a contar quem eu sou. Tenho o desejo de oferecer uma vida melhor às pessoas que nos cercam. Sempre que consigo, eu volto para minha comunidade, onde moram amigos e familiares. Mas confesso que está difícil de sair de casa porque o ritmo da novela é intenso”.