O RKT, de origem argentina, é a sigla dada para Resgate (em sotaque argentino pronunciado algo como “resKate”), nome de uma antiga casa noturna (boliche para os argentinos) onde os DJs costumavam mesclar a famosa cúmbia argentina com a popularidade do reggaeton.
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A casa foi transformada em um grande centro de criatividade onde os DJs puderam brincar com o público adeptos aos dois estilos.
Visto isso, o modo de produzir e remixar essas musicas cresceu e levou os argentinos a não apenas colocarem as vozes dos cantores estrangeiros de reggaeton nos instrumentais de cúmbia, como a fazer suas próprias músicas nesse estilo.
Hoje é possível encontrar essas mesclas de reggaeton com cúmbia, mas também produções originais já feitas nesse novo estilo, com elementos que tornam tudo mais dançante.
No mesmo caminho do RKT, está o MTG
De origem brasileira, com crescimento em Belo Horizonte, a sigla do MTG é dada para “montagem”, onde os produtores e Djs brasileiros têm brincado com a mescla do funk com outros estilos como pop, mpb, etc.
No BPM 130, o estilo desenvolvido pelos mineiros ainda é novo no Brasil, mas já ganhou o gosto dos brasileiros com a explosão do MTG “Quem Não Quer Sou Eu”, de Seu Jorge, e MTG “Chihiro”, de Billie Eilish.
Assim como o RKT, o MTG brinca com a ideia de usar um estilo base (cúmbia e funk, respectivamente) e ir adicionando outros elementos para mesclar e transformar em uma arte final.
O MTG tem uma abertura maior nas mesclas, onde não se apega a um só estilo para as mesclas da melodia, como no RKT, que usa em sua grande maioria o reggaeton.
Como essas tendências se conversam?
A história da criação desses dois estilos é extremamente semelhante, e mesmo que Brasil e Argentina sejam países que em campo não se entendem, musicalmente falando temos tudo a ver.
Nos últimos anos temos visto na Argentina (e em outros países) a estética brasileira ganhando força. Nosso funk tem ganhado força cada vez mais nas mesclas que vemos por lá, e dentro do RKT não seria diferente!
Hoje em Buenos Aires vemos festas como Fiesta Bahiana, onde é possível escutar principalmente o funk como destaque em sets criativos misturados com reggaeton e RKT. Vemos produtores como Bizarrap usando elementos de funk e DJ Tao, Ponte Perro, Kaleb, La Joaqui entre outros artistas viajando entre o mundo RKT com elementos do Brasil e do funk.
É nitidamente perceptível que o funk e o Brasil já fazem parte da cena urbana musical da Argentina. O MTG no Brasil caminha para uma crescida criativa inimaginável, mas devido à distância geográfica com a Argentina seria muito fácil ver a troca entre os produtores de lá com os nossos.
Com o crescimento do reggaeton no Brasil, os grandes artistas já falam da mescla funketon, ritmo esse criado da mescla do reggaeton e funk que os argentinos já fazem com os pés nas costas.
Com todos esses acontecimentos, a sugestão que fica é acompanhar a cena da Argentina e o que tem sido criado por lá, e uma observação muito atenta sobre o desenvolvimento do MTG em nosso país, pois as duas tendências tem muito a trocar e a crescerem ainda mais juntas.
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