A segunda fase de Renascer começa e Mariana (Theresa Fonseca) surge para atormentar a vida de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro (Juan Paiva). Vale destacar que a personagem não é Marianinha, que foi citada na primeira fase.
Veja também:
- Antes de realizar sonho de Mariana, José Inocêncio abre o túmulo de Venâncio e chora igual bebê com descoberta macabra em Renascer
- Após lavar a alma do público, Mariana ganha o presente mais lindo no final de Renascer: "Justíssimo!"
- Após abrir o túmulo de Cândida e ficar riquíssima, Inácia faz fofoca e revela o maior mistério de Renascer
Mariana é a neta de Nena (Quitéria Kelly) e Belarmino (Antonio Calloni), que aparece em Ilhéus para descobrir quem matou seu avô. Entretanto, ela acaba se apaixonando pelo coronel.
Após perder toda a sua família, a moça mostra que é bem controversa. Ela fica dividida entre o amor e a vingança, mesmo após se casar com o produtor de cacau. Além disso, deixa João Pedro totalmente despedaçado.
Embora tenha o mesmo nome, Mariana não é Marianinha, a irmã de Maria Santa (Duda Santos). Marianinha é a filha mais velha de Venâncio (Fábio Lago) e Quitéria (Belize Pombal).
Ela foi expulsa de casa após revelar ao pai que estava grávida e foi amparada por Rachid (Gabriel Sater). Assim, Marianinha se tornou a esposa do libanês e formou uma linda família com ele.
Após uma passagem de tempo de 35 anos, Marianinha morre e não aparece na novela. Quem conta a história da moça é Rachid, que retorna a Ilhéus. Além disso, o mascate descobre que Marianinha engravidou do próprio pai.