A partir de 8 de abril, uma novela símbolo da década de 1970 será resgatada pela Globo. Trama inovadora de Dias Gomes, O Espigão será disponibilizada no catálogo do Globoplay.
Veja também:
Por incrível que pareça, a obra está completa e todos os 150 capítulos estarão disponíveis para o público revisitar a obra, exibida em 1974 no horário das 22h.
O Espigão completa 50 anos de estreia e ficou marcada por abordar o crescimento desenfreado das cidades brasileiras. O título, aliás, refere-se a um enorme prédio construído pelo protagonista, Lauro Fontana (Milton Moraes), que representava muitos poderosos empresários da época.
O sonho do empresário era erguer um hotel de luxo enorme e moderno, o Fontana Sky, com mais de cinquenta andares, que mudaria para sempre a paisagem do Rio de Janeiro.
Mas, para concretizar seu objetivo, Lauro precisava convencer quatro irmãos a vender um terreno em que estava instalada uma antiga mansão. A partir daí, começa o conflito da trama.
Em mais uma aclamada obra, Dias Gomes discutiu uma série de temas espinhosos, contribuindo para o melhorar o pensamento crítico do público, como a especulação imobiliária. Em contrapartida, enfrentou problemas com a censura e foi alvo de críticas que deram muita dor de cabeça para a Globo.
Além do protagonista, vivido por Milton Moraes, a novela contou com um elenco de peso, com Betty Faria, Vanda Lacerda, Susana Vieira, Ary Fontoura, Suely Franco, Cláudio Marzo, Mauro Mendonça, Mário Lago, Débora Duarte e Rosamaria Murtinho entre os destaques.