Futebol

LFU arrecada quase R$ 2 bilhões após vender direitos do Campeonato Brasileiro para Globo, Record, Amazon e YouTube

Com o valor, a entidade consegue um crescimento de 55% em relação ao valor que os clubes integrantes receberam em 2024

Publicado em 02/02/2025

A Liga Forte União conseguiu arrecadar R$ 1,7 bilhão por ano com os direitos de transmissão de televisão do Campeonato Brasileiro após vendas para Globo, Record, Amazon e YouTube. Até 2027, serão pelo menos R$ 5,1 bilhões distribuídos aos clubes que fazem parte do conjunto.

“A Liga Forte União confirma oficialmente que o valor total da receita gerada pelos contratos de direitos de transmissão da Série A firmados é de R$ 1,7 bilhão por ano”, diz o trecho da nota publicada pela coluna Outro Canal do jornal Folha de S. Paulo.

Com o valor, a LFU consegue um crescimento de 55% em relação ao valor que os clubes da LFU receberam em 2024, de R$ 1,1 bilhão por ano. A expectativa é que a Liga Forte União consiga arrecadar ainda mais com outras propriedades.

“A negociação dos direitos de transmissão da Série B, bem como dos direitos internacionais e de betting das Séries A e B, ainda estão em andamento. O valor decorrente da venda dos direitos de TV da Série B e de outros contratos serão somados ao montante já negociado para Série A”, diz a LFU.

Segundo fontes de mercado, a Globo pagou R$ 850 milhões para a LFU no acordo assinado na última sexta (31) até 2029. Serão oito jogos exclusivos da LFU no grupo de comunicação da família Marinho.

Com o vínculo, o Premiere, serviço de pay-per-view de futebol da Globo vai mostrar nove jogos por rodada do Brasileirão. Já há um acordo com a outra liga de clubes, a Libra, que conta com Flamengo, São Paulo e Palmeiras, por exemplo. Ao todo, serão mostrados 342 dos 380 jogos por ano.

A Amazon, que terá um jogo exclusivo por rodada, pagou cerca de R$ 400 milhões para ter 38 jogos somente em sua plataforma. As partidas serão narradas por Galvão Bueno. O streaming de Jeff Bezos também tem contrato até 2029.

Enquanto isso, Record e YouTube, que vão dividir um jogo em sinal aberto, pagaram em torno de R$ 225 milhões cada um, em um vínculo até 2027. Esta partida também será exibida pelo Premiere, da Globo.

A Liga Forte União tem clubes como Corinthians, Vasco, Cruzeiro, Internacional, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Mirassol, Sport, Juventude e Ceará, todos atualmente na primeira divisão nacional.

Caso sejam promovidos à Série A no decorrer do acordo, a Globo também transmitirá jogos dos outros clubes da LFU como mandante, como Athletico-PR, Criciúma, Cuiabá, Atlético-GO, Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, CSA, Figueirense, Goiás, Ituano, Londrina, Novorizontino, Operário-PR, Ponte Preta, Tombense e Vila Nova.

Record terá jogos e horários exclusivos do Campeonato Brasileiro 2025

A Record informa que, em acordo firmado com a Liga Forte União (LFU) do Futebol Brasileiro no ano passado, exibirá, para todo o Brasil e ao vivo, um jogo por rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, em horários exclusivos, diferente dos convencionais, na TV aberta: sendo às quartas-feiras, às 19h30, e aos domingos, às 18h30, de 2025 até 2027.

Além da exclusividade em todas as rodadas do campeonato na TV aberta, os jogos terão transmissão simultânea no R7.com e no PlayPlus.

Em 2025, a LFU tem 11 times na divisão de elite do torneio, incluindo o campeão da última edição. Corinthians, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco estarão na tela da Record quando forem mandantes dos jogos.

Os acordos entre a LFU e outros veículos de comunicação engradecem o mercado, democratizam o campeonato e não interferem no direito de transmissão adquirido originalmente pela Record junto à Liga, para exibição de jogos exclusivos do torneio nacional.

“A chegada do Brasileirão representa uma revolução na história da transmissão do futebol na televisão brasileira e da Record. Esse acordo potencializa o alcance do campeonato para os amantes do futebol”, comenta Marcus Vinicius Vieira, CEO da Record.

Para as transmissões dos jogos do Campeonato Brasileirão de 2025, a Record chega a dez marcas como patrocinadoras, o que superou as metas comerciais que tinham sido estabelecidas pela emissora. Natura, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors, Mercado Pago, Magalu e Burger King no time de parceiros da Record.

A emissora também firmou acordo com a Ademicon e Philco, que adquiriram cotas de participação, e com Haleon, proprietária das marcas Eno e Centrum, para exibição nos pré-jogos da emissora. Importante ressaltar que a Record permanece negociando com outras marcas para veiculação nos intervalos

“Nossa transmissão está planejada para que as marcas e suas narrativas alcancem seu público de uma maneira mais adequada e dentro de um ambiente de altíssima qualidade”, completa Alarico Naves, superintendente comercial multiplataforma da Record.

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