A primeira versão de Pantanal, exibida em 1990 na TV Manchete, sofreu diversas perdas em seu elenco. Algumas delas foram por doenças avassaladoras.
Veja também:
Confira em vídeo exclusivo produzido pelo Observatório da TV quais atores da antiga Pantanal que já morreram.
Um artista da Pantanal de 1990 que faleceu de forma trágica foi Rubens Corrêa. O ator interpretou o deputado Ibraim na versão antiga. No remake da Globo, o mesmo personagem foi vivido por Dan Stulbach.
Na história, Ibraim é o pai de Érica (Gisella Reimann em 1990 e Marcela Fetter agora), jornalista que visita o Pantanal. A moça se envolve com José Lucas (Paulo Gorgulho na antiga, Irandhir Santos agora).
O deputado vai até as terras de José Leôncio (Cláudio Marzo na antiga, Marcos Palmeira agora) cobrar o peão por ter engravidado sua filha.
Leia mais: José Leôncio sofre em seus últimos momentos de vida em Pantanal: “Que está me acontecendo?”
AIDS matou Rubens Corrêa
Rubens Corrêa nasceu em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, cenário de gravação de Pantanal. Sua carreira na TV começou na Bandeirantes na década de 1960, na novela Os Miseráveis.
Vale dizer que, antes de viver o deputado Ibraim esteve no elenco de Kananga do Japão, outra trama da Manchete.
O ator morreu em 1996, vítima de complicações de saúde decorrentes da AIDS, doença considerada mortal na época. Corrêa tinha 64 anos de idade.
Outro ator de Pantanal, João Alberto Pinheiro, morreu em decorrência de complicações causadas pelo vírus HIV.
Ele, que interpretou o mordomo Zaqueu na antiga versão, faleceu em 1992, apenas dois anos depois de conquistar o sucesso com o personagem na novela rural.
Com apenas 31 anos ele perdeu a luta contra um câncer no fígado, meningite e pneumonia, todos problemas decorrentes da AIDS.
Confira também: Saudades: Ator de Pantanal morreu aos 32 anos em acidente grave
Leia outros textos desta colunista.