Análise

Globo e YouTube concentram audiência do audiovisual brasileiro

Plataforma de vídeos se estabeleceu entre o público e conquista as pessoas com a oferta de muito conteúdo direcionado

Publicado em 15/01/2025

A Globo fechou o mês de dezembro na liderança no consumo de vídeos em residências. Mas o YouTube aparece bem perto, quando a medição ocorre através de todos os players conectados. E essa diferença vem diminuindo cada vez.

Segundo o Focal Meter, levantamento do Kantar Ibope a partir das conexões pela internet em domicílios, a Globo tem 26,19% do público, enquanto o Youtube registra 14,73% de share. Somadas, possuem 40% de todo o mercado nacional do audiovisual.

Em terceiro lugar no ranking de consumo de vídeos em casa aparece a Record com 9,11% do público. O SBT aparece em quarto lugar com 6,23% de share e, logo depois, a TV por assinatura com 5,83% do mercado. A sexta posição é ocupada pela Netflix com 3,56% de share, seguida pelo TikTok com 3,46% do público que consome audiovisual no país.

Em dezembro, o Globoplay permaneceu em oitavo lugar, mas perdeu participação ao marcar 0,94% de share. Logo depois, tem o Prime Video com 0,73% de share. A Max fecha o Top 10 do mês de dezembro com 0,29% de share. Os demais serviços de streaming marcaram índices inferiores a 0,2%.

Nova concorrência

Os dados do Focal Meter, do Kantar Ibope, obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes de mercado reforçam que a grande preocupação da Globo atualmente é o YouTube. A plataforma de vídeos se estabeleceu entre o público e conquista as pessoas com a oferta de muito conteúdo direcionado. As demais TVs abertas também precisam encontrar caminhos para não ficarem cada vez mais longe do YouTube.

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