Rejeitando acordos por indenização, Band vai responder na Justiça por demissões em janeiro

Publicado em 05/02/2018

A Band vai responder no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) um processo movido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP) por conta das demissões que fez em janeiro.

O Sindicato argumenta que as demissões foram sem aviso prévio e sem negociação com os demitidos. Na semana passada, dia 29 de janeiro, uma reunião com a direção da emissora e representantes do Sindicato foi feita para negociar um acordo.

Veja mais: Band reintegra três jornalistas após decisão da Justiça que impedia demissões sem aviso prévio

Na conversa, o SJSP gostaria de dois salários de indenização para todos os trabalhadores demitidos na leva de janeiro, representando os interesses dos dispensados. A Band não aceitou e fez uma contra-proposta.

Na proposta, a emissora do Morumbi propôs apenas um salário, e somente para os demitidos com mais de 45 anos de idade e pelo menos um ano de trabalho no canal.

Além disso, pela contraproposta da emissora, quem tem mais de um ano de trabalho e menos de 45 de idade teria duas parcelas a mais de seguro desempregos.

O que mais chocou foi a proposta para os que trabalharam na Band por menos de um ano e tem menos de 45 anos de idade: nenhum tipo de compensação financeira seria paga.

O Sindicato rejeitou a proposta e, agora, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, através de seus desembargadores, vão julgar o mérito do processo, que vai correr na Justiça trabalhista.

As demissões na Band começaram a ocorrer no último dia 4 de janeiro. Setores como jornalismo, artístico e operações foram os mais atingidos.

No jornalismo, foram dispensados nomes como Débora Cunha, chefe de redação da emissora; Paulo Salgado, editor do Café com Jornal; Carla Brandão, pauteira do Jornal da Band; Célio Galvão, editor do Jornal da Band; e Lúcio Tabarelli, repórter mais antigo do Brasil Urgente, apresentado por Datena.

Quem também foi dispensado foi o repórter Antônio Petrin, um dos mais conhecidos da casa. Petrin foi repórter esportivo na casa e no início desta década, realizava matérias de jornalismo geral. Ele chegou a substituir Bóris Casoy no Jornal da Band, quando este foi para a RedeTV!.

Assuntos relacionados: