Por que Taumaturgo Ferreira foi expulso de Renascer? Fim do novo Venâncio será o mesmo?
Veja também:
A primeira versão de Renascer exibida em 1993 foi um verdadeiro sucesso. E o que muita gente não sabe é de uma polêmica envolvendo o ator Taumaturgo Ferreira.
Na trama, o ator interpretou José Venâncio, filho de José Inocêncio (Antônio Fagundes) e acabou sendo desligado da novela antes do esperado.
Taumaturgo acabou tendo um desgaste com a produção da novela e acabou sendo dispensado do folhetim. O desentendimento aconteceu entre o ator e o autor Benedito Ruy Barbosa.
Problemas em relação ao personagem e texto acabaram gerando o desgaste com o escritor da novela, levando o ator a ser demitido da trama.
Em entrevista a Heloísa Tolipan, Taumaturgo Ferreira contou alguns detalhes.
“Até Renascer eu vinha numa ascendente na Globo, fazendo trabalhos de prestígio. Cheguei a ser chamado para três novelas ao mesmo tempo, de modo que eu podia escolher qual fazer. Nesta, do Benedito, eu era creditado com destaque na abertura: ‘Taumaturgo Ferreira como José Venâncio’. Daí (diante da demissão), a gente sente um baque. Fui sentindo os reflexos disso com o passar dos anos, já que isso foi afetando a minha carreira. Comecei a perceber que fui barrado no baile”.
O ator atribuiu sua saída por ter mudado o texto em algumas cenas. “Eu e o diretor, Luiz Fernando Carvalho, estávamos de acordo na composição do personagem, tanto no visual como em seu jeito. Entendíamos que como o personagem havia viajado, morado fora, ele não teria sotaque, o que faria um contraponto com o núcleo rural. De maneira que eu aboli os “oxente” e os “painho” que vinham escritos no texto. Eu não dizia, não por indisciplina, mas por uma questão de coerência. Ninguém me falou que eu devia, necessariamente, dizê-los”.
A gota d’água aconteceu quando em uma gravação específica o ator mudou algumas palavras do roteiro.
“Numa gravação, porém, parece ter havido a gota d’água: Eu deveria dizer duas palavras escatológicas à mesa, na hora do almoço. Eu achava que aquele rapaz não as diria, em razão de ele ser educado. Mesmo pressionado, a mantê-las, substituí por algo que mantivesse a ideia original. Talvez este tenha sido o estopim. Todavia, esse desligamento aconteceria, mais hora ou menos hora, já que, talvez, o autor estivesse descontente. O papel não era dos meus sonhos mas eu estava ali, jogando a regra do jogo”.
O ator acabou sendo afastado das gravações. Para isso, Benedito Ruy Barbosa teve que armar uma morte repentina para o personagem José Venâncio, pondo fim na participação do ator no folhetim.
Em Renascer de 1993, José Venâncio foi vítima de uma tocaia. O personagem morreu ao levar um tiro no lugar do pai.
Tudo indica que no remake de Renascer, o destino do personagem se repetirá. Atualmente, José Venâncio é interpretado por Rodrigo Simas.
Leia mais: Sogrão abusado! Buba cai para trás com surpresa de José Inocêncio em Renascer