No remake de Pantanal, Quim são os peões de confiança de Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes).
Veja também:
Hoje, quem dá vida ao personagem é o músico e estreante como ator Chico Teixeira, filho de Renato Teixeira.
Mas na primeira versão, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990 na Rede Manchete, Quim foi interpretado pelo ator Ewerton de Castro.
Carreira marcante
Além de Pantanal, Castro compôs o elenco de outras telenovelas bem conhecidas, como A Viagem e Éramos Seis, ambas da Rede Tupi. Ele também foi o Visconde de Sabugosa do Sítio do Picapau Amarelo entre 1967 e 1969, ainda exibida pela Band.
Na Globo, fez Roque Santeiro, De Corpo e Alma e Fera Ferida, além da minissérie Os Maias. Já na Record TV, que foi sua última ‘casa’, ele fez A Escrava Isaura, Essas Mulheres, Prova de Amor, Bicho do Mato e Chamas da Vida, que está no ar na emissora hoje em dia.
Por onde anda Ewerton de Castro?
Por ser um ator com a fisionomia bastante marcante e ter seu talento disseminado em novelas populares, Ewerton de Castro é bastante citado quando o assunto são atores que sumiram da TV.
Afinal, por onde anda o intérprete de Quim da antiga Pantanal?
Ewerton de Castro não trabalha mais como ator. O desânimo com a profissão teria começado ainda em 2002, quando Ewerton atuava na minissérie O Quinto dos Infernos. Desgostoso com seu papel na trama, pediu demissão da Globo.
À época da polêmica, Ewerton de Castro comentou o ocorrido. “Não fui respeitado artisticamente. Meu personagem não tinha falas e nunca era enquadrado pela câmera. Não pensei que eles chamariam a mim, um profissional com 34 anos de carreira, para fazer praticamente uma figuração”, contou o ator à Folha de S.Paulo.
O ano era 2010 quando Castro decidiu se aposentar da carreira de ator, logo após não renovar seu contrato com a Record TV. Em seguida, o veterano fixou residência nos Estados Unidos, onde mora até hoje.
Confira aqui os atores da novela Pantanal de 1990 que já faleceram.
Leia outros textos desta colunista.