Escalada para frear A Hora da Venenosa, sucesso da Record TV, a edição especial de O Cravo e a Rosa revelou-se um acerto da Globo. A trama de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira elevou os índices de audiência das tardes da emissora, que não acertava no horário desde a crise do Vídeo Show. Com isso, já ficou definido que a “novela das 14h” continua na grade, e uma nova reprise será escolhida, de acordo com o site Notícias da TV.
Veja também:
Assim, é de fundamental importância que a próxima novela a ganhar uma edição especial no horário seja muito bem escolhida. Se a emissora acertar na sucessora da saga de Catarina (Adriana Esteves), a faixa ficará ainda mais sólida. E o público de novela é fiel. Se o público gosta de um folhetim, não há nada que o faça mudar de canal.
Solidificar este horário é importante porque a novela das 14 horas tende a se tornar estratégica para a grade. É ela quem alavancará a audiência das tardes do canal, facilitando a vida das atrações que se seguem. Sessão da Tarde, Vale a Pena Ver de Novo e as novelas do horário nobre tendem a ser beneficiadas com o sucesso da trama vespertina.
Sendo assim, o grande desafio da direção da Globo, neste momento, é selecionar bem a novela que dará continuidade à faixa. A ideia é manter novelas leves, românticas e bem-humoradas no horário. Com isso, se a intenção for manter o “espírito” de O Cravo e a Rosa, a escolha óbvia é Chocolate com Pimenta. Também escrita por Walcyr Carrasco, a trama segue exatamente a mesma cartilha da atual reprise.
O único risco de apostar numa novela semelhante é cair na mesmice e desgastar um horário ainda em construção. Por isso, não seria de todo mal deixar Chocolate com Pimenta para mais adiante e partir para escolhas menos óbvias, mas mantendo a leveza e o romance. Neste caso, Escrito nas Estrelas (2010) ou Além do Tempo (2015), duas tramas de temática espírita e forte apelo junto ao público, podem ser opções interessantes.
Mas a Globo ainda tem tempo para definir com calma sua próxima novela das 14h. O Cravo e a Rosa é uma novela longa e ainda deve permanecer no ar até setembro. Enquanto isso, façam suas apostas: que novela “vem aí”?
Leia outros textos do colunista AQUI
Entre em contato com André Santana AQUI ou AQUI