Acervo

Ciranda de Pedra e Pecado Rasgado são as novelas de agosto no Projeto Resgate do Globoplay

Drama de época e comédia "dirigida como drama" entram no catálogo da plataforma

Publicado em 22/07/2024

Neste domingo (21), o jornal O Estado de S. Paulo divulgou quais serão as novelas que o Globoplay deve disponibilizar a seus assinantes em agosto como parte do Projeto Resgate. Ciranda de Pedra (2008), escrita por Alcides Nogueira a partir da obra de Lygia Fagundes Telles, e Pecado Rasgado (1978-1979), estreia de Silvio de Abreu na TV Globo, foram as obras selecionadas para o mês.

Publicado em 1954, o romance Ciranda de Pedra foi adaptado pela TV Globo pela primeira vez em 1981, com texto de Teixeira Filho – esta versão ainda não consta do catálogo da plataforma. No final dos anos 1950, Laura (Ana Paula Arósio) e Natércio (Daniel Dantas), um importante advogado, vivem um casamento infeliz e desajustado.

Eles têm três filhas – Bruna (Anna Sophia Folch), Otávia (Ariella Massotti) e Virgínia (Tammy Di Calafiori) -, sendo que a mais nova é na verdade filha do médico que trata de Laura, Daniel (Marcello Antony). Um mosaico de personagens integra os encontros e desencontros da família rica, sempre sob a vista da governanta Frau Herta (Ana Beatriz Nogueira), apaixonada pelo patrão.

Já Pecado Rasgado é um projeto cuja realização não agradou a seu autor, uma vez que houve um desajuste entre o texto e a forma como era conduzido pelo diretor Régis Cardoso. Silvio já afirmou que “escrevia uma comédia e o Régis dirigia um drama”.

O viúvo mulherengo Renato (Juca de Oliveira), alvo da paixão obsessiva da cunhada Stela (Renée de Vielmond), tem um romance tumultuado com a psicóloga Teca (Aracy Balabanian). Eloísa Mafalda, Rogério Fróes, Renata Fronzi, Cláudio Cavalcanti, Nádia Lippi, Ney Sant’Anna, João Carlos Barroso, Armando Bogus e Felipe Carone também têm papéis de destaque.

Em nota divulgada à imprensa na tarde desta segunda-feira (21), o Globoplay cita os dois títulos, além de Começar de Novo (2004-2005), de Antonio Calmon e Elizabeth Jhin, como oficialmente “confirmados para publicação pelo projeto ainda este ano”. A informação quanto a agosto para Ciranda de Pedra e Pecado Rasgado é de O Estado de S. Paulo.