
Tieta, novela de Aguinaldo Silva exibido originalmente em 1989 está sendo reexibido no Vale a Pena Ver de Novo, marcando o começo de uma nova estratégia da Globo de trazer títulos mais antigos para a TV aberta.
Veja também:
- Com a barata na mão, Afonso despacha Solange e ganha um novo amor em capítulo especial (24) de Vale Tudo
- É hoje (segunda-feira, 14/04)! Pai de Beatriz reaparece em capitulo especial (140) de Garota do Momento
- Após morte inesperada, Teresa lava a alma do público e desmascara Juliano em capítulo especial (05/05) de Garota do Momento
Inspirado no livro Tieta do Agreste de Jorge Amado, a trama traz Betty Faria como a protagonista-título e um elenco de astros e estrelas.
A seguir, confira o antes e depois do elenco principal da novela.

Tieta – Betty Faria
Protagonista da novela, é expulsa de Santana do Agreste aos 18 anos e volta para a cidade 20 anos depois com o firme propósito de se vingar de toda a hipocrisia da cidade.

Joana Fomm – Perpétua
Irmã mais velha de Tieta (Betty Faria) a quem odeia e a quem denunciou ao pai no passado, provocando sua expulsão da cidade, começa a bajulá-la ao saber que ela é rica. Beata pecadora, casou-se com um militar e teve dois filhos, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello).

Cássio Gabus Mendes – Ricardo
Filho de Perpétua (Joana Fomm), sobrinho de Tieta (Betty Faria), irmão de Peto (Danton Mello). Seminarista, é tímido, mas acaba tendo um caso com a própria tia.

Paulo Betti – Timóteo
Marido de Elisa (Tássia Camargo), é fraco do estômago e tem ataques que o levam ao desmaio a cada situação mais complicada que enfrenta. Não é feliz e não consegue satisfazer a esposa.

Arlete Salles – Carmosina
Colega de colégio de Tieta (Betty Faria) na juventude é agente dos Correios, por isso, a grande detentora de todos os segredos de Santana do Agreste – ou seja, bem fofoqueira.

José Mayer – Osnar
Dono de terras e criador de cabras, é o grande Don Juan da cidade. Sempre reage com ironia a cada constatação. A certa altura, toma banho, faz a barba, troca de roupa, e surpreende.

Reginaldo Faria – Ascânio
Quer a todo custo mudar o destino da cidade, fazendo-a seguir nos rumos do século XXI e ficar mais modernizada. Divide-se entre sua relação com a ex Helena (Françoise Forton) e Leonora (Lidia Brondi).

Danton Mello – Peto
Filho mais novo da viúva Perpétua (Joana Fomm), irmão de Ricardo (Cássio Gabus Mendes). Faz tudo para flagrar as mulheres na intimidade. Engata um namoro com Letícia (Renata Castro Barbosa).

Tássia Camargo – Elisa
Irmã mais nova de Tieta (Betty Faria) e Perpétua (Joana Fomm), filha de Tonha (Yoná Magalhães) e mulher de Timóteo (Paulo Betti). Sonha com atores de fotonovelas e com artistas da TV e tem sonhos românticos e eróticos com os galãs. Um de seus maiores desejos é ir para São Paulo, com ou sem o marido.

Lídia Brondi – Leonora
Vem com Tieta (Betty Faria) de São Paulo, para férias em Santana do Agreste. Para todos, ela é filha do falecido Comendador Felipe Cantarelli, suposto esposo de quem Tieta ficou viúva.

Bete Mendes – Dona Aída
Mulher de Modesto Pires (Armando Bógus), é bondosa e incentiva toda caridade que o padre promove. Todo mundo pensa que ela ignora a relação extraconjugal de Modesto.

Renata Castro Barbosa – Letícia
Filha de Modesto (Armando Bógus) e Aída (Bete Mendes). Pura e virgem, educada em colégio de freiras. Vai para casa só nos finais de semana e nas férias, pois estuda em Salvador.

Cláudia Alencar – Laura
Mulher de Dário (Flávio Galvão), grande companheira do marido, a quem sabe conquistar na cama e na cozinha. Exteriormente é a mais sensata das criaturas. No quarto com o marido, só não é capaz de executar o célebre “ipicilone”: este, só Tieta (Betty Faria) é capaz.

Flávio Galvão – Comandante Dário
Atlético, atraente, cobiçado pelas mulheres, esteve na Marinha e se reformou para viver o resto de sua vida no paraíso de Mangue Seco. Na polêmica sobre as vantagens e desvantagens do progresso, é radical: defende que as áreas de Mangue Seco devem ficar intocáveis. O grande opositor de Ascânio (Reginaldo Faria).

Luiza Tomé – Carol
A amante “teúda e manteúda” de Modesto Pires (Armando Bógus). As mulheres de bem não querem papo ou proximidade com ela. Perpétua (Joana Fomm) não perde a oportunidade de chamar a atenção de dona Aída (Bete Mendes) para a existência de Carol, mas é ignorada.

Ary Fontoura – Artur da Tapitanga
Prefeito e manda-chuva da cidade, delega poderes a Ascânio (Reginaldo Faria), secretário da Prefeitura. Vive em sua fazenda, criando ovelhas e cercado de meninas (cunhãs), que ele adota e a quem oficialmente ensina a ler, em troca de favores sexuais. Tem um filho que desapareceu, Arturzinho (Christian Esposito/Marcos Paulo), do qual não pode ouvir falar.

Luciana Braga – Maria Imaculada
Era para ser uma das cunhãs de Artur da Tapitanga (Ary Fontoura). Foi vendida pelos pais, mas se recusa a aceitar esse destino. Foge e cai na Casa da Luz Vermelha, mas também se afasta da possibilidade de se iniciar nas artes da prostituição. Ao longo da trama, relaciona-se com Ricardo (Cássio Gabus Mendes).

Roberto Bonfim – Amintas
Aparentado de Milu (Mirian Pires) e Carmosina (Arlete Salles), cuja casa frequenta sem maiores cerimônias. Dono de uma loja de material de construção, é violeiro, e faz rimas sempre debochadas.

Rosane Gofman – Cinira
Uma das mulheres que circulam na órbita de Perpétua (Joana Fomm). A mais jovem das solteironas. Reprimida, de vez em quando tem uns ataques e só se acalma depois que Osnar (José Mayer) a sacode. Ele sabe porquê, mas, sádico, nem pensa em curá-la do mal.

Lilia Cabral – Dona Amorzinho
Viúva casta, vive em torno de Perpétua (Joana Fomm), assim como Cinira (Rosane Gofman). É cortejada por Chalita (Renato Consorte), o dono do Bar do Crescente, mas Perpétua sempre dá um jeito de lhe cortar o barato, e o propalado namoro dos dois não deslancha nunca.

Otávio Augusto – Marcolino Pitombo
Advogado espertíssimo em Salvador, onde passa a maior parte do tempo e ganha muito dinheiro. Tem participação importante na questão sobre a posse das terras onde querem instalar a fábrica. Pai de Edmundo (Jonathan Nogueira) e Silvana (Cláudia Magno).

Ana Lúcia Torre – Dona Juracy
Mulher de Marcolino (Otávio Augusto), mãe de Edmundo (Jonathan Nogueira) e Silvana (Cláudia Magno). Sofre de artrose, e as águas do Mangue Seco lhe fazem muito bem, por isso quase nunca sai de lá.
Confira também: AIDS? Atriz de Tieta morreu aos 35 anos enquanto gravava novela famosa